Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / 8 dicas para crescer mesmo na crise, por Jason Chen, CEO global da Acer

8 dicas para crescer mesmo na crise, por Jason Chen, CEO global da Acer

Executivo diz ver grande potencial de crescimento no mercado brasileiro, um dos maiores do mundo

Ana Julia Mezzadri
25/09/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Não é nenhum segredo que o momento no Brasil é de crise econômica. Não só aqui, mas no mundo todo. “O Brasil não está sozinho. O mundo inteiro passa por um período turbulento. Alguns estão em uma situação pior do que outros, mas ninguém está imune”, diz Jason Chen, CEO global da Acer.

Chen veio ao Brasil para a apresentação do novo portfólio de produtos da empresa, que ocorreu na última quarta-feira (23). A previsão é que a linha, que tem como objetivo oferecer mais opções ao consumidor, chegue ao país até o final deste ano. Além do CEO, estava presente no evento o presidente local da Acer, Germano Couy.

MAIS DICAS: 10 dicas para fazer seu negócio crescer na crise

Apesar da crise, a aposta da Acer no Brasil é grande. “O mercado brasileiro está entre os maiores do mundo, mas, quando comparado a outros países, ainda possui uma baixa penetração da categoria de informática. Hoje, vemos um grande potencial de crescimento aqui e esse é um dos principais motivos que nos faz apostar no país,” explica Chen.

Essa aposta fica evidente no fato de que a maior parte dos produtos do novo portfólio terá fabricação local, em Jundiaí, interior de São Paulo. Dessa forma, a empresa não sentirá com tanta intensidade a alta do dólar, o que permitirá manter preços acessíveis e competitivos.

LEIA TAMBÉM: Comércio eletrônico brasileiro vence crise e crescerá neste ano

Com 7 mil funcionários, a receita global da Acer em 2014 atingiu mais de US$ 10 bilhões. No Brasil, a empresa está presente há seis anos no mercado varejista e se encontra entre as líderes em faturamento e volume de vendas.

Veja na galeria de fotos 8 dicas da dupla de executivos da Acer para crescer mesmo em tempos de crise:

  • Inove

Para vender em momentos como este, em que as pessoas compram pouco, inovar é fundamental, diz o CEO da Acer, Jason Chen. Ao investir em inovação, cria-se empolgação e, consequentemente, demanda. “As pessoas precisam dizer: ‘Uau!’.” Isso acontece, segundo ele, ao criar novos produtos, novos modelos com inovações em design e tecnologia. “Se você possui, por exemplo, um computador há três ou quatro anos e tem a intenção de trocar, você precisa ver algo que dê vontade de comprar,” completa o presidente da marca, Germano Couy.

    Inove

    Para vender em momentos como este, em que as pessoas compram pouco, inovar é fundamental, diz o CEO da Acer, Jason Chen. Ao investir em inovação, cria-se empolgação e, consequentemente, demanda. “As pessoas precisam dizer: ‘Uau!’.” Isso acontece, segundo ele, ao criar novos produtos, novos modelos com inovações em design e tecnologia. “Se você possui, por exemplo, um computador há três ou quatro anos e tem a intenção de trocar, você precisa ver algo que dê vontade de comprar,” completa o presidente da marca, Germano Couy.

  • Conheça seu mercado

É fundamental conhecer o mercado em que sua empresa atua e tentar preencher o maior espaço possível. Dessa forma, suas oportunidades de negócio se expandem e sua oferta se diversifica. Chen explica, usando o exemplo da Acer, de maneira simples: “Nossa linha de produtos vai de 1 a 100 polegadas, de wearables a projetores". Os projetores, inclusive, vieram ao Brasil quando a empresa percebeu que suas concorrentes não davam conta de preencher toda a demanda.

    Conheça seu mercado

    É fundamental conhecer o mercado em que sua empresa atua e tentar preencher o maior espaço possível. Dessa forma, suas oportunidades de negócio se expandem e sua oferta se diversifica. Chen explica, usando o exemplo da Acer, de maneira simples: “Nossa linha de produtos vai de 1 a 100 polegadas, de wearables a projetores”. Os projetores, inclusive, vieram ao Brasil quando a empresa percebeu que suas concorrentes não davam conta de preencher toda a demanda.

  • Invista em áreas pouco exploradas

Ao encontrar uma área pouco explorada, invista nisso. “Nossa expectativa é crescer por meio dessas novas categorias que ainda possuem muito espaço no mercado brasileiro, como o segmento gamer, que hoje tem um grande potencial junto a um público determinado e que anseia por novidades”, comenta Germano Couy sobre os produtos da nova linha gaming. A Acer notou uma falta de ofertas para o crescente mercado de jogos que, no último ano, cresceu 66% no Brasil e que, hoje, tem cerca de 45 milhões de jogadores assíduos ou eventuais no país.

    Invista em áreas pouco exploradas

    Ao encontrar uma área pouco explorada, invista nisso. “Nossa expectativa é crescer por meio dessas novas categorias que ainda possuem muito espaço no mercado brasileiro, como o segmento gamer, que hoje tem um grande potencial junto a um público determinado e que anseia por novidades”, comenta Germano Couy sobre os produtos da nova linha gaming. A Acer notou uma falta de ofertas para o crescente mercado de jogos que, no último ano, cresceu 66% no Brasil e que, hoje, tem cerca de 45 milhões de jogadores assíduos ou eventuais no país.

  • Conheça seu público

Ter um produto bom e inovador não é o suficiente se você não sabe como vendê-lo. O relacionamento com o consumidor é fundamental para fornecer os produtos da maneira mais eficiente possível.

    Conheça seu público

    Ter um produto bom e inovador não é o suficiente se você não sabe como vendê-lo. O relacionamento com o consumidor é fundamental para fornecer os produtos da maneira mais eficiente possível.

  • Anúncio publicitário
  • Tenha um diferencial

Um diferencial, como o próprio nome diz, faz toda a diferença e pode funcionar como um estímulo para que o cliente, sobretudo aquele mais exigente, escolha comprar da sua empresa, e não da concorrência. A Acer, por exemplo, foi a primeira empresa no Brasil a fazer a transição para a quinta geração do processador Intel. Segundo Chen, é fundamental investir em tecnologia muitas vezes invisíveis, mas que torne os produtos capazes de ter, constantemente, uma performance melhor do que a dos outros.

    Tenha um diferencial

    Um diferencial, como o próprio nome diz, faz toda a diferença e pode funcionar como um estímulo para que o cliente, sobretudo aquele mais exigente, escolha comprar da sua empresa, e não da concorrência. A Acer, por exemplo, foi a primeira empresa no Brasil a fazer a transição para a quinta geração do processador Intel. Segundo Chen, é fundamental investir em tecnologia muitas vezes invisíveis, mas que torne os produtos capazes de ter, constantemente, uma performance melhor do que a dos outros.

  • Invista em qualidade

A qualidade deve ser uma preocupação constante. Dessa maneira, se a pessoa adquirir um produto da sua marca uma vez, ela com certeza estará muito inclinada a se tornar um cliente recorrente.

    Invista em qualidade

    A qualidade deve ser uma preocupação constante. Dessa maneira, se a pessoa adquirir um produto da sua marca uma vez, ela com certeza estará muito inclinada a se tornar um cliente recorrente.

  • Una eficiência a um bom design

Em seu negócio, seja qual for, busque sempre combinar tecnologia e design. Faça também investimentos em todas as áreas importantes para o seu produto.

    Una eficiência a um bom design

    Em seu negócio, seja qual for, busque sempre combinar tecnologia e design. Faça também investimentos em todas as áreas importantes para o seu produto.

  • Estabeleça preços competitivos

Faça o possível para manter preços acessíveis. "Todo mundo passa por um momento difícil agora. Tente fazer o máximo de esforço possível para se manter competitivo”, diz Couy.

    Estabeleça preços competitivos

    Faça o possível para manter preços acessíveis. “Todo mundo passa por um momento difícil agora. Tente fazer o máximo de esforço possível para se manter competitivo”, diz Couy.

    Inove

    Para vender em momentos como este, em que as pessoas compram pouco, inovar é fundamental, diz o CEO da Acer, Jason Chen. Ao investir em inovação, cria-se empolgação e, consequentemente, demanda. “As pessoas precisam dizer: ‘Uau!’.” Isso acontece, segundo ele, ao criar novos produtos, novos modelos com inovações em design e tecnologia. “Se você possui, por exemplo, um computador há três ou quatro anos e tem a intenção de trocar, você precisa ver algo que dê vontade de comprar,” completa o presidente da marca, Germano Couy.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carreira
    • dicas
    • Fotos
    • inovação
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • Colunas

      O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

    Últimas Notícias

    • GOL

      GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

    • IPCA

      Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

    • Porto

      Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

    • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

      Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

    • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

    • Foto do Papa Leão XVI

      O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.