Bom dia! Hoje é quarta-feira, 24 de maio.
Cenários
Conforme o esperado, na noite da terça-feira (23) a Câmara aprovou o texto-base do projeto do arcabouço fiscal. O inesperado foi o tamanho da maioria. O projeto recebeu 372 votos, 115 mais que o necessário para a aprovação. Foram 108 votos contrários e uma abstenção. Nesta quarta-feira a Câmara deve apreciar sete destaques e, em seguida, o texto vai para o Senado, onde deve ter aprovação rápida.
Perspectivas
Já nos Estados Unidos a situação é muito diferente. Governo democrata e oposição republicana não conseguem chegar a um acordo sobre o aumento do teto da dívida pública. E a data em que o prazo para que o governo fique inadimplente, dia 1º de junho, está se aproximando.
Enquanto o acordo não sai, os mercados reagem. Uma eventual inadimplência governamental provocaria uma forte desaceleração na economia americana, além de elevar os riscos de mercado. Por isso, a quarta-feira começa com uma queda nos contratos futuros de ações e nos preços de commodities relevantes, como o petróleo em Londres e o minério de ferro no porto de Dalian, na China.
Indicadores
- Brasil
Sem indicadores relevantes
- Estados Unidos
Divulgação das atas da reunião do Fomc (Mai)
- Zona do Euro
Discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde