Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Nuno Lopes, CEO da Visa: “Para inovar, tem que ter humildade”

Nuno Lopes, CEO da Visa: “Para inovar, tem que ter humildade”

O executivo participou de uma live case do programa de formação Leading the Future, criado pela Forbes e SingularityU

Redação
17/08/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil, fala sobre liderança e inovação

Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil, esteve ontem (16) na live case com o CEO e publisher da Forbes, Antonio Camarotti, falando sobre liderança e inovação. A conversa faz parte do programa de formação Leading the Future, criado pela Forbes e SingularityU para preparar as próximas lideranças de negócios.

Abaixo, alguns destaques da conversa:

Brasil é celeiro de inovação

“Dos 80 milhões de comércios que aceitam Visa no mundo, 10 milhões são brasileiros, são as famosas maquininhas. Por ser um mercado muito dinâmico, onde a população é grande, tem uma renda importante em relação aos outros países da América Latina e que adota muito rápido as novidades, isso tudo acaba fazendo do brasil um celeiro de inovações para a companhia no mundo. A gente testa primeiro aqui.”

Várias frentes de inovação

“Inovar é um processo com várias frentes. A gente sempre busca entender como pensa quem quer acabar com nosso negócio e nossa indústria, pois assim podemos imaginar qual será a próxima inovação e destruir crenças antigas. Tem que buscar networking que fuja do convencional, dentro e fora da empresa. Tenha mais conversas com designers, com antropólogos, com quem está fora da indústria e que nos inspire a ter conversas diferentes. Precisa ter uma diversidade de interações e perspectivas para ampliar os horizontes.”

Segurança psicológica

“Investimos em colaboração, o que é muito importante em nossa estrutura matricial de hoje. Tem que ter espaço e segurança psicológica para todos. Espaço para opinar, para ter a segurança de expandir a zona de conforto. Antes de entrar na defensiva quando você ouve a crítica, pare, ouça, dê espaço para a inovação. Descubra como cada pessoa pode contribuir, assim se novas perspectivas.”

Mais perguntas e menos apresentação de resultados

“Investir em disrupção é romper práticas do passado. O que sempre foi feito nos impede de fazer algo diferente. Logo, a gente não quer ter respostas prontas, mas ouvir o que pode ser feito de novo e de diferente. Não queremos ficar mostrando as práticas e estruturas do passado, os resultados do que foi bem apenas. Abrir a discussão e fazer perguntas passa a ter um lugar mais importante do que apresentar o que deu certo antes.”

Problema é oportunidade de aprender

“Em 2007, escalei o Kilimanjaro, mas o desafio de verdade não é chegar ao topo, mas percorrer todo o caminho, viver as novas experiências. Essa foi a grande motivação. É o aprendizado que me motiva. O ponto é gostar do risco e ver um problema como uma nova chance de fazer algo relevante. O maior risco é não fazer nada. Tem mais gente demitida por não ter feito nada do que por ter feito algo.”

Inovação vem da humildade

“Eu tenho muita liberdade de atuação, posso errar e experimentar, e não quero admitir que tudo o que a gente faz é certo e é perfeito. A empresa tem que estar sempre buscando aprender, ter humildade. A gente não sabe muita coisa. Para inovar, tem que ter curiosidade de aprender.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • Leading the Future
  • SingularityU
  • visa

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.