As expectativas do público para o Salão de Tóquio de 2015, que será realizado entre 30 de outubro e 8 de novembro, estão cada vez maiores com as promessas de lançamentos de grandes montadoras. A Honda, por exemplo, lançará sua nova linha-conceito com veículos compactos para mobilidade humana no evento.
FOTOS: 11 carros mais legais de salões pelo mundo em 2015
Segundo a empresa, diferente de outras máquinas que serão lançadas, dois de seus modelos foram projetados com a proposta de facilitar a mobilidade pelas ruas e calçadas. Ambos serão compactos e elétricos: o maior, Wander Stand, assemelha-se a um carrinho de golfe, enquanto o Wander Walker lembra uma scooter de quatro rodas.
NEGÓCIOS: Toyota quer acabar com os carros à gasolina até 2050
A Honda já divulgou alguns dos principais detalhes da sua linha-conceito. Veja:
-
Proposta
Segundo a Honda, o protótipo, que ainda não tem previsão de produção, é uma aposta voltada para os deslocamentos urbanos em grandes metrópoles, onde os espaços tendem a ser cada vez mais reduzidos e congestionados.
-
Conceitos
De acordo com a montadora japonesa, o conceito do Wander Stand foi desenvolvido para que os seus usuários andem mais facilmente pelas ruas. Já o modelo Walk Wander foi projetado para poder se locomover em meio aos pedestres.
-
Wander Stand
Para, no máximo, duas pessoas, o Wander Stand é o modelo de carro elétrico compacto da marca. No interior, o sistema HUD, de realidade aumentada, projeta informações do carro e do percurso diretamente no para-brisas, em frente ao motorista.
-
Wander Walker
Muito mais compacto, o Wander Walker foi desenvolvido, aparentemente, para atender a pessoas com necessidades especiais e dificuldade de locomoção. O modelo, que lembra uma scooter tecnológica de quatro rodas, vem com botão de ‘SOS’ para casos de emergência, buzina e um recurso de navegação com GPS e informações do veículo, do tamanho de um tablet.
-
Anúncio publicitário -
Direção
Apesar de a Honda ainda não ter divulgado detalhes sobre a velocidade e o sistema de condução dos modelos, pelas fotos acredita-se que o Stand é conduzido a partir de um pequeno volante, enquanto o Walker possui duas alavancas (ou manches) que, conforme pressionadas para frente e para atrás, podem acelerar e desacelerar o veículo. Além disso, o segundo modelo também conta com rodas dianteiras que podem ser direcionadas em ângulos de até 90 graus, de modo a facilitar suas manobras pelas ruas das cidades.
Proposta
Segundo a Honda, o protótipo, que ainda não tem previsão de produção, é uma aposta voltada para os deslocamentos urbanos em grandes metrópoles, onde os espaços tendem a ser cada vez mais reduzidos e congestionados.