Resumo:
- A Black Friday é o ponto de partida para as compras de final de ano;
- Para não comprar por impulso ou ser enganado, separamos 10 dicas para se organizar antes do evento;
- Fazer uma pesquisa prévia e uma lista de desejos estão entre as sugestões.
É aquela época do ano novamente: que as corridas por compras comecem. A Black Friday é o ponto de partida oficial para a temporada de compras natalinas. Nos EUA, onde a data é uma espécie de ícone, os gastos devem bater os US$ 730 bilhões nesta temporada, um aumento de cerca de 4% em relação ao ano passado, segundo a Federação Nacional de Varejo. No Brasil, a expectativa é de aproximadamente R$ 68 bilhões em vendas, 7% a mais do que no último ano, segundo dados da FecomércioSP.
LEIA MAIS: 5 passos inteligentes para aproveitar o Black Friday
Para aproveitar ao máximo as compras deste ano, você precisa estar preparado. Abaixo estão dez dicas para obter os melhores negócios gastantando de forma responsável.
-
gettyimages-HeoImages 1.Faça um orçamento
Só porque existem promoções, não significa que você recebeu um passe para gastar suas economias. A primeira coisa que você deve fazer é decidir exatamente quanto está disposto a gastar na Black Friday.
-
gettyimages-RutherhagenPeter 2. Evite compras por impulso
Faça uma lista do que você deseja comprar para evitar compras por impulso. As ofertas são tentadoras, mas se lembre de que, se não for algo que você precisa, comprar em oferta não significa que você está realmente economizando dinheiro.
-
Gettyimages-SuwareeTangbovornpichetEyeEm 3. Pesquise
Pesquise os preços dos itens que deseja comprar. Quando as vendas começarem, verifique se é realmente um desconto. Nem todas as ofertas da Black Friday são boas.
-
gettyimages-HollieAdams 4. Não entre em pânico
Os compradores serão bombardeados com “A venda termina em breve!” E “Quantidades limitadas disponíveis!”. Não compre algo apenas porque tem medo de perder a promoção. Pense em todas as suas compras e não se estresse demais. Embora muitos dos itens acabem cedo, há vantagens em esperar até mais tarde. Você pode conseguir um desconto adicional. Além disso, sempre há a Cyber Monday.
-
Anúncio publicitário -
gettyimages-BurakKarademir 5. Programe-se
Embora a maioria das ofertas esteja a apenas um clique de distância, as lojas que oferecem quantidades limitadas de seus principais “doorbusters” (ofertas entregues no início do horário de funcionamento de um estabelecimento) ficarão sem esses itens rapidamente. Para aproveitar esses descontos, é melhor estar na loja pessoalmente e com antecedência.
-
gettyimages-Heroimages 6. Seja vigilante sobre segurança
Em toda a loucura das compras, é fácil ser arrastado para sites nos quais você normalmente não compra para buscar um bom preço. Ao visitar um novo site de comércio eletrônico, verifique se os pagamentos são realmente seguros.
-
gettyimages-EmilijaManevska 7. Seja proativo
Não limite as compras apenas aos feriados. Se você tem aniversários ou casamentos nos próximos meses, as ofertas da Black Friday são uma ótima oportunidade para economizar algum dinheiro com esses presentes.
-
gettyimages-ChristinaReichlPhotography 8. Compare
A Black Friday é como qualquer outra experiência de compra. Faça sua pesquisa para garantir que você realmente está obtendo as melhores ofertas.
-
-gettyimages-SitthiphongThadakunEyeem 9. Cheque as redes sociais
Para as lojas e marcas que você gosta, confira as páginas de mídia social agora. É lá que você pode encontrar ofertas especiais para seguidores e fãs, códigos de desconto e detalhes sobre as próximas vendas.
-
gettyimages-CatLane 10. Comece cedo
Não estou falando do lado de fora da loja de departamentos às 4h, mas sim de começar a procurar pelas ofertas antes mesmo do dia 29. Muitos varejistas começam seus descontos nos dias anteriores à Black Friday.
1.Faça um orçamento
Só porque existem promoções, não significa que você recebeu um passe para gastar suas economias. A primeira coisa que você deve fazer é decidir exatamente quanto está disposto a gastar na Black Friday.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.