O número de empresas que estrearam na Bolsa em fevereiro bateu recordes: 12 companhias realizaram o famoso IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês). No acumulado do mês, no entanto, o saldo não foi positivo para todas. Segundo dados da Economática compartilhados pela Warren com o Forbes Money, as ações da Mosaico (MOSI3) tiveram rentabilidade de +45,91% em fevereiro, enquanto da Focus Energia caíram para -21,75%.
A brusca variação nas novatas da B3, no entanto, não deve ser motivo de grande preocupação para os investidores. De acordo com Arthur Constancio, especialista de produtos e alocação na BlueTrade, a variação (sobe e desce) de preços de um ativo (advindo de um recente IPO) é comum nas primeiras semanas: “a volatilidade é normal, pois existe uma falta de referência na precificação, ou seja, as negociações precisam durar algumas semanas para compreender qual é o valor médio do papel”, explica.
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Em março, quatro empresas já solicitaram abertura de capital: Bionexo, Grupo Avenida, Infracommerce e Rio Alto Energias Renováveis. Com os bons resultados das vacinas contra o coronavírus e as possíveis aprovações das reformas econômicas, Flávio Machado, sócio e líder de IPO da EY, espera que 2021 chegue a mais de 100 ofertas, ultrapassando o recorde de 2007 quando 64 ofertas foram realizadas.
Veja como foi o desempenho das empresas que realizaram IPO em fevereiro por ordem de rentabilidade:
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LinkedIn Mosaico (MOSI3)
A Mosaico, dona dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro, fez sua estreia a R$ 19,80 por ativo e movimentou R$ 1,2 bilhão. A Mosaico estreou na B3 em 5 de fevereiro.
A companhia afirmou que usará os recursos da oferta primária para a quitação de financiamento com o BTG Pactual, bem como ampliação da participação no mercado de comércio eletrônico.
No pregão do dia 28 de fevereiro, o papel da companhia fechou em R$ 28,29. A rentabilidade mensal da Mosaico foi de +45,91%.
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Intelbras Intelbras (INTB3)
A Intelbras estrou na B3 em 4 de fevereiro, movimentando R$ 1,3 bilhão, de acordo com documentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Do total, R$ 579,6 milhões ficaram com os acionistas vendedores e o restante dos recursos foram destinados para aquisições, expansão da capacidade industrial, ampliação de soluções de software e hardware e canais de varejo, segundo prospecto preliminar do IPO.
A companhia precificou o ativo na oferta em R$ 15,75 e no último pregão de fevereiro, o papel fechou em R$ 19. A rentabilidade acumulada no mês foi de 20,63%.
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LinkedIn Bemobi (BMOB3)
No dia 10 de fevereiro, a ação da Bemobi estreou negociada a R$ 22, valor próximo do ponto superior da faixa estimada pelos coordenadores da oferta, de R$ 17,60 a R$ 23,10.
Segundo informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a venda de ações novas, cujos recursos foram para o caixa da companhia, somou R$ 1,09 bilhão, enquanto acionistas da empresa venderam o equivalente a R$ 164,1 milhões, perfazendo R$ 1,258 bilhão.
A companhia afirmou no prospecto preliminar da oferta que usará os recursos para pagar obrigações ligadas à reorganização societária e dividendos referentes a anos anteriores, além de comprar ativos.
A rentabilidade no acumulado do mês da ação ficou em 17,32% no mês, negociada no último pregão de fevereiro em R$ 25,81.
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Instagram/B3 Mobly (MBLY3)
A Mobly, loja de móveis, precificou sua ação a R$ 21, em uma operação que movimentou R$ 933 milhões. No último pregão do mês anterior, o papel da companhia ficou em R$ 24 e a rentabilidade de fevereiro foi de +14,29%. A companhia estreou na B3 em 5 de fevereiro.
Os recursos da oferta primária (R$ 777,8 milhões) serão destinados para o fortalecimento do capital de giro e estrutura financeira, bem como investimento em bens de capitais, incluindo a expansão de novas lojas físicas, centros de distribuições, entre outros.
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LinkedIn CSN Mineração (CMIN3)
A Oferta Pública Inicial da CSN Mineração foi precificada a R$ 8,50 cada ativo, movimentando R$ 5,2 bilhões. O preço saiu no piso da faixa indicativa dos coordenadores da oferta, que ia até R$ 11,35. A companhia estreou na B3 em 18 de fevereiro.
Com a venda de R$ 1,37 bilhão em ações novas, a companhia investirá em projetos como Itabirito P15 e na recuperação de rejeitos da barragem Pires e Casa de Pedra, a principal mina da empresa, localizada em Congonhas (MG).
A siderúrgica CSN, a Japão Brasil e a sul-coreana Posco levantaram o equivalente a R$ 3,85 bilhões com a venda de participações no negócio.
A CSN Mineração fechou o mês de fevereiro com o ativo precificado a R$ 8,93 e com uma rentabilidade mensal de 5,06%.
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LinkedIn Jalles Machado (JALL3)
O IPO da Jalles Machado saiu a R$ 8,30 por ativo e movimentou R$ 741,5 milhões. O preço ficou abaixo da faixa estimada, estimado pelos coordenadores da operação, que ia de R$ 10,35 a R$ 12,95. A companhia estreou na B3 em 8 de fevereiro.
A venda de ações novas (oferta primária) movimentou R$ 594 milhões, recursos que vão para o caixa da empresa. No prospecto preliminar da oferta, em dezembro, a Jalles disse que usaria os recursos da oferta primária para comprar uma terceira unidade industrial e investir no aumento da produção de cana-de-açúcar nas duas usinas atuais, ambas em Goiás.
Alguns acionistas também venderam o equivalente a R$ 147,5 milhões em participações na empresa.
Com os recursos, a Jalles Machado planeja investir na expansão de suas operações.
No último pregão do mês, a Jalles Machado manteve o preço do seu ativo em R$ 8,30, sem variação mensal.
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Instagram/B3 OceanPact (OPCT3)
O IPO da Oceanpact saiu a R$ 11,15 por ação, somando R$ 1,22 bilhão. Do montante total, R$ 920 milhões correspondem à venda de ações novas, cujos recursos a Oceanpact usará para ampliar sua frota de navios, que atualmente conta com 23 embarcações, e adquirir máquinas e equipamentos. A companhia estreou na B3 em 12 de fevereiro.
A rentabilidade acumulada em fevereiro foi de -2,24% e o preço do ativo fechou o último pregão do mês anterior em R$ 10,9.
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LinkedIn Orizon (ORVR3)
O IPO da Orizon saiu a R$ 22 por ação, movimentando R$ 554 milhões. O valor ficou na faixa estimada pelos coordenadores da oferta, Credit Suisse, BTG Pactual e XP Investimentos, que ia de R$ 20 a R$ 27 por papel. A companhia estreou na B3 em 17 de fevereiro.
De acordo com os dados na CVM, R$ 381,4 milhões foram da venda de ações novas, cujos recursos a companhia pretende usar para investimentos em expansão, aquisições, amortização de dívida e reforço do capital giro.
Acionistas da companhia, incluindo veículos de investimentos Inovatec Participações e Spectra Portinari, também venderam o equivalente a R$ 172,55 milhões em participação na oferta.
A Orizon fechou o mês de fevereiro com o ativo precificado a R$ 21,4 e a rentabilidade em -2,73%.
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LinkedIn Cruzeiro do Sul Educacional (CSED3)
A Oferta Pública Inicial da Cruzeiro do Su saiu a R$ 14 por papel, abaixo do esperado, e movimentou R$ 1,23 bilhão. A faixa estimativa fixada pelos coordenadores, que inclui BTG Pactual, Bradesco BBI, Bank of America, Morgan Stanley e Santander, era de R$ 16,40 a R$ 19,60 por ação. A companhia estreou na B3 em 11 de fevereiro.
Do montante total, R$ 1,07 bilhão correspondem à emissão de ações novas, cujos recursos irão para o caixa da companhia, que pretende usá-los para comprar rivais no setor.
Outros R$ 160,65 milhões são da venda de ações detidas por sócios da Cruzeiro do Sul, incluindo fundos geridos pela BRL Trust e pela Magnetis.
A rentabilidade acumulada em fevereiro foi de -7,21% e o papel da Cruzeiro do Sul fechou em fevereiro no valor de R$ 12,99.
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LinkedIn Eletromidia (ELMD3)
A Oferta Pública Inicial da Eletromidia saiu a R$ 17,81 por ação e movimentou R$ 871,6 milhões. O preço ficou no piso da faixa estimativa dos coordenadores da oferta, os bancos Morgan Stanley, Itaú BBA, Bradesco BBI, Santander e UBS-BB, que ia até R$ 23 reais por ativo. A companhia estreou na B3 em 17 de fevereiro.
A companhia captou R$ 700 milhões com a venda de ações novas, cujos recursos usará para expansão orgânica e aquisições. Os fundos Vesuvius LBO e Olonk, sócios na empresa, venderam o equivalente a r$ 171,6 milhões no negócio.
A rentabilidade da Eletromidia ficou em -7,92% e a companhia fechou o mês de fevereiro com o ativo precificado a R$ 16,4.
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B3 Westwing (WEST3)
As ações da Westwing foram precificadas em R$ 13; o IPO movimentou R$ 1,16 bilhões. No último pregão de fevereiro, o papel caiu para R$ 11,75 e a rentabilidade ficou em -9,62%. A companhia estreou na B3 em 11 de fevereiro.
No IPO, foram vendidas 33 milhões de ações na oferta primária e 56 milhões na secundária, que teve como vendedores a Oikos e a Tatix, além de Carlos Andres Alfonso Mutschler Castillo (presidente) e Eduardo Balbao Ribeiro de Oliveira (vice-presidente de operações).
Os recursos da oferta primária (R$ 430,3 milhões) serão destinados para expansão de mercado, marketing, tecnologia, marca própria e logística, de acordo com o prospecto preliminar do IPO, que teve como coordenadores BTG Pactual, XP Investimentos, JPMorgan e Citi.
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LinkedIn Focus Energia (POWE3)
A Focus Energia captou cerca de R$ 765 milhões na Oferta Pública Inicial. Além da venda de ações novas, sócios da companhia venderam o equivalente a R$ 122,4 milhões em participação no negócio. Com isso, a oferta total movimentou R$ 887,4 milhões. A companhia estreou na B3 em 8 de fevereiro.
A Focus Energia disse que usará os recursos obtidos com a operação principalmente em projetos solares, com o objetivo de revender a produção dos parques no chamado mercado livre; prevê a construção do chamado Projeto Futura, um empreendimento de energia solar que segundo a companhia seria um dos maiores do Brasil; estruturará projetos de geração distribuída de energia.
A oferta foi definida a R$ 18,02 por papel, abaixo da faixa indicativa de R$ 21,20 a R$ 28,6 cada. A empresa movimentaria cerca de R$ 1 bilhão se as ações saíssem no meio dessa faixa. No último pregão de fevereiro, o papel da Focus Energia ficou em R$ 14,01. A rentabilidade de fevereiro foi de -21,75%.
Mosaico (MOSI3)
A Mosaico, dona dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro, fez sua estreia a R$ 19,80 por ativo e movimentou R$ 1,2 bilhão. A Mosaico estreou na B3 em 5 de fevereiro.
A companhia afirmou que usará os recursos da oferta primária para a quitação de financiamento com o BTG Pactual, bem como ampliação da participação no mercado de comércio eletrônico.
No pregão do dia 28 de fevereiro, o papel da companhia fechou em R$ 28,29. A rentabilidade mensal da Mosaico foi de +45,91%.
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