O primeiro Rolls-Royce elétrico clássico do mundo, trabalho da empresa de design Lunaz, é apenas uma amostra. O veículo faz parte de uma série de carros reimaginados da Rolls-Royce Motor Cars, com emissão zero, que vai incluir o Phantom V e o Silver Cloud –o Phantom V de 1961 é o modelo preferido de John Lennon. Só 30 colecionáveis serão projetados e construídos artesanalmente em Silverstone, no Reino Unido.
Seja bem-vindo ao cenário do luxo pós-coronavírus. Agora, esse conceito saturado e explorado vai ser usado para representar muito mais do que demonstrações vulgares de riqueza. A tendência já estava mudando. A pandemia, a pausa global temporária que causou, a ambiguidade do que acontecerá quando a tempestade passar e a dura realidade da iminente crise climática, tudo isso simplesmente destacou a necessidade de repensar o consumo. Agora, designers, estetas, formadores de opinião estão pedindo a marcas de luxo para estar na vanguarda do progresso: ser atrativo, raro e exótico, mas também bom para o planeta.
Mas, primeiro, vamos falar sobre o Rolls-Royce elétrico da Lunaz. A produção de Phantoms elétricos e Silver Clouds com preços que devem partir de cerca de US$ 657 mil e US$ 450 mil para os dois modelos, respectivamente, já começou. Os 30 carros que serão fabricados podem ser especificados em uma variedade de estilos de carroceria: limusine de quatro portas, coupé de duas portas e coupé drop head.
O portfólio da Lunaz já inclui Jaguars e Bentleys clássicos elétricos e restaurados. “É a hora certa para um Rolls-Royce elétrico”, diz o fundador da empresa, David Lorenz. “Estamos respondendo à necessidade de casar um belo design clássico com a usabilidade, confiabilidade e sustentabilidade de um trem de força elétrico.”
A Lunaz é a antítese do hiperconsumo e do fast fashion. Fundada em 2018, a missão desta marca britânica é dar um novo fôlego a algumas das criações mais clássicas e exóticas da história dos automóveis para que sejam relevantes e desejáveis para os consumidores agora e no futuro. A Lunaz não é um projeto de vaidade. Os motores elétricos são projetados, construídos e fabricados sob a orientação do ex-diretor técnico da Fórmula 1 da Renault, Jon Hilton. Desde o anúncio de seu primeiro produto no ano passado, a demanda por carros clássicos restaurados e transformados em elétricos tem sido tão alta que a Lunaz teve que dobrar sua força de trabalho na sede de Silverstone.
Até agora, o Rolls-Royce Phantom V 1961 já teve o processo de reengenharia concluído. Isso significa uma restauração completa, bem como a integração do trem de força elétrico exclusivo da marca e um conjunto de atualizações de hardware e software. A energia vem da bateria de 120 kWh da Lunaz, garantindo autonomia de mais de 480 km. Para o projeto elétrico do Silver Cloud, uma bateria de 80 kWh também oferece mais de 480 km, e todos os modelos podem ser carregados em casa e usar carregamento rápido.
Cada Lunaz Rolls-Royce é despido até o chassi, escaneado em 3D, pesado e totalmente restaurado antes do início do processo de conversão e reengenharia. Desta forma, o cliente pode personalizar seus carros sob a orientação do diretor de design, Jen Holloway. Dito isso, ainda é essencial manter o caráter dos clássicos. Isso se estende a todos os detalhes, incluindo o peso do quadro de distribuição que foi exaustivamente projetado para operar um trem de força inteiramente novo com o mesmo feedback tátil do original.
“Minha abordagem de design é definida pela filosofia de Sir Henry Royce de que‘ pequenas coisas fazem perfeição, e perfeição não é pouca coisa’”, diz Holloway, que trabalhou com a Divisão Q da Aston Martin, bem como com aviação marinha de luxo e projetos de áudio de alta tecnologia. Sua equipe normalmente trabalha diretamente com os clientes para aconselhar sobre cores, materiais e especificações de design. “Trabalhamos para criar expressões relevantes dos carros mais significativos da história.”
O primeiro Rolls-Royce Phantom V 1961 a sair da linha de produção vem com um esquema de cores em dois tons: Midland Grey na parte superior e Cinereous Grey na parte inferior do carro. A linha rosa pintada à mão que divide os dois é inspirada em um telefone de baquelite da mesma tonalidade do antigo proprietário do carro, agora restaurado, mas convertido para a tecnologia de celular moderna e criptografado para privacidade.
O carro é construído com oito lugares, com banco dianteiro para três ocupantes, banco traseiro para mais três e dois bancos ocasionais. O interior segue o tema exterior. O couro Argent Grey é de origem sustentável, o acabamento tradicional do assento é substituído por um detalhe de risca de giz mais contemporâneo em Whisper e Argent Grey, enquanto a linha rosa externa surge em lugares inesperados, como dentro das alças.
Em outros lugares, a madeira original foi restaurada e acabada com um tratamento de cetim simples e compensada com incrustações de ouro rosa. Os tapetes traseiros são feitos sob medida em lã de alpaca, um material sustentável que é mais raro do que a caxemira e mais macio do que a lã de ovelha. Finalmente, no típico estilo Phantom, o frigobar pode ser personalizado para se adequar à bebida favorita do proprietário: neste caso, uma marca específica de tequila.
Estes podem ser clássicos restaurados, mas os carros Lunaz também aproveitam as mais recentes tecnologias. Neste Rolls-Royce, há um sistema de infoentretenimento totalmente integrado, incluindo navegação. O áudio pode ser dividido entre a parte traseira e frontal, enquanto o sistema de controle de temperatura pode ditar diferentes configurações de ar, dependendo das preferências dos ocupantes. Além disso, as telas são integradas atrás das mesas da divisão de privacidade, permitindo aos passageiros de trás assistir a filmes e utilizar as telas dos smartphones.
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O Rolls-Royce da Lunaz é uma expressão saudável dessa nova onda de luxo “atencioso”. Alex Innes, chefe do auge do design de luxo da Rolls-Royce Coachbuild, chama a nova proposta de “pós-opulência”. Em uma entrevista recente durante a quarentena via Zoom, ele me disse: “Nosso negócio é de escopo, não de escala, e essa tendência está trazendo esse elemento para o foco. Nossos clientes estão questionando ainda mais sobre o valor de um item antes de colocá-lo em suas vidas. A trajetória foi acelerada com o impacto do coronavírus. Tudo isso tem influenciado nossa representação como marca, mas também o nosso desenvolvimento de produtos futuro”.
E faz todo o sentido ter um Rolls-Royce Phantom suave e silencioso. Afinal, o automóvel símbolo da marca é a expressão máxima do transporte sobre rodas e a conversão para elétrico simplesmente amplifica essa mensagem, tornando o carro mais relevante para uma nova geração que se preocupa com o meio ambiente e o clima. Lorenz sente que a missão de sua empresa é “definir o futuro dos clássicos”. Ele diz sobre a Lunaz: “Preservamos o passado abraçando o futuro, fazendo dos carros mais bonitos da história uma proposta relevante”.
Assista ao vídeo sobre o projeto do Rolls-Royce Phantom V elétrico da Lunaz:
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