Estudos mostram que a primeira impressão de uma pessoa é algo muito difícil de mudar, e levam apenas alguns segundos para decidir se gostamos de alguém ou não. Com isso, é compreensível o medo que muitos possuem de conhecer gente nova.
Muitos acreditam que ser alguém que as pessoas gostem é algo natural e inalcançável, como algo pré-determinado, exclusivo das pessoas mais sociáveis, bonitas e talentosas. Entretanto, na realidade, ser uma pessoa que todos gostem é algo que está sob nosso controle e depende muito da inteligência emocional de cada um.
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Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (UCLA) avaliou 500 adjetivos com base em sua importância percebida a simpatia. Os melhores posicionados não são adjetivos relacionados à inteligência ou atraentes (características inatas), mas sim sobre sinceridade, transparência e compreensão de sentimentos, entre outros. Tais adjetivos descrevem as pessoas que tem habilidade no lado social da inteligência emocional.
Veja na galeria de fotos 8 dicas do que fazer quando você for conhecer novas pessoas:
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Pratique escutar mais os outros
Escute com atenção a pessoa com quem você está conversando, isso é mais valioso do que planejar suas falas durante o diálogo. Fazer perguntas espontâneas é um bom modo de mostrar sua atenção. Se você fez uma pergunta, não atrapalhe a fala da pessoa, e não se distraia pensando no que você deve falar depois.
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Deixe a pessoa com quem você está conversando falar primeiro
Deixe a outra pessoa guiar a conversa. Porém, você pode sempre fazer boas perguntas para colaborar. Tomar a frente da conversa mostra dominação, e isso não ajuda na construção do conforto e confiança na relação.
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Seja autêntico
Ser autêntico e honesto é essencial para ser uma pessoa simpática. As pessoas se tornam mais próximas de quem é sincero porque elas sabem que podem confiar. Para ser alguém confiante é necessário se sentir bem do jeito que você é, tornando-se assim uma pessoa muito mais interessante.
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Use uma boa linguagem corporal
Conhecer o seu tom de voz, seus gestos e suas expressões, tendo a certeza de que eles são positivos em uma conversa, farão com que as pessoas gostem de você. Usando um tom de voz entusiasmado, mantendo os braços descruzados, fazendo contato visual e inclinando em direção à pessoa com quem você está falando são exemplos de linguagem corporal positiva.
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Tenha conversas rápidas
Isso pode soar banal, mas pesquisas mostram que começar relações com conversas de apenas cinco minutos é algo que gera bons resultados. As pequenas conversas podem parecer uma perda de tempo apenas para quem não entende seu propósito positivo na construção das relações.
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Faça pesquisas
As pessoas adoram quando você sabe algo delas que elas não precisaram contar para você. Não seja perturbador, mas saiba fatos simples que podem ser vistos no LinkedIn ou outros sites. Isso pode não funcionar em encontros não programados, mas pode dar certo em entrevistas de emprego ou consultas com um grande cliente. Descubra tudo o que você puder sobre a pessoa que você irá encontrar e sobre sua companhia, isso mostra responsabilidade e iniciativa.
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Lembre nomes
O nome é uma parte essencial da identidade de cada um. Pessoas simpáticas usam os nomes corretos das pessoas ao vê-las. Não use apenas o nome da pessoa quando você as encontra, use também no meio da conversa, ela se sentirá importante.
Se você for ruim com nomes, mas bom em reconhecer rostos, divirta-se com isso e faça disso um exercício de memória. Ao encontrar alguém, não tenha medo em perguntar seu nome novamente, isso será necessário para não esquecê-lo da próxima vez.
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Deixe o seu celular de lado
É impossível obter confiança e monitorar seu celular ao mesmo tempo. Nada é mais desanimador quando uma pessoa começa a digitar ou olhar para o telefone no meio de uma conversa. Quando você estiver com alguém, foque toda sua energia no diálogo. Você verá que conversas são mais proveitosas quando você se concentra nelas.
Pratique escutar mais os outros
Escute com atenção a pessoa com quem você está conversando, isso é mais valioso do que planejar suas falas durante o diálogo. Fazer perguntas espontâneas é um bom modo de mostrar sua atenção. Se você fez uma pergunta, não atrapalhe a fala da pessoa, e não se distraia pensando no que você deve falar depois.