Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como fazer os millennials confiarem na sua marca

Como fazer os millennials confiarem na sua marca

Fake news fazem consumidor acreditar menos em influenciadores digitais

Michael Fertik
19/02/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

GettyImages
GettyImages

Dados da Sprout Social de 2017 relatam que 30% dos millennials se engajam socialmente com uma marca pelo menos uma vez por mês

Houve um tempo no qual, quando a expressão “marketing millennial” era mencionada, as pessoas reviravam os olhos. Esse tempo acabou. Hoje, a geração Y é responsável por mais de US$ 1 trilhão em gastos no mercado norte-americano. Segundo a Goldman Sachs, existem 91 milhões deles atualmente, contra apenas 61 milhões da geração X e 77 milhões de baby boomers. E esse grupo jovem e inteligente de consumidores tem muita influência na maneira como as marcas são consumidas.

VEJA TAMBÉM: Queridinho dos millennials, Sanches abre primeira exposição solo

Por quê? Primeiro de tudo, essa demografia é muito mais social do que qualquer outra coisa. Dados da Sprout Social de 2017 relatam que 30% dos millennials se engajam socialmente com uma marca pelo menos uma vez por mês. Além disso, tanto os jovens da geração millennial quanto da X têm duas vezes mais chances de seguir marcas do que os baby boomers. Além disso, eles compartilham, tuitam e retuítam e divulgam no Snapchat e no Instagram suas experiências com os produtos. Graças ao neurotransmissor indutor de prazer, a dopamina, eles checam seus telefones 150 vezes por dia.

Mas eles não estão apenas socializando – esses jovens usam a internet para pesquisar produtos antes de comprar. Ao contrário da crença popular, muitos dos millennials têm dinheiro. Na verdade, um em cada seis tem US$ 100 mil em economias. E, se você quer atrair a atenção desse grupo bastante grande de jovens consumidores, é preciso ser esperto ao anunciar sua empresa nos canais sociais e nas plataformas de pesquisa, onde eles passam grande parte do tempo.

Millennials são céticos

Quando digo ficar esperto ao anunciar online, quero dizer que é preciso fazer isso da maneira certa.

A geração do milênio não confia em publicidade, resenhas de celebridades ou em qualquer uma das tradicionais estratégias de comunicação unidirecionais. Eles estão aumentando o ceticismo em “influenciadores” ao colocar em xeque sua credibilidade. Essa descrença é, em grande parte, devido ao fenômeno das “fake news” que atormentaram (e até certo ponto, impulsionaram) políticos e estrelas nos últimos anos. Essa tendência de notícias falsas minou a confiança dos consumidores norte-americanos – e os millennials são, provavelmente, os mais cautelosos de todos.

E AINDA: Saiba quais são os principais erros e acertos dos millennials nas finanças

Então, como é possível ganhar a confiança dos consumidores mais jovens online? Com conteúdo gerado pelos próprios usuários (UCG, user generated content em inglês), como resenhas.

Escrevi no mês passado sobre a importância da autenticidade e como as empresas podem aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário, como avaliações online, para adicionar credibilidade à mensagem da marca. Quase todos os millennials (97%) leram comentários antes de escolher um produto e 89% deles confiam nestas opiniões. Um estudo recente no Reino Unido descobriu que oito em cada dez pessoas da geração Y nunca compram nada sem primeiro ler uma resenha.

Outra forma popular de UCG são fotos. Segundo o Statista, imagens são a forma mais comum de conteúdo criada pelos millennials. É provável que esse tipo de postagem seja compartilhada, já que a geração do milênio usa conteúdo visual para se comunicar (pense no Snapchat e no Instagram). Digamos que um grupo de jovens de 24 anos experimenta um novo restaurante e tira inúmeras fotos para registrar a experiência. Eles postam no Instagram e mencionam o username do lugar. Os jovens estão rindo e talvez dizendo algo legal sobre a comida. Isso é publicidade gratuita e confiável, além de ser viral.

Outra forma é por meio do Google Seller Ratings, mecanismo de avaliação dos anunciantes da plataforma de pesquisa. As classificações do Google são uma extensão do Google AdWords que exibe, automaticamente, a média da empresa ao lado dos seus anúncios.

Mas, para obter uma classificação, é necessário fazer a lição de casa. Você precisa de, pelo menos, 150 análises autênticas em até 12 meses, e a pontuação total dessas resenhas deve ser de, no mínimo, 3,5 estrelas. Além disso, a origem das opiniões deve ser um dos sistemas de comentários aprovados pelo Google – e há apenas cerca de 15 deles.

LEIA AQUI: 5 maneiras para conseguir o engajamento de millennials

Basicamente, quando você consegue o Google Seller Rating é como se a plataforma dissesse que a empresa merece ser levada em consideração. Essa é uma maneira eficiente de fazer com que os consumidores da geração millennial – ou qualquer tipo de consumidor – confiem em você e no que você oferece. Quando sua empresa exibe um Google Seller Rating, seus clientes em potencial mais criteriosos saberão que ela é respeitável e fornecerá um produto ou serviço de alta qualidade. Como consequência, atrairá leads mais qualificados. Segundo o Google, anúncios com a classificação alcançam 17% mais cliques.

A defesa promove a publicidade

Se você pensar a respeito, os millennials mudaram completamente a forma de fazer negócios – eles são a razão pela qual o mobile é muito importante e a entrega em domicílio de tudo, da mobília ao café da manhã, é comum. Eles transformaram as expectativas sobre o local de trabalho e nós respondemos com almoços gratuitos, descontos em academias e coquetéis.

A geração do milênio conhece seus limites e não tem medo de os tangenciar. Então, faz todo o sentido que nossas estratégias de publicidade tenham que mudar para capturar sua atenção e conquistar sua confiança.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • americanos
  • consumidor
  • consumo
  • gastos
  • geração
  • geração X
  • Goldman Sachs
  • grupo
  • INFLUÊNCIA
  • jovem
  • marca
  • Marketing
  • millennials
  • responsável

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.