Bom dia. Estamos na sexta-feira, 26 de abril.
Cenários
Nesta sexta-feira (26) serão divulgados dois índices importantes de inflação. No Brasil sai o IPCA-15 de abril, prévia da inflação oficial do mês, que será divulgada no início de maio. As expectativas são de uma desaceleração em relação a março, com a variação acumulada em 12 meses caindo para 3,80% ante os 4,14% de março. Nos Estados Unidos será divulgada a variação do Personal Consumption Expenditure (PCE), considerada a inflação preferida do Federal Reserve (FED), o banco central americano.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Perspectivas
Na quinta-feira (25) foi divulgada a prévia do núcleo do PCE no primeiro trimestre. A variação em 12 meses foi de 3,7%, acima dos 3,4% esperados e bastante superior aos 2,00% do trimestre anterior. Isso deteriorou as expectativas, pois indicou uma inflação bastante acelerada. Assim, as projeções para o início da queda dos juros nos EUA foram mais uma vez postergadas para o terceiro trimestre do ano, o que trouxe volatilidade aos preços dos ativos.
Uma inflação americana acima do esperado pode reforçar esse movimento, provocando uma nova onda de queda das ações e de alta do dólar em relação às demais moedas, real incluído.
Indicadores
- Brasil
IPCA-15 (Abr)
Esperado: 0,29%
Anterior: 0,36%
IPCA-15 (12m)
Esperado: 3,80%
Anterior: 4,14%
- Estados Unidos
PCE (Mar)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%
PCE (12m)
Esperado: 2,6%
Anterior: 2,5%
Núcleo do PCE (Mar)
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,3%
Núcleo do PCE (12m)
Esperado: 2,6%
Anterior: 2,8%