5 dicas para se dar bem com o novo algoritmo do Instagram

Use-o a seu favor e aumente o engajamento de sua marca

Redação

O Instagram, app do Facebook, sempre foi amado por mais de 400 milhões de usuários. Porém, isso foi antes de adicionar um algoritmo a seu feed de fotos e chatear milhões de pessoas da noite para o dia. Antes, as imagens eram exibidas em ordem cronológica reversa, mas agora serão com base em uma série de critérios secretos e, depois, mostradas fora de ordem aos usuários.

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Como o Instagram diz, seus usuários vão agora ver as imagens “com base na probabilidade de você estar interessado no conteúdo, seu relacionamento com a pessoa que postou e a periodicidade da postagem”. Em outras palavras, o que o Instagram pensar que você vai gostar com base no período de tempo que você segue a pessoa, comentários, curtidas, frequências, atualidade e outros indicadores que o Facebook usa.

Naturalmente, esse movimento não afetará a todos igualmente. Veja na galeria de fotos cinco dicas para minimizar os gastos com mídia e dar a sua marca a melhor chance de sucesso:

  • Não poste demais

    Esta é uma maneira clara de se penalizar e fácil de fazer quando você perceber que seu conteúdo não está recebendo o mesmo nível de engajamento após a mudança. Se o funcionamento for como o algoritmo do Facebook, postar demais faz com que seu conteúdo pareça ter pouca qualidade e seja empurrado para baixo do feed. Remova seu ego, aceite que nem tudo o que você posta será ouro, olhe para os dados abaixo e freie o entusiasmo.

    Dica: descubra se você está postando demais usando o site Iconosquare.

  • Ative as redes de engajamento – interna e externa

    Isso pode ser feito de muitas maneiras, mas fazer seu conteúdo parecer mais cativante agora é uma coisa boa. Sua primeira linha defensiva são os funcionários de sua empresa e, depois disso, estabelecer vários grupos nas redes sociais, listas no Twitter, e-mail e outros grupos em redes sociais vão manter e levantar os níveis.

    Dica: crie um grupo no Whatsapp para impulsos de engajamento de emergência.

  • Desenvolva um estilo visual que faça as pessoas reconhecerem sua marca instantaneamente

    Tom Ford, Cadbury’s, Adidas e Starbucks fazem isso muito bem usando filtros, cores e ícones da marca. Use bordas, fontes, cores e filtros para criar um estilo forte que as pessoas reconheçam facilmente e saibam que é “você”. Isso não apenas unificará seu conteúdo, mas também aumentará o engajamento, pois é menos provável que as pessoas passem reto por um conteúdo que elas sabem que é de uma fonte confiável.

    Dica: use ferramentas como Canva para criar templates customizáveis que você pode reusar.

  • Não compre seguidores

    É tentador adquirir fãs pensando que isso irá resolver os problemas (afinal, todos dizem que as pessoas se unem a grupos grandes) mas fazer isso vai acabar com suas estatísticas de engajamento por causa das contas mortas. Mesmo se o prometerem contas “ativas”, essas contas não curtem, comentam ou compartilham seu conteúdo e, essencialmente, derrubam suas médias.

    Dicas: gaste o dinheiro em anúncios em vez disso. Isso o fará ganhar fãs a longo prazo e engajamento de pessoas interessadas.

  • Anúncio publicitário
  • Use a ciência para maximizar o engajamento existente

    Dan Zarella é um profissional que observa dados de mídias sociais regularmente. Usando seus grupos de dados, você pode tomar decisões mais inteligentes sobre o conteúdo futuro que você postará. Por exemplo: mais tags significam mais curtidas, Willow é o melhor filtro para ganhar curtidas, fotos sem saturação ganham mais curtidas, fotos com rostos tem 35% mais curtidas.

    Dica: para descobrir dados personalizados para sua conta use PicStats.

Não poste demais

Esta é uma maneira clara de se penalizar e fácil de fazer quando você perceber que seu conteúdo não está recebendo o mesmo nível de engajamento após a mudança. Se o funcionamento for como o algoritmo do Facebook, postar demais faz com que seu conteúdo pareça ter pouca qualidade e seja empurrado para baixo do feed. Remova seu ego, aceite que nem tudo o que você posta será ouro, olhe para os dados abaixo e freie o entusiasmo.

Dica: descubra se você está postando demais usando o site Iconosquare.