4 dicas de um dos idealizadores da SmartFit para ter um negócio de sucesso

Tratar bem os funcionários é fundamental para o funcionamento da empresa

Anita Efraim

O executivo Marcos Tartuci, de 41 anos, já transitou entre as mais diferentes áreas de atuação. Formado em turismo e pós-graduado em hotelaria, o empresário chegou ao cargo de COO da academia BioRitmo e implantou a SmartFit no Brasil. Depois de sete anos na área, migrou para a educação.

Acessibilidade

Tartuci mudou de área diversas vezes e teve sucesso em todos os negócios que dirigiu. Sua especialidade é fazer companhias crescerem. O novo projeto do empresário é a escola de games RedZero, que está em processo de expansão.

Veja cinco dicas de Marcos Tartuci para ter uma empresa de sucesso:

  • Cuide dos funcionários
    “Não se consegue nada sem as pessoas que trabalham com você”, afirma Tartuci. É essencial analisar o ambiente de trabalho e perceber se os funcionários ficam mais felizes ao sair da empresa do que quando estão nela. Se esse for o caso, é preciso mudar. A satisfação de quem trabalha na companhia é imprescindível.

  • Não olhe os resultados, olhe os meios
    Tartuci explica que há diferença entre atender o cliente e o encantar. Os resultados são importantes, mas o mais importante é prestar atenção no consumidor e saber se ele está sendo bem tratado. “Tratar bem o cliente faz com que a empresa se diferencie do concorrente.”

  • Trabalhe com meritocracia
    Oriente os colaboradores sobre suas metas e como eles podem colaborar. Se eles cumprirem o objetivo, reconheça seu esforço e os recompense de alguma forma.

  • Trabalhe por um propósito
    “Você deve saber aonde quer chegar, mas também precisa saber de onde está partindo”, aconselha Tartuci. O empresário conta que o que o motiva todos os dias é levantar da cama sabendo que tem uma missão a cumprir.

Cuide dos funcionários
“Não se consegue nada sem as pessoas que trabalham com você”, afirma Tartuci. É essencial analisar o ambiente de trabalho e perceber se os funcionários ficam mais felizes ao sair da empresa do que quando estão nela. Se esse for o caso, é preciso mudar. A satisfação de quem trabalha na companhia é imprescindível.