A Volkswagen manteve a liderança como maior grupo automotivo do mundo pelo quinto ano seguido, mas a companhia alemã foi superada mais uma vez nas vendas de automóveis e comerciais leves.
LEIA MAIS: Carro autônomo da Volvo tem aval para teste na Suécia
Renault, Nissan e Mitsubishi venderam, juntas, 10,76 milhões de carros e comerciais leves em 2018, segundo cálculos da Reuters baseados em dados divulgados hoje (30). O grupo não vende caminhões pesados.
A Nissan reportou vendas de 5,65 milhões de veículos no ano passado, queda anual de 2,8%. A Mitsubishi teve alta de 18% nas vendas, para 1,22 milhão de unidades, enquanto a Renault vendeu 3,88 milhões de veículos, alta de 3,2%.
Enquanto isso, a Volkswagen teve alta de 0,9% nas vendas, a 10,83 milhões de veículos, incluindo os negócios das unidades de caminhões MAN e Scania. Excluindo os caminhões pesados, o grupo alemão vendeu 10,6 milhões de veículos.
A Toyota manteve a terceira posição no ranking, anunciando vendas de 10,59 milhões de veículos, incluindo as marcas Toyota e Lexus, e a subsidiária de carros compactos Daihatsu e de caminhões Hino Motors.
Excluindo a Hino, as vendas da Toyota somaram 10,39 milhões de veículos em 2018. A montadora japonesa tem dito que pretende vender 10,76 milhões de veículos este ano.