Uma das reclamações mais comuns feitas por gerentes e supervisores de empresas é o fato de eles terem muito trabalho para realizar em pouco tempo. Seja para orientar pessoas, administrar contas, criando projetos ou participando de eventos, esses profissionais sabem que a responsabilidade que carregam afetam diretamente nos resultados das companhias e, muitas vezes, pode se tornar um fardo desgastante para suas carreiras.
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Devido tamanha cobrança, o que pode parecer uma posição privilegiada, acaba se tornando um cargo difícil para esses funcionários, capaz de causar certos conflitos internos para quem o exerce. Portanto, como figura de um líder, esse profissional deve analisar se o seu emprego é realmente aquilo que ele espera para a sua vida e para o futuro do lugar em que trabalha.
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Para ajudar esses supervisores a se organizarem melhor em suas rotinas dentro e fora do trabalho, Victor Lipman, fundador e diretor da consultoria norte-americana Howling Wolf Training Management, de treinamento de funcionários, reuniu 11 perguntas que todo o gerente deve fazer a si mesmo para saberem se estão no caminho certo de suas profissões. Veja na galeria de fotos quais são elas:
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Eu gasto as minhas energias nas coisas certas?
Comece a se perguntar se você realmente gasta o seu tempo no trabalho em áreas que demandam mais a sua atenção, ou costuma focar suas energias apenas nas funções mais fáceis ou que você mais gosta.
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O quão bem eu entendo os negócios da minha empresa?
Essa questão pode até parecer obvia no gerenciamento de empresas menores, mas em grandes corporações é difícil estar por dentro de cada projeto, parceria e resultado da companhia. Mas seja qual for a situação, para uma melhor tomada de decisões e administração, questione-se se você realmente entende dos negócios do lugar onde você trabalha.
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Porque os clientes enxergam valor na minha empresa?
Para saber o que deve ser priorizado por você dentro da empresa, é preciso entender exatamente o que seus clientes mais valorizam. Seja na área de produtos, serviços, promoções ou atendimento de funcionários.
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Eu entendo bem os meus funcionários?
Avalie se você realmente separa parte do seu tempo no trabalho para ouvir e conhecer melhor as fraquezas, dificuldades e habilidades de seus subordinados. A qualidade de vida e o feedback deles são fundamentais para o crescimento interno de qualquer empresa.
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Eu estou sabendo orientar bem os meus funcionários?
Você, como gerente de uma empresa, precisa sempre se preocupar com o bom funcionamento de sua equipe e, para isso, deve estar constantemente se perguntando se seus funcionários estão sendo bem orientados por você, a fim de apresentarem os resultados que se esperam deles.
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Eu estou sabendo desenvolver boas habilidades na minha equipe?
A melhor forma de ser apreciado pela sua equipe é ensinando seus membros a desenvolverem habilidades que requerem certo tempo e esforço para serem aprendidas. Um bom gerente está sempre preocupado no desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários.
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Eu sou capaz de exercer um trabalho melhor?
Passe a se questionar mais se você seria capaz de exercer um cargo superior ao seu atual. Isso pode estimulá-lo a querer estar mais por dentro dos negócios de sua empresa, pensar em novos projetos, e, quem sabe, ser reconhecido futuramente.
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Eu sou um bom colaborador?
Ser responsável por tantas coisas simultâneas dentro de uma empresa deve estar diretamente relacionado com a colaboração mútua entre você e os outros profissionais da companhia.
Sempre que possível, questione se você oferece a ajuda necessária que a sua equipe precisa, sem esperar nenhum retorno em troca.
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Eu sou justo e ético com as pessoas com quem eu trabalho?
Como já foi visto em muitos escândalos empresariais dos últimos tempos, a reputação de uma companhia pode ser facilmente manchada com atitudes antiéticas, vindas, principalmente, de empresários com grandes responsabilidades nas empresas
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Eu sei lidar com situações difíceis na prática?
Comece a se questionar se você tende a resolver os problemas da sua empresa de forma prática ou está se dedicando apenas aos negócios mais simples e menos problemáticos da companhia. É importante estar sempre preocupado em não deixar que pequenos empecilhos se acumulem, devido a sua falta de disposição em solucioná-los.
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Eu estou servindo de exemplo aos meus funcionários?
Muito além de oferecer orientações teóricas, o gerente de um negócio deve sempre se preocupar em servir como referência e exemplo real de profissional responsável e ético à sua equipe. Isso facilita muito as coisas na hora de orientá-los para fazerem um bom trabalho.
Eu gasto as minhas energias nas coisas certas?
Comece a se perguntar se você realmente gasta o seu tempo no trabalho em áreas que demandam mais a sua atenção, ou costuma focar suas energias apenas nas funções mais fáceis ou que você mais gosta.