16 maiores tendências para 2016

Mercado on-line, geração Y e inteligência artificial devem ganhar ainda mais força

Sarwant Singh

Muito do que já se viu durante este ano irá se repetir em 2016, mas, provavelmente, com uma força maior. Um exemplo é o desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual, presente em 2015, mas deve roubar ainda mais a cena no ano que vem.

Acessibilidade

VEJA TAMBÉM: 9 maneiras de acabar o seu ano bem

Outra previsão é de que as mulheres ocupem ainda mais espaço no meio corporativo. Veja na galeria de fotos as 16 maiores tendências políticas, econômicas e tecnológicas do mundiais para 2016, selecionadas por FORBES:

  • Revolução finetech

    “Finetech” é o termo usado para empresas que se destacam no mercado da inovação, que têm ideia criativas e deixam de lado toda a burocracia das grandes empresas tradicionais. Elas vêm ganhando fortes investimentos, por isso, estima-se que este seja o setor mais competitivo de 2016.

    Um exemplo de finetech é o financiamento coletivo (crowdfunding). Muitas pessoas usam plataformas do tipo para expor seus projetos e arrecadar dinheiro para executá-los.

  • Responsabilidade social corporativa será um diferencial

    A responsabilidade social corporativa é uma forma de gestão na qual a empresa adota relações éticas e transparentes com todos os públicos e impulsiona o desenvolvimento sustentável da sociedade. Em 2016, a RSC estará sob muito destaque e pode ser um diferencial para as empresas.

  • Realidade virtual

    Este será um ano de grande desenvolvimento de conteúdo para realidade aumentada e virtual. Haverá muitos anúncios de lançamentos de produtos como o Oculus Rift, equipamento de realidade virtual para jogos eletrônicos.

  • A força da Geração Y

    Esta geração terá um poder de compra ainda maior fazendo total diferença no mercado do ano que vem. Os mais jovens utilizarão cada vez mais serviços como o Uber e aqueles que são um pouco mais velhos mas ainda fazem parte desta geração estarão pensando em comprar casas e carros.

  • Anúncio publicitário
  • Consumidores

    Os consumidores vão aceitar incentivos para a compra de determinados itens, como promoções e cartões de fidelidade com bônus.

  • Índia deve ultrapassar a China em crescimento

    A China deve entrar em uma fase lenta de crescimento, o crescimento do PIB poderá ser abaixo de 7%. Já a Índia está em um caminho de crescimento forte, se beneficiando das recentes reformas políticas e seu crescimento deve ser de 7,5%.

  • 100% da capacidade e 0% de tempo ocioso

    Serviços como Uber, Skype e Airbnb estarão ainda mais fortes e atuando com 100% da capacidade e 0% de tempo ocioso.

  • Uma mundo cada vez mais delas

    Para o próximo ano, a tendência é cada vez a diversidade de gênero no meio corporativo impulsionada por meio de políticas que busquem introduzir as mulheres não só na economia como também no meio político.

  • strong>Especialistas em Blockchain

    Blockchain é um registro em ordem cronológica de todas as transações que ocorreram na rede, como um livro digital. Este sistema poderia substituir os existentes e agilizar os processos bancários.

    Provavelmente, na festa de fim de ano da empresa do próximo ano terá um especialista em Blockchain.

  • Aliança entre China e Rússia

    Esta nova amizade poderia interromper a corrente de comércio mundial, a Europa poderia ser uma das mais afetadas. O mundo espera para ver exatamente como este acordo irá se manifestar na política formal.

  • Um futuro sem emprego?

    Os processos operacionais de fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais serão ainda mais controlados por meio de dispositivos eletrônicos.

  • Inteligência artificial e aplicativos

    Em 2016, as empresas utilizarão cada vez mais desses serviços e plataformas para fazer marketing e divulgação publicitária.

  • Batalha on-line

    Neste ano, diversas redes que foram vítimas de ataques de hackers. A previsão é que novas leis de segurança cibernética para proteção de dados sejam elaboradas.

  • Foco em outros países

    Com as recentes turbulências que vêm acontecendo nos países que fazem parte dos BRICS a tendência é que o foco passe a ser em empresas de países como México, Vietnã, Nigéria, Indonésia, Romênia e Argélia.

  • Relações políticas e diplomáticas

    Apesar dos conflitos no Oriente Médio a tendência é que políticos e diplomatas continuem a concordar com progressos inovadores.

  • Mercados on-line vão ultrapassar o varejo tradicional

    Em 2016, as vendas on-line vão crescer ainda mais, inclusive em setores em que antes o varejo tradicional dominava, como saúde.

Revolução finetech

“Finetech” é o termo usado para empresas que se destacam no mercado da inovação, que têm ideia criativas e deixam de lado toda a burocracia das grandes empresas tradicionais. Elas vêm ganhando fortes investimentos, por isso, estima-se que este seja o setor mais competitivo de 2016.

Um exemplo de finetech é o financiamento coletivo (crowdfunding). Muitas pessoas usam plataformas do tipo para expor seus projetos e arrecadar dinheiro para executá-los.