Com quantas pessoas você conversou hoje? Há chances de que a maioria delas mentiu para você – e mais de uma vez. É um fato difícil de aceitar, mas até mesmo seus amigos mais próximos e seus colegas mentem para você regularmente.
O psicólogo da Universidade de Massachusetts Robert Feldman estudou a mentira por mais de uma década, e sua pesquisa chegou a algumas conclusões surpreendentes. A mais chocante delas é que 60% das pessoas mentem durante uma conversa de dez minutos, e que elas contam uma média de duas a três mentiras durante esse curto período de tempo. A maioria das pessoas estudadas por Feldman sequer percebem todas as mentiras que contaram até o fim da conversa, quando a assistem em vídeo.
LEIA TAMBÉM: Como hackear seu cérebro com a tecnologia para ter um 2016 incrível
As pessoas mentem em conversas cotidianas para parecerem mais agradáveis e competentes. Ainda que homens e mulheres mintam com a mesma frequência, tendem a mentir por razões diferentes. “As mulheres tendem a mentir para fazer a pessoa com quem estão conversando se sentir bem, enquanto homens tendem a mentir para fazer eles mesmos parecerem melhores”, disse Feldman.
Uma nova pesquisa conduzida pela Dra. Leanne ten Brinke, da Haas School of Business, sugere que, ainda que a maioria de nós tenha bons instintos para reconhecer mentiras, nós hesitamos em reconhecer mentirosos em ambientes profissionais porque nos sentimos culpados em desconfiar. Chamar alguém de mentiroso sem uma boa razão é uma proposição assustadora para a maioria.
E MAIS: 5 razões pelas quais seus funcionários pedem demissão
Felizmente, a pesquisa da Dra. Leanne aponta para sinais comportamentais e psicológicos objetivos e bem documentados que podem ser usados para tirar conclusões exatas sobre a sinceridade de outras pessoas. Veja na galeria de fotos os sinais que você deve observar para reconhecer uma mentira:
-
Cobrir a boca
As pessoas geralmente cobrem a boca quando mentem. Uma mão sobre a boca ou mesmo um toque nos lábios mostra que elas estão mentindo porque sua linguagem corporal inconsciente mostra uma quebra na comunicação. Quando mentem, as pessoas também cobrem instintivamente partes vulneráveis do corpo, como cabeça, pescoço ou abdômen, porque mentir faz com que essas partes pareçam expostas e abertas a ataques.
-
Repetições e excesso de detalhes
Mentirosos odeiam o silêncio, então tentam frequentemente preenchê-lo falando mais do que o necessário. Eles dão muito mais informação do que era preciso ou do que foi solicitado. Às vezes, quanto mais você ficar quieto mais detalhes o mentiroso jogará sobre você para tentar convencer a você e a ele mesmo da história. Mentirosos costumam também repetir uma frase diversas vezes na tentativa de ganhar tempo para organizar seus pensamentos.
-
Preparar uma fuga
Em uma tentativa inconsciente de encontrar uma rota de escape, pessoas que estão mentindo costumam inclinar seus corpos em direção à porta quando estão sentadas. Se estiverem em pé, elas podem até mover-se para mais perto da porta. Podem também mudar sua postura de relaxada para tensa, pois seus corpos entram em alerta como uma preparação inconsciente para fugir.
-
3. Fique frente a frente
Agende um bate-papo, só você e a pessoa. Seja direta e assertiva, não agressiva e combativa. Diga a ela em um tom sereno que você sentiu que há algum atrito entre vocês e gostaria de conversar sobre isso, honesta e profissionalmente. Você ficaria surpresa com o quanto as pessoas apreciam uma discussão direta. Ela provavelmente está procurando uma oportunidade para desabafar sobre você, então por que não para você?
-
Anúncio publicitário -
Mudanças na respiração
A respiração das pessoas fica mais pesada quando estão mentindo, pois mentiras causam mudanças nos batimentos cardíacos e no fluxo sanguíneo. Por vezes, os mentirosos têm até dificuldade para falar, pois as membranas mucosas da boca secam como parte das respostas do corpo a mentiras.
-
Mudanças nos padrões de movimento dos olhos
Dizem que os olhos são as janelas da alma. Isso é especialmente verdade quando alguém está mentindo. Não é para onde a pessoa está olhando que importa, mas a mudança na direção. Algumas pessoas, por exemplo, olham para cima e para a direita quando estão lembrando de informação, mas para baixo quando estão mentindo. Para outras pessoas, é o oposto. Uma mudança no movimento dos olhos pode ser um indicativo muito forte de mentiras, mas você precisa conhecer o padrão típico da pessoa primeiro. Por isso, essa tática é mais fácil de ser usada com pessoas que você conhece bem, ou pelo menos interage regularmente. Porém, há um movimento de olhar que é universal: pessoas que estão mentindo tendem a olhar em direção à porta, sua rota de escape inconsciente.
-
Agressividade
Mentirosos ficam agressivos em uma conversa sem razão aparente. Às vezes, eles ficam hostis e apontam agressivamente em sua direção. Outras vezes, mantêm contato visual excessivo sem piscar, em uma tentativa abrasiva de aparentar sinceridade.
-
Inquietação
Inquietação é um sinal claro de energia nervosa. Mesmo mentirosos com prática se preocupam com a possibilidade de você não acreditar neles, então eles liberam essa energia nervosa ao mexer no cabelo, mexer os pés ou os dedos, mexer nas orelhas etc. Balançar os pés é uma expressão comum de energia nervosa associada à mentira. O pé começa a se mover porque o mentiroso se sente vulnerável e seu corpo quer escapar.
-
Todos os sinais juntos
Antes de chegar a uma conclusão, assegure-se de considerar o que constitui o comportamento normal da pessoa que você pensa estar mentindo para você. Os indicadores acima só fazem sentido no contexto do comportamento típico de uma pessoa. Se o seu colega tem hiperatividade e se inquieta constantemente, você não pode tomar essa característica como um sinal de mentira. Além disso, algumas pessoas, como os psicopatas, não demonstram esses comportamentos porque não se sentem nervosos ou culpados por mentir. Um estudo britânico mostrou que a incidência de psicopatia entre CEOs é quatro vezes maior do que na população geral, então isso não é tão improvável quanto parece.
Cobrir a boca
As pessoas geralmente cobrem a boca quando mentem. Uma mão sobre a boca ou mesmo um toque nos lábios mostra que elas estão mentindo porque sua linguagem corporal inconsciente mostra uma quebra na comunicação. Quando mentem, as pessoas também cobrem instintivamente partes vulneráveis do corpo, como cabeça, pescoço ou abdômen, porque mentir faz com que essas partes pareçam expostas e abertas a ataques.