Muitas pessoas se dão naturalmente bem ao trabalhar em casa. Para elas, é benéfico estar sozinhas e trabalhar da sua maneira, quase completamente livre das políticas do escritório ou das brigas sobre quem lavou ou não lavou as canecas de café na pia da cozinha compartilhada.
LEIA TAMBÉM: 7 entre 10 trabalhadores se demitiriam por trabalhos mais flexíveis
Porém, para outros, trabalhar em casa pode ser um desafio (mesmo que cerca de 37% da força de trabalho dos Estados Unidos seja remota). Afinal, há muitas distrações: Netflix, as brincadeiras com o gato, conversar com a família, entre outras.
DICAS: 6 hábitos cotidianos de pessoas criativas
Veja na galeria de fotos seis dicas para trabalhar em casa com eficiência:
-
Faça um cronograma e se atenha a ele
Programe seu despertador como um adulto. Comece e termine seu dia em um horário determinado. Se os cronogramas de sua família não impõem estes parâmetros sobre você, você mesmo deve criá-los. Esse procedimento dá ritmo ao seu dia, coloca um ponto final e exige que que você feche o computador em determinado horário, vá para a academia, jante com a sua família ou cuide da sua vida social. Além disso, um cronograma ajuda a definir barreiras entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, que são facilmente perdidas quando se trabalha em casa.
-
Interaja socialmente
Humanos não foram feitos para viverem em isolamento. Se a sua rotina de trabalho não o força naturalmente a estar na companhia física de outras pessoas, você deve conscientemente procurar por isso com regularidade. Quando você criar seu calendário semanal e mensal, marque almoços com colegas, amigos e clientes. Conferências e eventos de networking são ótimos tanto para a carreira quanto para a saúde mental. Hobbies que requerem interação em grupo também são indicados: esportes em equipe, aulas de artesanato, caminhadas com companhia e reuniões de música, por exemplo.
-
Encontre uma comunidade on-line
Todo mundo precisa de outras pessoas para lançar ideias, fazer brainstorms e aumentar sua rede de contatos para oportunidades profissionais. Essas coisas acontecem naturalmente em um escritório. Encontre um grupo no Facebook, um fórum de organização profissional ou colegas com quem você possa conversar periodicamente durante seus dias de trabalho.
-
Vista-se adequadamente
Pijamas não são seus amigos às oito horas da manhã. Levante, tome um banho, vista uma roupa adequada para trabalhar, se arrume. Parecer profissional por fora ajuda a ter a performance de um profissional – e não do esfarrapado e subempregado que muitos pensam que as pessoas que trabalham em casa são.
-
Anúncio publicitário -
Invista em seu local de trabalho
Compre uma mesa boa, uma cadeira de escritório confortável e acessórios que promovam ergonomia e beleza. Além disso, organize seu ambiente de trabalho todos os dias.
-
Mova-se
Se você perceber que está procrastinando, mova o trabalho para a mesa de jantar – ou o jardim, um café, uma livraria, ou até pergunte a um amigo se você pode ficar na casa dele por algumas horas ou semanas.
Faça um cronograma e se atenha a ele
Programe seu despertador como um adulto. Comece e termine seu dia em um horário determinado. Se os cronogramas de sua família não impõem estes parâmetros sobre você, você mesmo deve criá-los. Esse procedimento dá ritmo ao seu dia, coloca um ponto final e exige que que você feche o computador em determinado horário, vá para a academia, jante com a sua família ou cuide da sua vida social. Além disso, um cronograma ajuda a definir barreiras entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, que são facilmente perdidas quando se trabalha em casa.