Sobre Sérgio Kendy, Mateus Bragatto e Mateus Queiroz
Desde cedo, Sérgio Kendy era crítico e perfeccionista. Ao acompanhar o pai na instalação de uma loja de açaí, o recém-formado de 25 anos fez várias críticas ao projeto. “Por que você não faz melhor?”, perguntou o pai. Kendy levou a pergunta a sério.
Ao lado de dois colegas de faculdade, ele inaugurou uma loja de açaí em Londrina, norte do Paraná. Com pouco dinheiro, cada um investiu R$ 5 mil. Eles faziam tudo, de buscar os insumos em São Paulo até atender os clientes e limpar o estabelecimento. “Não sabíamos a dimensão do que estava por vir, mas, desde sempre, buscamos fazer o nosso melhor em tudo”, diz Kendy.
A ideia deu certo. Muito. Atualmente, o grupo The Best tem duas empresas. A The Best Açaí, com 270 lojas (19 próprias, 251 franqueadas) e a indústria Amadelli Alimentos, que produz 20 toneladas de açaí e sorvete por dia. O faturamento estimado é de R$ 350 milhões.
Para driblar os problemas da entrega, a logística é própria. Os fundadores se surpreendem com o sucesso. “Não entendíamos do mercado e, em seis anos, somos franqueadora, indústria e logística. É surreal”, diz Mateus Bragatto. “Celebramos cada uma de nossas conquistas”, afirma Mateus Queiroz.