O conglomerado online de Barry Diller, da IAC/InterActive, anunciou um investimento de US$ 1 bilhão em hotéis e jogos da MGM, na última segunda-feira (9). O investimento dá à IAC, que recentemente criou a empresa de namoro online Match Group –proprietária do Tinder e de outros aplicativos de relacionamento– uma participação de 12% na operadora global de cassino.
Atualmente, pode parecer um momento estranho para investir em cassinos, já que a pandemia da Covid-19 destruiu os lucros de curto prazo das operadoras –a MGM perdeu US$ 1 bilhão durante o segundo trimestre, enquanto o Las Vegas Sands de Sheldon Adelson perdeu US$ 922 milhões–, mas Diller diz que o objetivo são os jogos online de azar, não os de mesa e slots.
LEIA MAIS: Vitor Magnani: O que o governo e as startups têm em comum
Diller, presidente da IAC, escreveu em uma carta com o CEO Joey Levin aos acionistas, apontando que a MGM representa a oportunidade “de uma década” para a IAC de possuir uma participação significativa em uma empresa que ainda não atingiu seu potencial digital. O negócio de jogos online da MGM quase não contribui para a receita da empresa atualmente, o que é bom porque a IAC está tendo uma “visão de muito longo prazo” para o investimento, escreveram Diller e Levin.
A pandemia não foi gentil com nenhum operador de cassino. De acordo com o relatório de lucros mais recente, a MGM sofreu uma redução de 91% na receita líquida durante o segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, um ponto positivo foi que a empresa promoveu a BetMGM, sua joint-venture de jogos online com a GVC. Até o momento, ela opera em sete estados norte-americanos e espera estar presente em mais quatro até o final de 2020.
O período da Covid-19 tem impulsionado a receita bruta de jogos da BetMGM em Nova Jersey, seu maior e mais maduro mercado. O faturamento cresceu 32% em junho em relação a janeiro. A empresa diz que a BetMGM vai gerar mais de US$ 130 milhões em receita líquida até o final do ano, o que é cerca de 1% do que a MGM faturou em 2019. Em outras palavras, os jogos online só tendem a valorizar.
As notícias de investimento de US$ 1 bilhão promoveram um aumento de 14% no preço das ações da MGM na semana passada, enquanto que o preço das ações da IAC caiu 5,5%.
VEJA TAMBÉM: Coda, potencial sucessora do G-Suite, é avaliada em mais de US$ 600 milhões
Diller, que atualmente vale US$ 3 bilhões, transformou a IAC em uma empresa de US$ 30 bilhões (valor de mercado) por meio de uma série de aquisições e desmembramentos. A IAC separou dez empresas de capital aberto, incluindo o gigante de encontros Match Group, as empresas de viagens online Expedia e TripAdvisor e a Ticketmaster.
Atualmente, a IAC possui a plataforma de vídeo Vimeo e a ANGI Homeservices, que detém os sites de serviços residenciais Handy, Angie’s List e HomeAdvisor. No final de 2019, a IAC adquiriu a Care.com, um mercado online para encontrar babás e cuidadores de adultos.
Antes da IAC, Diller trabalhou em Hollywood, primeiro na sala de correspondência da agência de talentos William Morris, eventualmente se torando executivo-chefe da Paramount, que produziu filmes como “Embalos de Sábado à Noite”, “Grease” e “Caçadores da Arca Perdida” sob sua liderança. Em 1985, Diller ajudou Rupert Murdoch a transformar a Fox Broadcasting na quarta rede de televisão.
Todo o sucesso anterior de Diller não significa que o investimento de US$ 1 bilhão da IAC na MGM seja uma aposta certa. De acordo com um relatório recente escrito pela Macquarie Insights, a MGM, maior operadora de Las Vegas com 30% de toda a receita de jogos na Strip –cujas propriedades incluem o Bellagio e New York, New York–, perdeu US$ 14,4 milhões por dia durante o período de confinamento da pandemia. Os analistas preveem que Vegas e os operadores de cassino se recuperarão de três a sete anos.
Quanto aos jogos online, Alex Bumazhny, diretor de jogos, hospedagem e lazer da Fitch, aponta que “os presenciais serão o principal impulsionador da receita dessas empresas”. Segundo ele, “os jogos online não ultrapassarão os reais e ao vivo num futuro previsível”.
Diller deixou sua marca defendendo ativos menos favorecidos. Com o segmento de jogos online da MGM, que a IAC descreveu em uma carta aos acionistas como tendo “uma parte de sua receita tão pequena que chega a zero”, ele encontrou seu mais novo azarão.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.