Bom dia. Estamos na quinta-feira, 12 de setembro.
Cenários
Faltando apenas três minutos para o fim do prazo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (12), a manutenção da desoneração da folha de pagamentos. A medida beneficia empresas de 17 setores consideradas intensivas em mão de obra e também alivia as contas públicas dos municípios.
Leia também
Contrariando recomendações do Banco Central (BC), a medida incluiu um recurso extra para conseguir cumprir as metas fiscais: R$ 8,6 bilhões de pessoas físicas e empresas esquecidos nos bancos.
No cenário internacional, nesta quinta-feira haverá a divulgação da inflação americana no atacado de agosto, medida pelo Producer Price Index (PPI) e o relatório semanal de pedidos iniciais de seguro-desemprego.
Perspectivas
O uso do dinheiro esquecido nos bancos tem sido criticado pelo Banco Central, que enviou uma nota técnica ao Congresso na segunda-feira (9). Segundo o BC, a proposta está “em claro desacordo com sua metodologia estatística, indo de encontro às orientações do TCU (Tribunal de Contas da União) e ao entendimento recente do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a matéria.”
Assim, a aprovação da matéria pode ter um resultado negativo sobre o mercado nesta quinta-feira.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Vendas no varejo (Jul)
Esperado: + 0,5%
Anterior: – 1,0%
Vendas no varejo (Anual)
Esperado: 4,2%
Anterior: 4,0%
- Estados Unidos
Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 227 mil
Anterior: 227 mil
Inflação no atacado / PPI (Ago)
Esperado: 0,1%
Anterior: 0,1%
Inflação no atacado / PPI (12m)
Esperado: 1,8%
Anterior: 2,2%
Núcleo da inflação no atacado / PPI (Ago)
Esperado: 0,2%
Anterior: 0,0%
Núcleo da inflação no atacado / PPI (12m)
Esperado: 2,5%
Anterior: 2,4%
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram