Mil componentes e 450 horas para produzir um carro de luxo emblemático… com um oitavo do tamanho normal. Para produzir miniaturas do Cullinan, a Rolls-Royce precisa de mais da metade do tempo necessário para construir um “de verdade” na fábrica de Goodwood, base da marca no sul da Inglaterra. A perfeição do trabalho feito à mão alça esse aparente brinquedo ao estado da arte, com preço estimado em US$ 17 mil.
Em tempos em que a pandemia restringe o prazer de dirigir, nada como poder ter um carro lendário literalmente na palma da mão e curtir todos os seus detalhes. As portas, o compartimento de bagagem e o do motor se abrem – e os faróis de led são acionados por controle remoto.
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Não menos perfeito, sereno sob o capô está o motor V12 biturbo de 6,75 litros. O “problema” é a hora de escolher a cor entre as 40 mil nuances possíveis e imagináveis. A caixa (maravilhosa) que protege a peça mede 94 cm (comprimento), por 42 cm (largura) e 35 cm (altura). A peça está à venda na boutique do site da marca.
Filhote de Jaguar
Sandy Copeman comanda uma equipe de artesãos em Bristol (Inglaterra) que faz da empresa britânica Amalgam Collection referência mundial em miniaturas de escala 1:8 de bólidos clássicos como o Porsche 356A Speedster 1957, a Ferrari 250 GTO 3589GT 1962 e o Jaguar E-Type Series 1-3.8 Coupé 1961. A empresa fatura US$ 10 milhões por ano e produz 500 unidades por mês.
Paixão sem tamanho
Ralph Lauren possui uma rara coleção com mais de 80 veículos, parte dela só de Ferrari. A adoração por carros transbordou para o universo das miniaturas. Ele encomendou na Amalgam Collection a reprodução de 17 dos seus carros favoritos. Fizeram 99 cópias de cada um dos modelos, que foram colocados à venda em algumas lojas do estilista por US$ 9.500.
Reportagem publicada na edição 78, lançada em junho de 2020
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