Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Por que ninguém vai roubar sua ideia nos negócios

Por que ninguém vai roubar sua ideia nos negócios

Ao contrário, conversar sobre seu conceito de negócios pode resultar em bons insights

Stephanie Burns
23/07/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

GettyImages
GettyImages

Ninguém para o que está fazendo para roubar a ideia de outras pessoas

Resumo: 

  • Temos a mania de pensar que todos estão olhando para nossas vidas assim como nós fazemos com nós mesmos. E isso nos paralisa de muitas formas; 
  • Ninguém para o que está fazendo para roubar a ideia de outras pessoas;
  • Confiar em algumas pessoas também é essencial. De boas conversas saem avaliações valiosas, coisas sobre as quais nunca pensou e conexões que nunca apareceram em sua cabeça. 

VEJA TAMBÉM: Soluções de longo prazo podem ser mais eficientes para os negócios

A regra dos 20/40/60 funciona assim: quando você tem 20 anos, se preocupa com o que todos acham de você; quando tem 40, não se importa com o que pensam; quando tem 60, percebe que ninguém estava pensando sobre você.

Quando alguém me diz que está com medo que roubem sua ideia de negócio, eu falo sobre a regra dos 20/40/60.

Como humanos, nós temos a tendência de pensar majoritariamente sobre nós mesmos, isso foi construído em nosso DNA para nossa sobrevivência. Por que estamos pensando demais em nós mesmo, achamos que os outros também estão. Mas não é isso que acontece, eles estão muito ocupados pensando sobre eles mesmos também. Isso não quer dizer que todo mundo seja egocêntrico ou egoísta, apenas significa que estamos pensando mais nas coisas que precisamos fazer naquele dia, nos projetos que temos pela frente, no trabalho para casa, no cuidado com nosso lar, ou seja, no trabalho real que temos em nossas vidas. É o que toma a maior parte do poder de nossa mente.

Uma vez eu precisei assinar um acordo de confidencialidade antes ter uma reunião de negócios com alguém que queria discutir sua ideia comigo. Depois de assinar e ouvir o que ele tinha para dizer, eu disse, “Essa é uma ideia ótima, meu parceiro e eu lançamos esse exato conceito na Startup Week, no ano passado. Nós conseguimos o segundo lugar.”

Note que um ano depois eu e meu parceiro não estávamos desenvolvendo esse conceito. Nós tínhamos nossos próprios negócios para nos preocupar. Esse é o ponto: a maioria das ideias de negócio já foram pensadas, mas a maior parte delas não foram executadas.

Se você tem uma ideia que considera a melhor que o mundo já ouviu, a chance é que mais alguém tenha a mesma ideia. O que faz a diferença é se você realmente consegue colocar esse conceito em prática. Levante a mão se você algum dia realmente parou o que estava fazendo para criar um novo negócio pela ideia de outra pessoa. Não? Isso porque começar um negócio demanda muito tempo e recursos. As pessoas não vão simplesmente largar o que estão fazendo para roubar sua ideia. E, mesmo se fizeram isso, não vão fazer da mesma forma que você faria.

LEIA MAIS: 7 lições inspiradoras de Miley Cyrus para os negócios

Então, aqui vai meu conselho para os que estão preocupados sobre alguém roubar suas ideias: comecem a falar sobre isso

Não quero dizer para chamar todo mundo que você conhece e começar a contar a eles sobre suas ideias. O resultado disso tudo provavelmente será deixá-lo desencorajado. O digo é: comece a falar para as pessoas que podem te dar uma luz real sobre o campo em que você está querendo entrar, pessoas que tiveram sucesso na criação de seus negócios e podem te ajudar ou qualquer um com influência que possa te guiar de verdade e o aconselhar sobre como começar.

Ter uma ideia presa em um vácuo é uma forma de reprimir seu processo criativo. Deixe sua ideia cozinhar pelo tempo que for necessário e então compartilhe. Encontre mentores que você admira e confie para colocar sua ideia em prática, assim, vai conseguir avaliações valiosas: coisas sobre as quais nunca pensou, conexões que nunca apareceram em sua cabeça, pesquisas que você nem sabia que existiam e ficou sabendo quando começou a conversar.

Você ficará energizado pelo que encontrou e pela possibilidade de realmente fazer o que tanto quer, e sua ideia começará a tomar forma e parecer real. Eu posso quase garantir que nenhuma das pessoas com quem você vai falar vai querer roubar sua ideia. Na verdade, você vai perceber que eles querem ajudar e torcer por você. Não negue você mesmo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Autoconfiança
  • Carreira
  • dicas de negócios
  • ideias
  • negócios

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.