A crise econômica mundial atingiu em cheio o varejo: aluguéis mais caros e menor volume de compras. Ter lojas físicas já não parece um bom negócio. Com o sucesso dos e-commerces, as vendas pela internet parecem uma alternativa melhor e mais lucrativa.
No entanto, não é o que indica a especialista no assunto Erika Serow. “As lojas ainda são importantes, e muito”, afirma a sócia da Bain & Company e líder de prática de varejo da companhia.
Para combater o argumento da crise, Erika lembra que, se as pessoas não têm dinheiro, também deixam de comprar online. É importante ter um e-commerce porque ele impulsiona as vendas nas lojas físicas, mas, sozinho, não é suficiente.
Veja cinco dicas da especialista para manter sua loja física e ter sucesso:
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Torne sua loja um lugar de experiências
“Lojas não devem ser locais apenas para compra, mas também para experiências”, afirma Erika. Clientes gostam de ir à loja, ver o que há nela. Quem vai fazer compras em um estabelecimento passa, em média, 54 minutos no local, enquanto quem faz compras em um e-commerce gasta 38 minutos.
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Aperfeiçoe seu serviço de entrega
Nem sempre é inteligente ter uma central de onde saem todos os produtos. Se todas as lojas se tornassem pequenos estoques, seria mais fácil, já que estão mais perto do destino final e o custo de entrega é menor.
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Dê a opção de o cliente retirar a encomenda na loja
O fato de um cliente fazer uma compra pela internet não necessariamente quer dizer que ele gostaria que o produto chegasse à sua casa. Ofereça a opção para que ele peça pela internet, mas possa retirar na loja.
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Trate bem o cliente
Não há nada mais importante do que tratar bem quem vai fazer compras na sua loja. De acordo com Erika, essa é a premissa mais básica de ter um negócio. Se o cliente ficar satisfeito com os serviços, ele comprará não só na loja física, mas também na loja online. Além disso, alguém que está feliz com um estabelecimento acaba por recomendá-lo aos amigos – e essa é a melhor propaganda que uma loja pode ter.
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Modernize seu negócio
O “varejo moderno” deve ter mais de um canal. O ideal é ter loja física, e-commerce e plataforma de compra em dispositivos móveis, assim o cliente pode gastar de todas as formas possíveis.
Torne sua loja um lugar de experiências
“Lojas não devem ser locais apenas para compra, mas também para experiências”, afirma Erika. Clientes gostam de ir à loja, ver o que há nela. Quem vai fazer compras em um estabelecimento passa, em média, 54 minutos no local, enquanto quem faz compras em um e-commerce gasta 38 minutos.