O arquiteto renomado mundialmente Frank Gehry já projetou algumas das atrações, empreendimentos residenciais, edifícios comerciais mais procurados do mundo. Agora, ele firmou uma parceria com a marca Hennessy X.O. para projetar uma garrafa de edição limitada do 150º aniversário do conhaque, inspirado na cultura e na paisagem da região de Cognac, na França.
Gehry é conhecido por seu estilo desconstrutivista, um movimento na arquitetura pós-moderna em que os elementos parecem fragmentados ou propositalmente desconexos. Para a criação do decanter, a inspiração não foi diferente. A garrafa é uma mini obra-prima baseada no local de nascimento do Hennessy X.O., com seu rico solo e localização no rio Charente. A fundição do ouro com o vidro buscar imitar a textura da superfície do rio fluindo sobre as rochas.
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“O decantador tem a forma da emblemática garrafa Hennessy X.O., mas com uma textura de superfície surpreendentemente diferente, de ouro cintilante e amarrotado com um vidro translúcido”, disse Frank Gehry. A arte foi criada em bronze e mergulhada em ouro para criar um acabamento que capta a luz. O glorificador foi então feito de vidro translúcido para dar a ilusão de um respingo de água ao redor da garrafa.
O arquiteto, responsável pelo Museu Guggenheim em Bilbao e pela Fundação Louis Vuitton em Paris, inspirou-se na história da Hennessy X.O. e procurou desenhar um decantador para que o precioso líquido respeitasse a cultura francesa e a história da marca, ao mesmo tempo em que traz um design inovador.
A marca Hennessy X.O. foi criada por Maurice Hennessy em 1870 e o primeiro conhaque a ser elaborado foi o “Extra Old”. Hennessy inicialmente criou a bebida para compartilhar entre família e amigos. Definindo um padrão de excelência no mundo do conhaque, Hennessy X.O. apresenta uma mistura elegante e complexa do “eaux-de-vie” e pertence a uma garrafa distinta projetada por Gérald de Geoffre, um membro da família Hennessy, em 1947.
O perfil de sabor do Hennessy X.O. é dividido em sete etapas, incluindo notas doces, calor crescente, borda picante, chamas fluidas, calmaria de chocolate e crunches de madeira. O atual master blender Renaud Fillioux de Gironde o chama de “um conhaque para cada momento”.
Os designs de Gehry sempre foram feitos para serem sinceros, e o projeto com a Hennessy não foi diferente. “Com a Hennessy, a cultura é um compromisso com a excelência, desde as pessoas que fazem as barricas até os provadores. Eles querem excelência em tudo o que fazem e querem o equipamento da Hennessy X.O. para fazer jus ao sabor ”, disse ele.
Haverá apenas 150 garrafas numeradas individualmente com a assinatura de Gehry, cada uma custando US$ 17 mil. Uma edição limitada também, mas mais ampla, inspirada na obra de Gehry, estará disponível em todo o mundo por US$ 200. Os lucros da obra-prima do aniversário irão para a Unfinished Business, uma iniciativa que ajuda pequenas empresas por meio de recursos financeiros e de orientação em meio aos desafios da Covid-19.
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