Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Pesquisa revela desigualdade de gênero no Oscar 2019

Pesquisa revela desigualdade de gênero em longas indicados ao Oscar 2019

Startup comparou tempo de fala de mulheres e homens nos concorrentes a Melhor Filme

Kim Elsesser
24/02/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Startup comparou tempo de fala de mulheres e homens nos concorrentes a Melhor Filme

A 91ª cerimônia do Oscar acontece hoje (24), e uma análise sobre os longas indicados a Melhor Filme, publicada na última segunda-feira (18) e realizada pela startup sueca Ceretai, revela que Hollywood ainda tem problemas de desigualdade de gênero. Ao compararem o tempo das falas de homens e o de mulheres, os pesquisadores descobriram que a média aproximada foi de 71% a 29%, respectivamente. Os homens continuam dominando o mercado de filmes populares, o que evidencia um problema para além de Hollywood.

LEIA MAIS: Promoção dos indicados ao Oscar consome milhões

A Ceretai, especializada em realizar análises automatizadas sobre diversidade na mídia, examinou os oito filmes indicados ao título mais esperado da noite por meio de seu algoritmo e registrou o tempo de fala de personagens masculinos e femininos. O programa utilizou reconhecimento facial e de voz, entre outras ferramentas, e ainda houve uma checagem manual dos pesquisadores. Os resultados mostram que as mulheres ainda têm um longo caminho a ser percorrido para alcançar a equidade de gênero em Hollywood.

As informações obtidas reafirmam estudos anteriores, que indicam que, nos oitos longas indicados anualmente a Melhor Filme, homens superam mulheres em uma proporção de 3 para 1. Entre 1977 e 2006, as pesquisas contabilizaram 6.833 personagens falantes, mas apenas 1.865 (27%) desse número eram mulheres. Já a média do tempo de fala dos personagens era ainda pior do que é hoje, com apenas 25% das falas feitas por mulheres.

Outra análise comumente aplicada a filmes é o Teste de Bechdel, que utiliza três critérios: ter duas personagens femininas com nomes (1), que conversam entre si (2) e sobre um assunto sem relação com um homem (3). Não parecem ser critérios complicados, mas um número surpreendentemente alto de filmes não passa na avaliação.

Segundo uma análise da BBC, apenas 49% dos vencedores do Oscar de Melhor Filme, entre 1929 e 2017, passaram no Teste de Bechdel. Em outras palavras, mais da metade dos melhores filmes do ano nem sequer tem dois personagens femininos que conversam entre si para falar sobre algo além de um homem.

No entanto, isso não significa que filmes estrelados por mulheres não arrecadem dinheiro. Um estudo recente das 350 obras com maior bilheteria entre 2014 e 2017 descobriu que o estrelato feminino superou o masculino. Talvez o motivo seja porque há poucos filmes que destacam o papel das mulheres, ou porque precisam de uma produção mais elaborada, ou seja, precisam ser de boa qualidade para conseguirem arrecadar o investimento necessário e receberem o aval para serem produzidos. De qualquer forma, isso ainda não é suficiente para estimular as produtoras a produzir mais filmes com mulheres.

VEJA TAMBÉM: O Oscar 2019 em números

Por que isso não é só um problema de Hollywood

É estimado que 180 milhões de norte-americanos assistam a filmes e programas televisivos a cada mês. Os indicados a Melhor Filme são, supostamente, as melhores produções do ano no cinema. Mas o que vemos quando assistimos a esses longas? Homens em papéis de liderança, no comando. Assim, quando não estamos assistindo a filmes, na hora de votar, de promover um empregado ou contratar um novo funcionário, por exemplo, tendemos a pensar que o homem é mais qualificado. É o que vemos nos filmes e o que impacta na forma como pensamos, o que cria o que psicólogos chamam de inconsciência a favor dos homens.

A diretora de tecnologia da Ceretai, Julia Dahlgren, explica que um maior tempo de fala de homens nos filmes passa a mensagem indireta de que vale mais ouvir o que um homem tem para dizer. “O primeiro passo para mudar essa realidade é ter mais consciência do problema, o que pode ser feito por meio da pesquisa”, afirma. Com a finalidade de promover a conscientização sobre a desigualdade de gênero no cinema, a Ceretai planeja lançar o Jämra, aplicativo que visa coletar informações sobre diversidade e inclusão em filmes. Muitas vezes, conscientizar é um elemento catalisador para reduzir a desigualdade, mas Hollywood parece ser um osso duro de roer.

Veja, no infográfico abaixo, a porcentagem de tempo de fala de homens e de mulheres nos oito filmes indicados a Melhor Filme neste ano:

Forbes Brasil

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • desigualdade de gênero
  • estudo
  • Filmes
  • gênero
  • Hollywood
  • homens
  • média
  • Melhor Filme
  • mulheres
  • Oscar 2019
  • Personagens
  • pesquisa
  • startup

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.