Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / A aposta do Bradesco em inteligência artificial

A aposta do Bradesco em inteligência artificial

Maurício Minas fala sobre a BIA para estreitar relacionamento com cliente

Angelica Mari
31/03/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Maurício Minas encabeça o aprimoramento da plataforma Bradesco Inteligência Artificial (BIA)

Um avanço significativo em inteligência artificial está entre as prioridades do Bradesco para 2019. O banco quer usar a tecnologia para aperfeiçoar a experiência de seus 71 milhões de clientes e alcançar um aumento expressivo em vendas via canais digitais nos próximos anos. Essa é a meta anunciada à FORBES por Maurício Minas, vice-presidente executivo do banco.

LEIA MAIS: BC aprova R$ 8 bi de aumento de capital do Bradesco

Minas encabeça o aprimoramento da plataforma Bradesco Inteligência Artificial (BIA), que começou a ser desenvolvida há quatro anos e agora atravessa um novo estágio de evolução para atender aos objetivos estratégicos do banco. “Acreditamos que a BIA será o motor de um aumento substancial na percepção de valor do cliente Bradesco. Hoje, ela já é parte integrante de qualquer interação, e no próximo ano, veremos negócios mais complexos sendo feitos nessa plataforma”, afirma o VP.

O poder da plataforma de inteligência artificial do Bradesco, que inclui tecnologias como o Watson, da IBM, se traduz na experiência do cliente nos canais digitais – principalmente o app, que hoje representa 60% das interações de clientes com o banco.

Atualmente, 90% dos serviços do banco já estão disponíveis via app, mas o volume de vendas realizadas via celular hoje está em torno de 20% a 30%. “É ainda um volume baixo. Queremos aumentar as vendas neste canal”, diz Minas, acrescentando que o objetivo é alcançar o índice de 50% no próximo ano.

Para isso, ele pretende fazer com que a plataforma automatize mais processos e desempenhe funções mais sofisticadas, como consultoria de investimentos. O executivo também almeja aprimorar a BIA para facilitar a interação com clientes, independentemente de suas habilidades digitais.

Essa “desmaterialização” da tecnologia – com recursos integrados à BIA como a Alexa, assistente de voz da Amazon que usa inteligência artificial, bem como a Cortana, da Microsoft – é apontada pelo VP como prioridade e também um dos maiores desafios de sua equipe nos próximos meses.

VEJA TAMBÉM: Bradesco tem lucro líquido de quase R$ 6 bi no 4º tri

“Nosso app hoje é complexo e tem inúmeras funcionalidades, mas às vezes a navegação é difícil, pois exige
uma certa experiência que o cliente mediano não tem – e nem deveria ter. A inteligência artificial fará com que o app seja mais lúdico e a porta de entrada das operações digitais”, ressalta. Ele ainda enfatiza que a intenção é que o Bradesco seja em 2019 o banco que oferece a melhor experiência para o cliente no mercado. “Esperamos que a BIA seja o caminho natural para as pessoas transacionarem conosco”, diz.

O Next, banco digital do Bradesco, desempenha um papel central nos esforços da empresa em aumentar as vendas via canais digitais e também se beneficia dos avanços em inteligência artificial. O novo banco, cuja oferta é centrada no celular, pretende oferecer mais fundos de investimentos e linhas de crédito voltadas ao público nativo digital, com atendimento apoiado pela plataforma BIA. “Espero que o Next seja o maior banco digital do Brasil no próximo ano ou, no mínimo, esteja entre os três primeiros. É um mundo em que the winner take the most, ou seja, haverá poucos vencedores, e eu espero que sejamos um deles”, afirma o executivo.

Reportagem publicada na edição 64, lançada em janeiro de 2019

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Alexa
  • Amazon
  • App
  • assistente de voz
  • banco
  • banco digital
  • BIA
  • Bradesco
  • brasil
  • canais digitais
  • celular
  • clientes
  • Cortana
  • edição 64
  • ibm
  • inteligência artificial
  • linha de crédito
  • Microsoft
  • navegação
  • Next
  • PLATAFORMA
  • serviço
  • Tecnologia
  • Watson

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.