Kate Ashford
Produtividade é algo importante para qualquer empresa. Em uma época de conexão total com a tecnologia, distrair-se está cada vez mais fácil e fazer mais em menos tempo é uma conquista. Há um segredo? Talvez sim.
Mais de três quartos dos empregados que trabalham fora do escritório pelo menos algumas horas por mês mostraram maior produtividade enquanto trabalhavam fora do local, de acordo com uma recente pesquisa da ConnectSolutions. A pesquisa descobriu que 30% completaram mais trabalhos em menos tempo e 24% fizeram mais no mesmo período de tempo.
O que faz a diferença? Ninguém aparecendo no seu escritório em casa para perguntar se você assistiu a cerimônia de premiação do Oscar na noite passada ou se você pode ajudá-lo com uma planilha. Mas nem sempre isso é possível.
Veja na galeria de fotos como se organizar para ser mais produtivo no trabalho:
-
Analise a situação
Dedique algum tempo para pensar em por que você é tão interrompido no trabalho. Se for porque você se senta próximo à impressora e as pessoas estão constantemente passeando por lá, essa é uma razão.
Mas, se você é um gerente e está sempre respondendo às questões da mesma pessoa o dia todo, você pode ser o culpado. “Você dá informações suficientes para sua equipe de forma que eles sejam capazes de fazer o que precisa ser feito e tem autoridade suficiente para que eles avancem sem ter de voltar a você?”, explica Mitzi Weidmann, fundadora de uma empresa especializada no tema. Se não, agora é hora de descobrir o que precisa ser mudado. -
Agende horas que você não pode ser interrompido
Se existe algum momento do dia no qual você trabalha de forma eficiente e consegue ter muitas tarefas realizadas, tente preservar isso. Coloque um sinal em seu local de trabalho indicando que você trabalha entre às 13h e 15h e, a menos que seja uma emergência, os outros devem deixar um recado ou voltar mais tarde. Se você for consistente, sua equipe vai aprender a não interrompe-lo durante esse período.
-
Saia da sua mesa
Se você trabalha em um escritório de espaço aberto ou em um local dividido em cubículos para trabalhar individualmente, você pode ser mais bem servido ao ir para outro lugar quando estiver no prazo de entrega de algum trabalho – pode ser até mesmo uma sala de conferência quieta ou um escritório vazio. “Eu tenho um cliente que se escondia debaixo de sua mesa e apagava as luzes”, conta Weinman.
-
Use fones de ouvido
As pessoas estão menos propensas a parar e papear se você parecer concentrado ou se você já estiver com fones. Você também pode tentar barreiras visuais, como plantas ou abajures, que dificultam o olhar das pessoas e o contato visual.
-
Anúncio publicitário -
Mude sua postura no escritório
Sugira um dia sem reuniões uma vez por semana ou uma semana sim e outra, não. Ou tente isso: “Eu estava dando uma palestra em uma empresa e nós colocamos que uma ou duas vezes por semana, pelas primeiras duas horas do dia, ninguém interromperia ninguém num departamento particular”, afirma Weinman. “Porque eles gritavam de um cubo para o outro. Isso os fez muito mais produtivos por essas duas horas.”
-
Tire vantagem de momentos tranquilos
Pense nos momentos que o escritório está deserto. Todos chegam às 9h e vão embora às 17h? Considere a possibilidade de chegar às 8 algumas vezes por semana ou de trabalhar até às 18 uma ou outra vez. Você pode fazer muito em uma hora focado.
-
Busque o silêncio
Colegas de trabalho não são os únicos a interromper. Você provavelmente também lida com um fluxo constante de e-mails, textos e outras notificações no seu computador e smartphone. Quando você está sob pressão, feche seu e-mail e coloque seu celular no silencioso para evitar perder seu foco. Weinman explica que “há uma estatística que mostra que toda vez que você é interrompido são necessários 20 minutos para retomar a atenção no que você estava fazendo.”
Analise a situação
Dedique algum tempo para pensar em por que você é tão interrompido no trabalho. Se for porque você se senta próximo à impressora e as pessoas estão constantemente passeando por lá, essa é uma razão.
Mas, se você é um gerente e está sempre respondendo às questões da mesma pessoa o dia todo, você pode ser o culpado. “Você dá informações suficientes para sua equipe de forma que eles sejam capazes de fazer o que precisa ser feito e tem autoridade suficiente para que eles avancem sem ter de voltar a você?”, explica Mitzi Weidmann, fundadora de uma empresa especializada no tema. Se não, agora é hora de descobrir o que precisa ser mudado.