No mundo de hoje, queremos ser recompensados com rapidez. Queremos tudo no nosso tempo, e muitas vezes esquecemos que as coisas mais importantes na vida e nos negócios costumam demorar um pouco para serem consolidadas. Ao longo dos anos, aprendi a ser paciente, e essa é a lição que quero compartilhar com você.
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Trabalho com muitos donos de empresas, principalmente de restaurantes, e costumo lhes ensinar um pouco sobre como ter paciência. A maioria dos novos empresários quer dar início ao negócio o mais rápido possível, e uma vez que as portas estão abertas, esperam ganhar dinheiro logo de cara. Mas, caso isso não ocorra, não quer dizer que seu negócio não é promissor.
Veja, na galeria de fotos abaixo, como exercitar a paciência ao começar um negócio:
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Getty Images 1) Entenda que tudo tem seu tempo
Costumo dizer que o retorno demora um ano ou até mais. Muito poucos restaurantes, por exemplo, contam com altos lucros logo no primeiro mês. É importante entender que é preciso esperar para ver os resultados.
Recentemente, visitei uma vinícola na Espanha, que pode ser tida como um bom exemplo de uma empresa que teve paciência. O processo, desde o momento em que plantaram um vinhedo pela primeira vez até o momento em que o vinho já estava engarrafado, demorou 20 anos. Esta adega plantou as vinhas, cultivou as raízes, respeitou o solo e trabalhou em harmonia com a mãe natureza. Levou quase 10 anos para colher uvas dignas de vinho, e isso foi apenas metade do processo. Então, eles começaram o processo de esmagação das uvas, fermentação, envelhecimento e engarrafamento. Todo esse processo levou mais uma década.
Não necessariamente as empresas demoram tudo isso para se consolidar, mas, no geral, a indústria costuma demandar certa dose de paciência. Pode não ser de 20 anos, pode ser 15, mas imagine sua empresa aberta por 10 anos antes de gerar lucros favoráveis.
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Getty Images 2) Meça o crescimento de seu negócio e esteja preparado
É preciso estar pronto para sustentar seu negócio no primeiro ano, para mais do que a falta de lucros. Entenda o que é necessário para fazer com que seu negócio seja bem-sucedido. A maioria dos empresários acha que o dia em que eles abrem é o dia em que todos os seus problemas desaparecem. Na realidade, o dia em que você abre um negócio é o dia em que seus problemas começam realmente a aparecer.
Uma vez que seu negócio abre, assim como a maioria dos restaurantes e outros negócios, ele continuará crescendo conforme o passar do tempo. Mas expandir o seu negócio não necessariamente significa ganhar mais dinheiro. Eu medi meu crescimento ao longo de 16 anos no mercado por meio do crescimento do meu banco de dados. O número de pessoas nele costuma ser um bom indicador de como o marketing de hoje pode afetar o futuro de meus negócios. Nos primeiros anos, eu sabia que cada nome no meu mailing poderia significar um retorno financeiro no futuro. É possível fazer com que seus lucros aumentem de 25% para 95% somente ao aumentar em 5% seus clientes fixos. O custo de adquirir novos clientes é de 5 a 25 vezes maior do que simplesmente manter um cliente já existente. Paciência e compreensão me ajudaram a nunca olhar para um ganho rápido sem ver antes o contexto do meu negócio.
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Getty Images 3) Construa seus alicerces
Ninguém faz sucesso em uma única noite. Você pode pensar que alguns atletas profissionais, tais quais LeBron James, fizeram sucesso da noite para o dia. O que você pode não saber é como esses atletas de 5, 6, 12 ou 15 anos passaram horas em treinamento. Larry Bird, por exemplo, praticava todos os dias antes da escola.
Você deve construir sua base. A vinícola esperou 20 anos e quando finalmente produziu o primeiro rótulo, foi incrível.
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Getty Images 4) Visualize aonde você quer chegar
Quando você inicia um negócio, é claro que deseja saber aonde ele pode chegar. Para essa vinícola, eles já sabiam que seria um longo processo. Mas também sabiam que estavam dando o melhor de si a fim de obter um melhor resultado final. Eles sabiam que em 20 anos teriam um vinho incrível. É isso que temos de buscar como empreendedores.
É importante saber o que você quer para o seu negócio e se manter focado em seus objetivos. E tenha paciência tanto nos seus negócios quanto na sua vida pessoal.
1) Entenda que tudo tem seu tempo
Costumo dizer que o retorno demora um ano ou até mais. Muito poucos restaurantes, por exemplo, contam com altos lucros logo no primeiro mês. É importante entender que é preciso esperar para ver os resultados.
Recentemente, visitei uma vinícola na Espanha, que pode ser tida como um bom exemplo de uma empresa que teve paciência. O processo, desde o momento em que plantaram um vinhedo pela primeira vez até o momento em que o vinho já estava engarrafado, demorou 20 anos. Esta adega plantou as vinhas, cultivou as raízes, respeitou o solo e trabalhou em harmonia com a mãe natureza. Levou quase 10 anos para colher uvas dignas de vinho, e isso foi apenas metade do processo. Então, eles começaram o processo de esmagação das uvas, fermentação, envelhecimento e engarrafamento. Todo esse processo levou mais uma década.
Não necessariamente as empresas demoram tudo isso para se consolidar, mas, no geral, a indústria costuma demandar certa dose de paciência. Pode não ser de 20 anos, pode ser 15, mas imagine sua empresa aberta por 10 anos antes de gerar lucros favoráveis.
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