Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Listas / Quanto os apps de streaming pagam aos músicos

Quanto os apps de streaming musical pagam aos artistas

Transmissão on-demand impulsiona retomada de crescimento no mercado

Redação
05/04/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Com o surgimento dos CDs piratas e dos downloads ilegais, o modelo tradicional de negócio do setor musical entrou em colapso para gravadoras e produtores durante os primeiros anos deste século. O CD já havia cumprido seu papel e os downloads de música ainda não eram grandes o suficiente para compensar as perdas. A indústria fonográfica tinha poucas soluções e lutava para desenvolver canais de distribuição eficazes na era digital.

VEJA TAMBÉM: Apple Music atinge 38 milhões de assinantes

Nos últimos anos, o surgimento do streaming sob demanda foi uma possível solução para os problemas da indústria fonográfica que, depois de anos de declínio, voltou a crescer. Porém, apesar de ser o caminho certo a seguir, os serviços de streaming, a exemplo do Spotify, costumavam receber críticas por não pagar os artistas adequadamente.

Um único stream, de fato, tem um valor muito baixo. No entanto, existe uma diferença substancial entre os serviços que competem pelo dinheiro dos ouvintes. Enquanto o Spotify está constantemente interessado em cortar royalties, fornecedores como Tidal ou Apple Music estão oferecendo taxas substancialmente mais altas para os artistas.

Com quase metade (47%) do mercado de streams, o Spotify paga o terceiro valor mais baixo por música reproduzida, segundo a The Trichordist.

Veja, na galeria abaixo, os valores brutos pagos pelas plataformas de streaming por transmissão:

  • 1. YouTube - Com 8,4% do mercado de streaming musical, a plataforma paga aos artistas US$ 0,00074, por faixa transmitida

    1. YouTube – Com 8,4% do mercado de streaming musical, a plataforma paga aos artistas US$ 0,00074, por faixa transmitida

  • 2. Pandora - Ainda não disponível no Brasil, o serviço possui a segunda maior fatia do mercado mundial de streaming. O aplicativo repassa US$ 0,00134 por transmissão

    2. Pandora – Ainda não disponível no Brasil, o serviço possui a segunda maior fatia do mercado mundial de streaming. O aplicativo repassa US$ 0,00134 por transmissão

  • 3. Spotify - Responsável por quase metade (47%) do total de reproduções sob demanda, a plataforma paga ao artista o terceiro valor mais baixo, US$ 0,00397 por título transmitido

    3. Spotify – Responsável por quase metade (47%) do total de reproduções sob demanda, a plataforma paga ao artista o terceiro valor mais baixo, US$ 0,00397 por título transmitido

  • 4. Google Play Music - Detentora de 2,4% do mercado, o aplicativo remunera os artistas em US$ 0,00611 por transmissão

    4. Google Play Music – Detentora de 2,4% do mercado, o aplicativo remunera os artistas em US$ 0,00611 por transmissão

  • Anúncio publicitário
  • 5. Deezer - Ainda pouco difundida, a plataforma detém 1,9% das transmissões e repassa aos artistas US$ 0,00624

    5. Deezer – Ainda pouco difundida, a plataforma detém 1,9% das transmissões e repassa aos artistas US$ 0,00624

  • 6. Amazon - Dona de 44% do e-commerce norte-americano, a varejista conta com a plataforma Amazon Music Unlimited, responsável por 1,9% do mercado. O repasse aos artistas é de US$ 0,00740 por faixa transmitida

    6. Amazon – Dona de 44% do e-commerce norte-americano, a varejista conta com a plataforma Amazon Music Unlimited, responsável por 1,9% do mercado. O repasse aos artistas é de US$ 0,00740 por faixa transmitida

  • 7. Apple Music - Com 10,5% do market share e 38 milhões de assinantes em fevereiro, a plataforma repassa US$ 0,00783 por transmissão

    7. Apple Music – Com 10,5% do market share e 38 milhões de assinantes em fevereiro, a plataforma repassa US$ 0,00783 por transmissão

  • 8. Tidal - Responsável por apenas 0,5% do mercado de streaming musical, a plataforma paga o terceiro valor mais alto por faixa transmitida: US$ 0,01284

    8. Tidal – Responsável por apenas 0,5% do mercado de streaming musical, a plataforma paga o terceiro valor mais alto por faixa transmitida: US$ 0,01284

  • 9. Rhapsody - A empresa tem uma participação de mercado de apenas 0,3%, mas repassa o segundo maior valor por título transmitido: US$ 0,01682

    9. Rhapsody – A empresa tem uma participação de mercado de apenas 0,3%, mas repassa o segundo maior valor por título transmitido: US$ 0,01682

  • 10. Xbox Music - Com a menor participação no market share de streaming musical (0,1%), o aplicativo tem a melhor remuneração para os artistas: US$ 0,02730

    10. Xbox Music – Com a menor participação no market share de streaming musical (0,1%), o aplicativo tem a melhor remuneração para os artistas: US$ 0,02730

    1. YouTube – Com 8,4% do mercado de streaming musical, a plataforma paga aos artistas US$ 0,00074, por faixa transmitida

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Apple Music
    • Deezer
    • música
    • pandora
    • Serviços
    • Spotify
    • streaming
    • Tidal
    • YouTube

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Forbes Agro

      Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

    • Forbes Money

      Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

    Últimas Notícias

    • acordo

      Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

    • Pepe Mujica

      Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

    • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

      Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

    • Magda Chambriard

      Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

    • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

    • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

      Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.