Quando colegas trabalham bem juntos, todos saem ganhando. Porém, isso não significa que é sempre fácil se dar bem com todos que trabalham com você.
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Com a ajuda de Andy Teach, autor de “From Graduation to Corporation: The Practical Guide to Climbing the Corporate Ladder One Rung at a Time” (ainda sem versão de português); Skip Weisman, especialista em liderança e comunicação no ambiente de trabalho; David Parnell, consultor legal, coach de comunicação e escritor; e Deborah Shane, escritora, palestrante e estrategista de marketing e redes sociais, FORBES compilou uma lista de dez dicas para fazer seus colegas trabalharem melhor com você. Veja na galeria de fotos:
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Faça do trabalho em equipe uma prioridade ao torná-lo parte do sistema de gerência de performance
Isso começa com estabelecer expectativas de performance quando alguém entra na empresa, diz Weisman. “Eu falei com uma cliente em potencial há um tempo que reclamou que seus funcionários não estavam trabalhando bem juntos. Então eu perguntei a ela: ‘você avalia a contribuição deles ao trabalho em equipe como parte do processo anual de avaliação de performance?’. Ela olhou para mim e respondeu como se esse fosse um truque de gênio.” Se você não avaliar e informar as pessoas sobre suas expectativas no início de sua carreira na empresa, isso não será visto como prioridade.
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Aponte o problema
“Explore seus sentimentos e comportamentos em relação a seus colegas”, diz Parnell. “Relacionamentos sociais e profissionais são complicados e interativos, e grande parte da comunicação que ocorre é subconsciente e reativa. ” Se seus colegas parecem ser difíceis, eles podem estar reagindo aos sinais que você transmite – seja consciente ou inconscientemente. Ainda que isso possa ser difícil de aceitar, a verdadeira raiz do problema pode ser você, e o primeiro passo para a mudança é descobrir isso.
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Não reclame para o seu chefe
“Mamãe! Mamãe! Meu irmão está me provocando!” não irá funcionar dessa vez. Na verdade, isso só deixará as coisas difíceis. “Procurar alguém para usar a influência de autoridade dele é a melhor maneira de conseguir uma cooperação que, na verdade, é baseada em um jogo maquiavélico”, diz Parnell. “Faça tudo o que for necessário para remediar a situação primeiro, e só recorra a seu chefe como último recurso.”
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Peça conselhos
Novamente, não recorra a seu chefe para reclamar de um colega de trabalho, mas você pode recorrer a ele para pedir conselhos sobre como melhorar seus relacionamentos no trabalho. “Eles irão apreciar o fato de você ter ido até eles por querer melhorar a dinâmica do time”, diz Teach. “Isso irá ajudar seu supervisor a ver que você é um verdadeiro jogador de equipe.”
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Comunique-se diretamente com seus colegas
“Eu acho que, talvez, esse seja o fator mais importante para melhorar um relacionamento de trabalho”, diz Teach. “É totalmente compreensível que você e seu colega não trabalhem bem juntos, mas depende de você melhorar a situação.” Se a reclamação for feita para o seu chefe, ele ou ela irá provavelmente pedir que você fale diretamente com seu colega de trabalho para tentar solucionar o problema. Então, em vez disso, pergunte a seu colega se ele tem tempo para conversar, talvez ao final do dia ou quando seus projetos estiverem finalizados. Fale sobre seus sentimentos de uma maneira não acusatória, diga a ele que você gostaria muito que vocês pudessem ajudar uns aos outros no futuro e trabalhassem bem juntos, e pergunte se vocês podem fazer isso acontecer. “É possível que ele nem esteja ciente do problema, então provavelmente irá gostar do fato de você mostrar isso”, diz Teach. Parnell concorda. “Eu sei que isso pode ser um clichê, mas você deve mostrar o problema. Se alguém parecer estar abrasivo ou até combativo, fale de suas preocupações com a pessoa e pergunte se há algo que você possa fazer para ajudar.” É desconfortável e certamente não é o caminho mais fácil. No entanto, é o mais efetivo, diz ele.
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Adote a lei da reciprocidade
“Se você ajudar os outros com disposição, os outros automaticamente sentirão um senso de obrigação de retornar o favor”, diz Weisman. Quando você tiver um ou dois minutos extras, pergunte a seus colegas se eles precisam de ajuda com alguma coisa ou faça algum outro ato de gentileza. Talvez seus colegas retribuam e isso melhorará o trabalho em equipe.
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Dê a seu colega um incentivo
Você pode dizer a um colega porque acha que ele precisa trabalhar melhor com você, mas sem um incentivo pode ser que ele não se flexibilize, diz Teach. Explique a ele que, ao melhorar o relacionamento profissional entre vocês, ele terá mais suporte vindo de você, ele gostará mais do trabalho, e por isso terá melhores resultados. Diga a eles que isso pode potencialmente gerar mais apreço e reconhecimento dos superiores, o que pode, talvez, culminar em uma promoção ou um aumento. Deixe claro que, se não trabalharem bem juntos, este cenário será mais difícil de atingir.
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Celebre e retribua o bom trabalho em equipe
Infelizmente, a maioria dos funcionários não se empenha em trabalhar bem com os outros, a não ser que haja algo em troca, diz Weisman. Se você já explicou ao seu colega como ele pode se beneficiar de trabalhar melhor com você e ele continua não se esforçando, converse com seu chefe sobre implementar algum tipo de programa de recompensa ou reconhecimento. Deborah acredita que os empregadores deveriam reconhecer seus colaboradores regularmente por seus esforços pelo time e sua lealdade, tanto de maneira privada quanto para a equipe toda. “Crie um ‘Prêmio de Jogador de Time do Mês’ em que o time vote e recompense o ganhador com um jantar, ou certificado ou um bônus”, ela sugere. Isso irá certamente motivar seus colegas a trabalharem melhor em equipe.
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Saia para almoçar ou tomar um drink
Quando colegas não se dão bem ou não trabalham bem juntos, o problema pode ser simplesmente que eles não se conheçam, explica Teach. A melhor maneira de conhecer um colega melhor é passar mais tempo com ele fora do escritório. “Convide-o para almoçar e converse com ele de igual para igual”, diz o escritor. Você pode também pedir para encontrar com ele para um drink. Use esse tempo para descobrir o que vocês têm em comum fora do trabalho.
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Descubra os desafios e obstáculos de seus colegas
Não conclua sempre que a razão pela qual um colega não trabalha com você é pessoal, diz Teach. Pode ser que eles não gostem do trabalho ou não tenham o treinamento necessário para fazer uma ótima atividade. “Se esse for o caso, ofereça-se para ajudá-lo.”
Faça do trabalho em equipe uma prioridade ao torná-lo parte do sistema de gerência de performance
Isso começa com estabelecer expectativas de performance quando alguém entra na empresa, diz Weisman. “Eu falei com uma cliente em potencial há um tempo que reclamou que seus funcionários não estavam trabalhando bem juntos. Então eu perguntei a ela: ‘você avalia a contribuição deles ao trabalho em equipe como parte do processo anual de avaliação de performance?’. Ela olhou para mim e respondeu como se esse fosse um truque de gênio.” Se você não avaliar e informar as pessoas sobre suas expectativas no início de sua carreira na empresa, isso não será visto como prioridade.