Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Chief happiness officer: como a felicidade criou uma nova profissão

Chief happiness officer: como a felicidade criou uma nova profissão

Com alta demanda durante a pandemia, cargo incorpora o bem-estar do colaborador no centro da estratégia de negócio das empresas

Maria Laura Saraiva
20/05/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Flashpop/Getty Images
Flashpop/Getty Images

O CHO – chief happiness officer – é responsável por promover o bem-estar dos colaboradores nas empresas

Para os hedonistas, ela é uma busca eterna pelo prazer. Para os estóicos, um conjunto de ações virtuosas. Para os budistas, a renúncia do ego. Mas o que gregos e troianos concordam é que a felicidade é indispensável para todos os setores da vida – incluindo o trabalho. 

Foi a partir desse conceito que uma empresa dinamarquesa – a Woohoo Partnership – criou, em 2003, uma metodologia voltada para a satisfação do colaborador, dando origem ao certificado de chief happiness officer. Esse profissional é responsável por elaborar estratégias e ações que promovam a felicidade corporativa, melhorando índices de engajamento e produtividade de todo o time e, consequentemente, da empresa como um todo.

LEIA MAIS: 4 maneiras de ser mais feliz no trabalho

“O chief happiness officer é o grande embaixador e influenciador do tema da felicidade nas companhias. Ele é alguém que vai vai liderar o debate sobre saúde mental e bem-estar nesses ambientes”, explica Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect | Happiness At Work, uma das empresas brasileiras especializadas no tema. De acordo com ela, a primeira coisa a levar em consideração é que o conceito de felicidade corporativa é abstrato e ultrapassa as famosas pausas para o cafezinho: trata-se da experiência constante e duradoura de se sentir reconhecido, valorizado e realizado em uma empresa. “Nós vamos passar mais de 80 mil horas das nossas vidas trabalhando. A única maneira de ser feliz com isso é atribuindo um significado especial para aquilo que fazemos”, diz. 

CHO: o “chefe da felicidade”

Qualquer profissional pode se tornar um CHO ou mesmo absorver a técnica para colocá-la em prática na sua ocupação atual. Para isso, é necessário procurar alguma das organizações que oferecem o certificado. Em média, a formação dura de três a cinco dias e é ministrada por psicólogos e especialistas do mercado. Hoje, no Brasil, já existem 169 profissionais qualificados na área, segundo o Instituto Feliciência e a Reconnect, além de um aumento expressivo de 200% na procura pelos cursos desde o ano passado. 

Aliado da psicologia positiva, o “chefe da felicidade”, como é apelidado esse profissional, costuma iniciar seu plano de ação com pesquisas qualitativas e quantitativas a respeito do bem-estar dos colaboradores da empresa. A partir desse entendimento, é hora de montar um diagnóstico e traçar iniciativas que façam sentido no grupo, de reuniões de feedbacks a mudanças de tarefas. “Muitas empresas focam apenas em dar benefícios, kits, festas, cursos, aumento de salário, e se esquecem que felicidade não é sobre o que as pessoas recebem, mas sobre como elas se sentem”, afirma Renata. 

E é por isso que o trabalho do CHO vai bem além do happy hour.  Carla Furtado, fundadora e professora do Instituto Feliciência, explica que os planos de ação variam de acordo com o tipo e a fase da empresa, mas que sempre devem englobar os fatores positivos e negativos que impactam na vida daquele profissional. “A primeira coisa a se fazer é uma visita à cultura da organização, que normalmente vai estar descrita no conjunto de princípios como a missão, a visão, os valores e o propósito. É importante perceber se essas coisas são realmente colocadas em prática pela equipe. O segundo passo é o alinhamento de liderança, porque de nada adianta ter um programa de felicidade quando os líderes são tóxicos ou assediadores. Sem essas ações prévias, a felicidade não se sustenta”, afirma.

Ser feliz dá lucro

Quando bem conduzida, a felicidade pode ser uma mina de ouro para as empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela “Harvard Business Review”, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Para a  empresa, este impacto resulta, ainda, em 55% menos demissões e uma probabilidade 125% menor de casos de burnout.  

“O sofrimento é uma torneira aberta em termos de recursos, seja por causa de afastamentos, baixo engajamento ou rotatividade. Tudo isso leva a uma perda de ativos. Cientificamente falando, temos estudos que mostram um aumento do engajamento após os programas de felicidade e uma incidência menor de transtornos mentais”, diz Carla. 

Por esse motivo, o chief happiness officer também costuma atuar ao lado dos setores de crescimento e desenvolvimento das companhias. “É um match entre a ciência da felicidade e a gestão estratégica que precisa entregar resultados”, explica a fundadora do Feliciência. 

VEJA TAMBÉM: 12 ingredientes para trabalhar mais feliz

O bem-estar nunca foi tão urgente

Consolidada na Europa há mais de 15 anos, segundo as especialistas, o chief happiness officer nunca foi tão requisitado como durante a pandemia. “A profissão cresceu por causa do avesso da felicidade, o sofrimento”, ressalta Carla. Diante dos números alarmantes de transtornos mentais entre os brasileiros, tanto a Reconnect como a Feliciência registram uma explosão na procura por parte das empresas. “Elas começaram a perder talentos e produtividade durante o último ano. Foi nesse momento que observamos que a felicidade do colaborador passou a ser levada a sério. Se antes nosso debate era encarado com ceticismo, agora os líderes já estão percebendo a importância disso”, afirma Renata. 

Muitas vezes classificado como hype ou profissão do futuro, o CHO, na verdade, não é nenhum dos dois. Além da urgência pelo bem-estar dos colaboradores, em meio a um cenário de luto, crise e isolamento, uma pesquisa feita pelo Employment and Employability Institute mostrou que a felicidade corporativa é quase um ponto obrigatório para a próxima geração de trabalhadores, os millennials. Destes, 53% querem atuar em empresas cujos valores sejam os mesmos que os seus, enquanto 75% procuram uma rotina flexível entre trabalho e tempo livre. Outros 44% dizem que buscam um ambiente amigável e 90% almejam desafios e oportunidades de crescimento. 

“Esperar a sexta-feira para ser feliz é jogar a vida fora. O tempo não pode ser poupado para ser vivido depois. O trabalho precisa ir além da subsistência, ele fala da nossa identidade, da nossa colaboração com o mundo e do legado que vamos deixar”, finaliza Carla Furtado.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • bem-estar
  • Carreira
  • comportamento
  • felicidade corporativa
  • FORBES

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.