Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / Como o senso de propósito impacta os negócios?

Como o senso de propósito impacta os negócios?

No negócio, a pessoa está no papel principal, e em segundo, a organização

Haroldo Rodrigues
24/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Pixabay
Pixabay

No contexto pessoal, pensar em propósito é ter clareza do que exatamente o trabalho significa para cada um.

O propósito é pessoal, mas os negócios exercem um papel importante na forma como o expressamos. Ou seja, o trabalho tem papel fundamental em dar às pessoas um senso de propósito.

Assim, permitam-me perguntar: Qual o impacto que o propósito tem no seu negócio? Qual o impacto que sua empresa tem em seu próprio senso de propósito?

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Quando pensamos sobre o propósito individual, ele quase sempre é traduzido em um sentido abrangente: propósito é o que importa na vida de uma pessoa. Eu gosto de usar o termo “azimute”, pois traduz a ideia de se ter um senso de direção. Mas, acredito que sabemos intuitivamente como é ter propósito ou como ser de propósito. É quando você se sente energizado, inspirado, ligado e vivo.

No contexto pessoal, pensar em propósito é ter clareza do que exatamente o trabalho significa para cada um, ou o que se tem a tirar do trabalho. É apenas um cheque que facilita o resto da minha vida ou é algo mais significativo?

É preciso deixar para trás a arrogância daqueles líderes que pensam que ditam às pessoas qual é o propósito delas. Isso é um absurdo. As pessoas decidem qual é o seu propósito. É função do líder descortinar os valores mais elevados do negócio – esse é o caminho que ajuda as pessoas a levar os valores e missões do negócio a um ponto mais preciso do que importa para elas e descobrir se elas podem ou não criar uma função ou uma experiência dentro da organização que ajude a atingir isso.

No negócio, a pessoa está no papel principal, e em segundo, a organização. A empresa tem papel catalítico, não está na frente.

A geração do milênio vê o trabalho como sua vocação de vida. O que isso significa é que eles procuram oportunidades no trabalho que fazem diariamente. E, concretamente, constroem e contribuem para o que acreditam ser seu propósito.

Enquanto isso, a geração Z não quer ser associada a pessoas que são desprezíveis ou fazem coisas que prejudicam o mundo. Quer estar associada a pessoas que são uma força do bem.

O comportamento e as escolhas da geração do milênio e da geração Z tornam mais verdadeiras as novas funções que os negócios têm. O trabalho desempenha uma contribuição econômica, em termos de carregar e sustentar as pessoas que você ama. Isso levará cada um ser muito mais específico em termos das atividades para as quais esses indivíduos gostariam de dedicar seu tempo e seu esforço.

Por outro lado, há quem entenda que o propósito organizacional simplesmente não importa muito. Para essas pessoas, é apenas um cheque. E sabe por quê? Porque o propósito pessoal, o propósito individual, é primordial.

Há uma quantia que as pessoas dão para o trabalho ou vocação. Esse é o espaço onde a empresa pode atuar, e os negócios precisam tentar maximizar esse valor.

Um dos maiores insights que a empresa pode ajudar a colaboradora ou colaborador é descobrir qual é realmente o seu propósito.

De acordo com Naina Dhingra e Bill Schaninger, atualmente, quase sete em cada dez funcionários estão refletindo sobre seu propósito por causa do COVID-19. Os funcionários que dizem que vivem seu propósito no trabalho têm seis vezes e meia mais chances de relatar maior resiliência. Eles são quatro vezes mais propensos a relatar melhor saúde, seis vezes mais propensos a querer permanecer na empresa e uma vez e meia mais propensos a ir além para tornar sua empresa bem-sucedida.

Ou seja, quando o negócio ajuda seus funcionários a encontrar e viver seu propósito no trabalho, eles se saem melhor e são mais propensos a querer ficar, bem como a querer ir além.

Mais uma vez, os indivíduos têm propósito. As empresas não dão isso a uma pessoa. A empresa como uma entidade, como um grupo de pessoas coletivamente tentando fazer algo, pode ter um propósito declarado e compartilhado.
O desafio é ir além da atratividade dos indivíduos que veem o propósito declarado da organização para ter uma noção se é real ou não, e se fortalece ou não seu sentimento de pertencimento.

Assim, as organizações funcionam como um canal. Elas podem tornar seu propósito visível. Elas podem mostrar claramente uma ligação entre o que estão pedindo a uma pessoa para fazer e o propósito declarado do negócio. Mas, é o indivíduo sozinho que tem o poder para decidir qual é o seu propósito e se ele se alinha ou não com o da empresa.

Haroldo Rodrigues
Sócio Fundador da investidora in3 New B Capital S. A. Foi professor titular e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Ceará

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • impactos
  • negócios
  • propósitos
  • trabalho

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.