Ainda que o segmento de SUVs mostre crescimento contínuo, como indicado pela atividade de compras registrada pela empresa norte-americana de avaliação e pesquisas automotivas Kelley Blue Book, o segmento de carros compactos se mantém em terceiro lugar no mercado, atrás das SUVs e dos carros de tamanho médio. Isso significa que os carros compactos ainda têm um papel importante nas estratégias de vendas a longo prazo de montadoras.
VEJA TAMBÉM: Volvo V90 aposta em luxo, tecnologia e segurança
Também é fato que a tecnologia tem papel cada vez mais importante na hora da escolha de um carro, especialmente para compradores jovens que tendem a procurar por automóveis compactos. A Hyundai redesenhou o novo Elantra 2017 com todos esses fatores em mente.
MAIS FOTOS: Conheça a nova Ferrari GTC4Lusso
Duas versões adicionais do Elantra serão lançadas no final de 2016, mas detalhes dos modelos Eco e Sport ainda não foram revelados. O Elantra SE irá permanecer como modelo base e o Elantra Limited será a versão de luxo, que irá oferecer ferramentas avançadas de tecnologia e segurança.
Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre o Hyundai Elantra:
-
Tamanho
O tamanho exterior do Elantra não mudou drasticamente. Houve um aumento de 2 centímetros no comprimento e 2,5 cm na largura. A classificação de tamanho da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) coloca o carro como um sedã de tamanho médio com 3,12 m³ de volume interior total. Isso o coloca no mesmo patamar de seus maiores rivais, o Honda Civic e o Toyota Corolla. O interior não se parece com o de um carro compacto, pois há muito espaço para a cabeça e para os pés e excelente visibilidade exterior.
-
Conforto
O novo interior do Elantra pode ser equipado com bancos traseiros e dianteiros aquecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, bancos traseiros com descanso para braços central e controle de temperatura na frente e atrás. A Hyundai também acrescentou um botão para ligar o carro quando a chave está próxima e um porta-malas inteligente com abertura automática.
-
Tecnologia
Há ainda uma grande variedade de novas ferramentas tecnológicas padrão e opcionais, como sistema de áudio com tela de 7 polegadas e um sistema de navegação com tela de 8 polegadas. Tecnologias de segurança, como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle de cruzeiro inteligente, alerta de saída da pista, assistente para permanecer na pista, câmera de visão traseira, alerta de ponto cego, alerta de tráfego próximo traseiro e integração de smartphones através do Apple CarPlay e do Android Auto.
-
Motor
O Elantra não foi criado com foco em velocidade, mas o novo motor 2.0 oferece impressionantes 147 cavalos de potência e 179 Nm de torque. O motor envia potência às rodas dianteiras através de um transmissor de seis velocidades que pode ser manual ou automático. Com o modo “esporte” ativado, a aceleração é competitiva e refinada com qualquer um dos transmissores. A eficiência de combustível vai de 12,3 a 14 quilômetros por litro dependendo da transmissão e do modelo.
-
Anúncio publicitário -
Direção
A direção mais suave do novo Elantra deve-se em parte a melhorias nas suspensões dianteiras e traseiras. O carro agora incorpora 40 vezes mais adesivo estrutural do que a versão do ano passado, o que aumenta a rigidez e a vedação do corpo. Há também um aumento significativo em aço de alta resistência, de 21% a 53%, no chassi. Estas mudanças aumentam a segurança no caso de colisões e a rigidez estrutural ao mesmo tempo em que diminuem os barulhos.
-
Preço
Apesar de todas essas mudanças e melhorias, o modelo base começa em apenas US$ 17.150 nos Estados Unidos, US$ 100 a menos do que o modelo de 2016. As versões Limited topo de linha começam em US$ 22.350. A experiência de direção melhorada e a alta tecnologia irão manter a competitividade do Elantra em um segmento de mercado que ainda tem grande importância.
Tamanho
O tamanho exterior do Elantra não mudou drasticamente. Houve um aumento de 2 centímetros no comprimento e 2,5 cm na largura. A classificação de tamanho da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) coloca o carro como um sedã de tamanho médio com 3,12 m³ de volume interior total. Isso o coloca no mesmo patamar de seus maiores rivais, o Honda Civic e o Toyota Corolla. O interior não se parece com o de um carro compacto, pois há muito espaço para a cabeça e para os pés e excelente visibilidade exterior.