A Ford mostrou que está correndo contra o tempo para desenvolver um negócio que gere lucro focado em fornecer serviços de mobilidade para mercados urbanos congestionados ao comprar uma startup de caronas em vans, patrocinar um serviço de compartilhamento de bicicletas e montar um novo time focado em diminuir o trânsito em grandes cidades.
A montadora de Michigan vai lançar sua iniciativa em San Francisco por meio de sua unidade da Ford Smart Mobility, que planeja expandir seus serviços para mais cinco cidades nos próximos 18 meses, de acordo com o CEO da Ford, Mark Fields.
LEIA MAIS: As marcas de carros com os clientes mais fiéis do mundo
“Um dos maiores desafios será o crescimento das cidades ao redor do mundo. Li que por volta de 50% da população do mundo mora em áreas urbanas – e isso vai crescer por volta de 60% em 10 ou 15 anos”, disse Fields. “Esse boom irá exacerbar os congestionamentos e tornar ainda mais difícil para as pessoas e os bens de se moverem pelas cidades”, acrescentou.
Um grande passo para a Ford foi adquirir a Chariot, um pequeno serviço de transporte de San Francisco que já usa vans da empresa. Passageiros podem agendar uma carona através de seus smartphones, assim como fazem os clientes do Uber e do Lyft. A companhia de apenas dois anos usa rotas pré-estabelecidas, por exemplo, na área da Baía da cidade californiana, combinando pontos onde os clientes podem pegar caronas ou descer dos carros.
LEIA MAIS: Ford anuncia produção de linha de veículos autônomos até 2021
A montadora também adicionou a Ford GoBike, serviço de compartilhamento de bicicletas em parceria com o aplicativo Motivate, para expandir os veículos movidos a pedal para os moradores da área da Baía de San Francisco. O aplicativo FordPass está sendo modificado para permitir que seus usuários acessem o programa em 2017. A plataforma está sendo desenvolvida em conjunto com a Motivate e oficiais da cidade para ter mais de 7.000 bicicletas disponíveis na região até 2018.
Esse movimento mostra os passos dados por uma montadora tradicional para se adaptar a um mundo em que mais pessoas, particularmente millennials moradores de áreas urbanas, estão voltando para alternativas aos carros individuais de passageiros.
LEIA MAIS: Primeiro táxi autônomo começa a rodar em Cingapura
Similarmente, a General Motors investiu no aplicativo de caronas Lyft e criou o Maven, serviço de aluguel de carros disponível em Washington D.C. e Chicago. Até Elon Musk, fundador da Tesla Motors e do PayPal está pensando em novas mobilidades para os donos de suas criações. Os novos planos urbanos da Ford foram “todos muito consistentes com nossa estratégia de expandir o que seria tanto um serviço tanto de oferta de carona quanto de mobilidade”, disse Fields. As ofertas da Ford são feitas sob medida para clientes procurando algo entre entre trânsitos normais e serviços de carona.
Os usuários do serviço de transporte da Ford também terão acesso à computação em nuvem, que os conectará entre si e fornecerá recomendações do transporte mais eficiente baseado no clima e no tráfego da cidade. O aplicativo também poderá ser usado por pessoas que não têm carro nenhum.