Anfitriões do Airbnb, os hosts, de todo o globo estão reclamando que a empresa de aluguel on-line está demorando um tempo significativo para repassar o valor das diárias. Muitos deles apontam para a falta de transparência da companhia.
Segundo os termos de serviço, o Airbnb libera os pagamentos aos hosts 24h depois de o viajante fazer o check-in. A empresa pede 100% do valor adiantados de hóspedes que ficarão menos de um mês na estadia para segurar a reserva. Antes de pagar ao anfitrião, a companhia tira sua fatia.
TECNOLOGIA: Empresa não explica qual é o problema, mas diz que trabalha para resolvê-lo
No entanto, hosts de diferentes lugares começaram a notar atividades estranhas na última semana. William Mulligan, morador de Nova York que aluga uma casa na Pensilvânia, também nos Estados Unidos, estava esperando o pagamento de US$ 400 de hóspedes que fizeram o check-in na última sexta-feira (11). Quando ele contatou a Airbnb, na segunda (14) pela manhã, foi informado que o dinheiro havia sido submetido ao PayPal e que qualquer atraso já não era mais responsabilidade deles.
Mulligan voltou a entrar em contato, mas, mais uma vez, teve seu pedido negado. “O trabalho da Airbnb é transferir o dinheiro 24h após o check-in. O resto é com o seu banco”, diz a resposta. Quando, na terça-feira (15), ele ainda não havia recebido o pagamento, foi ao Twitter e ameaçou contar a história para a imprensa. Ele não só recebeu a quantia devida como um adicional de US$ 15. “O que me deixou chateado é que eles ganham dinheiro comigo”, afirma Mulligan ao referir-se à taxa que a empresa cobra. “O que incomoda é que é fácil para eles se comunicarem com os hosts.”
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Shannon X, uma host de Nova Scotia, está esperando por um pagamento da empresa com dois dias de atraso. De acordo com ela, é a segunda vez que isso acontece. Primeiro, o Airbnb afirmou ser um problema com o PayPal. “Agora, eles voltaram atrás, depois que eu pedi ao PayPal para rastrear o código da transferência, e disseram que é mesmo um erro deles”, revela.
“Alguns de nossos hosts podem estar experimentando um atraso no pagamento. Estamos trabalhando para resolver esta questão e nos desculpamos de verdade pelo inconveniente”, postou a companhia em sua conta de atendimento Airbnb Help no Twitter, nesta terça (15). No entanto, a empresa não explica qual é este problema.
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“É uma pena”, afirma Shannon. “Eu realmente gostei da experiência de alugar e ser anfitriã no última ano, mas não posso por minha fé em uma empresa que não é honesta.