Ester Carro

28 anos

Sobre Ester Carro

“Estou em choque, quase caindo de tanta emoção!”, exclamou Ester ao ser informada de que havia sido escolhida para esta lista. Nascida no complexo de Paraisópolis, em São Paulo, mãe solo, filha de diarista e pedreiro, ela cursou arquitetura e urbanismo com o sonho de mudar a favela onde cresceu – e foi a primeira da comunidade a concluir um mestrado, além de ter sido aprovada em primeiro lugar no doutorado. Hoje, ela é cofundadora e presidente do Instituto Fazendinhando, de transformação territorial, cultural e socioambiental em favelas, tudo feito pelos moradores – e para eles. 

A iniciativa promove a revitalização de áreas públicas degradadas, a reforma de moradias precárias e a capacitação feminina na construção civil. “Quero participar do desenho, da construção e do desenvolvimento das favelas do Brasil; quero estar na tomada de decisões, pensando em um futuro mais seguro e com mais oportunidades para a sociedade”, diz. 

Em 2023, ela assinou um ambiente na CASACOR São Paulo que resgatou memórias de sua vida em Paraisópolis, pelo qual ganhou o Prêmio Especial Veja. Venceu também o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara de Vereadores de São Paulo e foi uma das personagens do livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Brasileiras Extraordinárias (Editora Planeta).

Baixe já o app

Acesse a edição 115 da Forbes Brasil e veja a lista completa Baixar Agora
×