Compreender o comportamento, desejos e atitudes dos jovens de hoje é essencial. A Geração Z é o grupo de pessoas nascidas entre meados da década de 1990 até a década de 2010 e são os primeiros a crescer em um mundo onde a web e as mídias sociais são onipresentes. Por causa disso, eles gastam grande parte de seu tempo consumindo e interagindo com conteúdo digital. Para muitos dos jovens de hoje, as experiências da vida podem ser vistas através das lentes de um smartphone e é isso que eles usam para compartilhar e comentar o que gostam.
O Prequel é um aplicativo de edição de fotos e vídeos cada vez mais popular em dispositivos iOS e Android que oferece uma biblioteca de “filtros estéticos” que podem ser usados para ajustar, alterar e decorar imagens digitais. Ao adicionar efeitos especiais e ajustes estilísticos, os usuários podem personalizar o conteúdo e os usuários da Geração Z estão aderindo ao Prequel em massa.
Desde o seu lançamento, em 2018, o aplicativo foi baixado mais de 100 milhões de vezes. Tem sido consistentemente um dos apps mais populares de seu tipo, especialmente nos EUA, Europa, América do Sul e Ásia. O núcleo esmagador de seus usuários é a geração mais jovem.
O Prequel possui mais de 5 milhões de seguidores no TikTok e Instagram, com a maioria dos clientes pagantes com menos de 25 anos. Além disso, o aplicativo acumula uma série de endossos de celebridades, com músicos, atores e modelos postando conteúdo em suas contas de mídia social usando o app para embelezar suas imagens.
A um clique de distância
A tecnologia do Prequel é avançada. Os filtros são mais do que simples efeitos embutidos no Facebook, TikTok e Instagram. Em vez disso, eles são criados e processados usando algoritmos de aprendizado de máquina, com resultados que vão desde mudanças sutis de cor até a reimaginação completa de uma imagem.
O aplicativo é muito divertido de usar e o filtro Cartoon+ é um dos favoritos. Os usuários parecem ter se apaixonado pela maneira como ele pode transformar uma selfie no que parece ser uma imagem desenhada à mão, que apresenta o retrato de alguém como uma versão bonita e glamourizada de si mesmo.
Talvez o segredo da popularidade do Prequel possa ser melhor explicado pela forma como a atitude da Geração Z em relação às imagens está mudando. As gerações mais velhas entraram na fotografia por meio do filme. Você tinha que pagar por um número limitado de fotos, revelar cada imagem e trazê-las à vida no laboratório levava tempo.
Câmeras digitais independentes mudaram tudo isso. E as câmeras digitais de primeira geração já foram totalmente substituídas por smartphones. A qualidade da imagem produzida pelos celulares é excelente e tem a vantagem de estar sempre a um clique do usuário, pronta para ser capturada em qualquer situação ou evento.
Agora que as representações digitais ilimitadas se tornaram a norma, os usuários da Geração Z nem consideram que poderia ser diferente. Eles estão tão acostumados com imagens digitais; agora anseiam por algo novo. Muitos querem uma janela de mundo mais personalizada e menos perfeita que lhes permita incorporar seus sentimentos no conteúdo criativo que compartilham.
Filtro da realidade
Mesmo uma pequena alteração, como texto em uma fonte específica ou um efeito de cor mais desbotado, pode tornar a imagem na tela mais pessoal. Uma explicação pode ser que uma imagem filtrada encoraja o espectador a se sentir de uma certa maneira sobre o conteúdo. A gama de filtros do Prequel oferece esse efeito sonhador e dramático com o toque de um botão sem que o usuário tenha que investir muito tempo editando uma imagem com ferramentas tradicionais como Adobe Photoshop ou Final Cut Pro.
A manipulação de fotos com filtros é um conceito que os fotógrafos mais puristas costumam desprezar. Depois de capturar representações perfeitas do mundo com as câmeras digitais avançadas de hoje, a ideia vai contra todos os seus instintos baseados na fotografia de filme para embelezar uma imagem com efeitos digitais.
No entanto, adicionar um filtro é tão diferente de como um fotógrafo profissional configura cuidadosamente sua iluminação, aprimora sombras ou manipula cores para criar um determinado clima? Quando essa imagem é finalmente publicada, ela com certeza foi ajustada usando softwares como o Photoshop.
Para a Geração Z, o Prequel faz algo semelhante usando uma tecnologia inteligente que pode transformar uma imagem tirada com um iPhone em algo que parece estar em uma capa de revista. O resultado é a criação de um sonho onde o usuário se imagina como uma celebridade ou uma super estrela, algo com o qual muitos jovens se identificam.
É um exemplo de como o Prequel e seus filtros levam a criação de imagens além da precisão da foto 1:1, estendendo a imagem para incluir sentimentos pessoais.
A mais recente adição do filtro Cartoon+ da Prequel é imponente. Ele traz a aparência de arte desenhada à mão pela qual o Prequel é conhecido, em vez de apenas imagens estáticas. Além disso, o Cartoon+ cria um efeito que permite ao usuário se imaginar como um personagem da Pixar, dentro do famoso videoclipe Take On Me do A-Ha, ou qualquer anime que possa imaginar. Os resultados são personalizados e impressionantes quando combinados com outros efeitos estilísticos do app.
Retrato da personalidade
O Prequel mantém seus usuários engajados ao lançar regularmente uma programação de novos filtros e maneiras de fazer uma imagem parecer mais legal. Sempre que novos filtros são adicionados ao catálogo, isso causa um frenesi de downloads, pois os usuários competem para serem os primeiros a criar algo usando os novos efeitos.
O CEO da Prequel, Timur Khabirov, fez um esforço considerável para incorporar a criatividade em sua equipe, composta tanto pela Geração Z quanto por Millennials. O Prequel afirma que foi inspirado pela cidade de Nova York, principalmente pelo Bryant Park, onde os primeiros encontros foram realizados e ajudaram a incorporar o espírito criativo da cidade no aplicativo.
O Prequel diz que agora está explorando mais do que meras visualizações após um período de rápido crescimento global. Ele vê o aplicativo como algo mais próximo de uma tendência social mais ampla para a Geração Z, que nunca conheceu uma vida sem a internet e a capacidade de manipular imagens para projetar com mais eficiência a personalidade e os valores do criador.
Uma imagem pessoal, neste caso, não é uma imagem fotográfica, mas uma imagem de identidade. Parece que estamos entrando em uma era mais alfabetizada visualmente, onde as pessoas se expressarão e se projetarão com fotografia baseada em um estilo que diz quem são e o que valorizam.
O aplicativo Prequel está disponível para dispositivos iOS e Android na Apple App Store ou no Google Play. É possível ter uma avaliação gratuita de três dias.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022