Apesar de toda a atenção dada às SUVs nos últimos tempos, os sedãs continuam ocupando um grande espaço nos mercados automotivos. No mercado norte-americano de quase 17,5 milhões de vendas no ano passado, sedãs médios corresponderam a mais de 2,5 milhões delas. É exatamente por isso que a Ford está lançando uma versão atualizada do Fusion.
VEJA TAMBÉM: Infiniti QX80 é a SUV que mais vale a pena em 2016
Quando a segunda geração do Fusion chegou ao mercado no final de 2012, a Ford falou muito sobre o novo design, a dinâmica de direção, a tecnologia, a escolha de motores e o que se esperava originalmente que fosse o melhor da categoria em economia de combustível. Agora, para o mais novo modelo, os engenheiros e designers da Ford focaram e refinar três destes quatro aspectos.
MAIS FOTOS: Por que o Chev Bolt vai convencer você a ter um carro elétrico
Veja na galeria de fotos mais detalhes do Fusion 2017:
-
Iluminação
As atualizações de 2017 são sutis, mas eficientes. Agora, os faróis avançam até metade da borda inferior e os modelos Titanium, Platinum e Sport têm faróis de LED e tiras de luz ao longo da borda superior. A iluminação de LED também faz parte dos modelos SE com o recentemente disponível pacote Lux.
-
Design exterior
A grade hexagonal que atraiu tanta atenção em 2012 foi agora esticada na horizontal, similar ao Focus 2015. As cinco barras cromadas horizontais foram mantidas nos modelos S, SE e Titanium. Nos modelos Sport e Platinum, as barras foram substituídas por um design em rede similar ao que pode ser encontrado no Fiesta ST e no Focus ST, sendo que o Sport ganha acabamento em preto e o Platinum, cromado.
-
Traseira
Na traseira, as mudanças são praticamente limitadas às novas lanternas. O Sports ganha escapamento similar ao do Shelby Mustang.
-
SYNC3
No interior, o sistema de informação e entretenimento MyFord Touch foi substituído pelo melhorado SYNC3. Em breve, modelos da Ford como este sistema poderão ter o Android Auto e o Apple CarPlay.
-
Anúncio publicitário -
Assistência de direção
Desde que o Fusion atual foi lançado como modelo 2013, oferecia mais ferramentas de assistência de direção do que qualquer outro carro padrão. Porém, desde então, foi alcançado ou superado por muitos outros carros do segmento. O modelo de 2017 adiciona novas capacidades que, no mínimo, o colocam no mesmo patamar dos melhores da categoria. O sistema de controle de cruzeiro agora funciona muito melhor e de maneira muito mais prática. Como o Chrysler 200, o assistente de estacionamento permite estacionar em vagas comuns e fazer baliza e o sistema de câmeras tem agora detecção de pedestres como parte do alerta de colisão.
-
Mais luxo
Desde o lançamento dos modelos Titanium nos carros Ford, este pacote de ferramentas de luxo provou ser uma maneira popular para clientes comuns terem as facilidades encontradas em marcas premium, como Lexus e Audi, por um preço mais acessível. Para 2017, o Fusion está invadindo ainda mais o espaço antes reservado, nos Estados Unidos, para o Lincoln MKZ com uma nova versão Platinum que é similar a versão Vignale disponível no Mondeo na Europa. Como o MKZ e o Mondeo Vignale, o Fusion Platinum tem faróis de LED e amortecedores continuamente controlados, que têm funções únicas como detecção de buracos na pista. O resultado é uma direção mais suave.
Além disso, o Platinum se diferencia do titanium com acabamentos únicos no interior e rodas de 19 polegadas (18 polegadas nas versões híbridas).
-
Potência
Na última vez em que a Ford ofereceu um Fusion Sport de 2009 a 2012, ele era equipado com um motor V6 3.5. Porém, desde o modelo de 2013, nenhum Fusion teve motor V6. Isso muda esse ano com o relançamento do Sport, agora equipado com um V6 2.7 EcoBoost. Desde ser lançado em 2015, este novo V6 twin-turbo menor também foi usado no Edge Sport e um variante 3.0 foi anunciado para o Lincoln MKZ 2017. No Fusion, o V6 foi projetado para produzir 325 cavalos de potência e 474 Nm de torque.
-
Preços
A maioria dos Fusions 2017 estarão disponíveis a partir de maio. O Sport, que a Ford espera que corresponda a 3% a 5% das vendas, chegará no final de julho, com preços a partir de US$ 34.350 nos Estados Unidos. O Platinum custará US$ 37.495 e o Fusion S, US$ 22.995.
Iluminação
As atualizações de 2017 são sutis, mas eficientes. Agora, os faróis avançam até metade da borda inferior e os modelos Titanium, Platinum e Sport têm faróis de LED e tiras de luz ao longo da borda superior. A iluminação de LED também faz parte dos modelos SE com o recentemente disponível pacote Lux.