Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Engenheiros noruegueses planejam construir túnel flutuante em fiorde

Engenheiros noruegueses planejam construir túnel flutuante em fiorde

Projeto seria pioneiro no mundo e mostraria uma solução para preservar paisagens naturais

Redação
27/07/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Para quem vive em cidades grandes e industrializadas, viajar através de túneis já é rotina, mas os engenheiros noruegueses querem construir o primeiro em um fiorde (entradas de mar entre altas montanhas rochosas) – um túnel subaquático e flutuante. Essa ideia foi proposta como parte de um grande projeto de infraestrutura na Noruega – uma melhoria da E39, uma estrada que liga Kristiansand (no sul do país) a Trondheim (no norte), uma rota com aproximadamente 1100 km de distância. Mas graças à geologia da Noruega, ela passa por sete fiordes. O que significa que o caminho entre as duas cidades dura 21 horas. A melhoria tem como objetivo tornar o trajeto mais fácil, dispensando o uso de trens e reduzindo o tempo de viagem para 11 horas. É aí que o túnel flutuante entra.

Arianna Minoretti, engenheira sênior da Statens Vegvesen – administradora de vias públicas da Noruega – vem estudando junto com seus colegas e vários consultores a viabilidade de construir uma ponte em um dos maiores fiordes no caminho: o Bjørnafjord. “Para o usuário, a estrutura será indistinguível de um túnel tubular”, diz. “Porém, em temos de comportamento, ele tem muito mais a ver com uma ponte.” A descrição pode explicar a grande diversidade de nomes dados a essa estrutura – oficialmente chamada de Ponte-Tubo Flutuante (floating tube-bridge – SFTB – em inglês). Também é conhecida como túnel suspenso ou Ponte de Arquimedes, inspirado no filósofo que descobriu o princípio da flutuabilidade.

LEIA MAIS: Por que a Mazda acredita que o futuro não está nos carros autônomos

Na visão de Ariana, o SFTB seria feito de dois longos tubos de concreto, um para cada direção de viagem, ligados um ao outro por treliças. Seções desses tubos seriam construídas em uma doca acima do nível d’água antes de serem fechadas e levadas até onde seriam instaladas. Uma vez que os tubos estão instalados, um balastro poderia entrar neles, ajustando seus pesos e afundando-os até o volume ideal. Lá, o tubo poderia ser ou conectado às rochas logo abaixo ou ligado a treliças ligadas às duas margens. Esses tubos e conexões manteriam o túnel estável para que o usuário não se sinta enjoado ao utilizá-lo. Esse túnel em particular estaria a 30 metros de profundidade, levando em conta o tráfego marinho, muito frequente no local.

Esse projeto juntou experts de vários setores diferentes – de engenheiros especializados em túneis a ecologistas marinhos. De acordo com Arianna, o sucesso desse projeto poderia criar um novo ramo de construção que afetaria países além da Noruega. Mas, por enquanto, é só uma proposta – uma dos três que estão sendo planejadas para esse fiorde. Os outros dois são uma ponte suspensa e uma ponte flutuante.

LEIA MAIS: Número de vendas de mansões em point das celebridades norte-americanas cai

Porém, nesse ambiente, até uma ponte seria um desafio. Para começar, teria que ter uma distância de, no mínimo, 5 quilômetros, o que a tornaria uma das mais longas do mundo. Também teria que aguentar ventos muito fortes e a maresia que é corrosiva. A preferência de Arianna é clara: “Realmente espero que possamos construir o SFTB. Para uma engenheira como eu, seria o projeto dos sonhos. Seria o primeiro do mundo, e mostraria uma solução para aqueles que querem construir novos caminhos, mas que também querem preservar as paisagens naturais sem danificá-las.”

Uma decisão final sobre o futuro de Bjørnafjord’s será dada até o fim de 2016.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • engenharia
  • Noruega
  • túnel

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.