Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Estudo revela do que proprietários mais gostam em seus carros elétricos

Estudo revela do que proprietários mais gostam em seus carros elétricos

Pesquisa da J.D. Power também mostra que Jaguar, Land Rover e Porsche alcançaram as melhores pontuações entre as marcas de luxo

Jim Henry
22/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Porsche Taycan

As notícias para os veículos elétricos são boas no geral, apesar de alguma “ansiedade de alcance” persistente, revelou o Automotive Performance, Execution and Layout Study (APEAL, ou Estudo de Desempenho, Execução e Layout Automotivo, na tradução), executado pela consultoria J.D. Power.

Ao contrário do mais conhecido estudo da J.D. Power, Initial Quality Study, que identifica o que deu errado, o APEAL indica o que deu certo.

Leia mais:

  • Como a GM perdeu guerra de elétricos para a Tesla
  • Como é viajar de SP a SC dirigindo um carro elétrico
  • Versão elétrica do BMW X1 desembarca no Brasil por R$ 421.950

Entre as marcas de luxo, se destacaram Jaguar, Land Rover e Porsche; no mercado generalista, Dodge e Ram (ambas da Stellantis) e GMC (da General Motors) ficaram no topo.

Notavelmente, os EVs se saíram bem no quesito economia de combustível/autonomia. Essa é uma das dez categorias em que J.D. Power pergunta aos proprietários o quanto eles gostam de seus veículos, após os primeiros 90 dias de propriedade.

Outras categorias da pesquisa são: entrada e saída do veículo, interior, trem de força, sensação ao volante, segurança, infoentretenimento e conforto ao dirigir.

“O que estamos vendo com os veículos elétricos é que seus motores e baterias estão se dando bem com o consumidor”, disse Frank Hanley, diretor sênior de benchmarking automotivo da J.D. Power, em entrevista por telefone antes dos resultados da pesquisa, que foram publicados na última quinta-feira (20).

De acordo com a consultoria, entrevistados deram 758 pontos (em uma escala até 1.000) para veículos com motores a combustão no quesito economia de combustível/autonomia, contra 797 pontos para modelos a bateria.

Hanley afirmou que os consumidores gostam especialmente da oferta de motores elétricos de maior aceleração, em comparação com os motores movidos a combustível.

Levando em consideração todas as categorias e todos as opções de propulsão, a Jaguar foi a marca premium número 1 na pesquisa, com uma pontuação de 887. Porsche e Land Rover empataram em segundo lugar, com 883.

Mas a Porsche merece menção extra, porque foi a número 1 do APEAL em 17 nos últimos 19 anos. Também foi o número 2 em 2018, apenas um ponto atrás da Genesis, marca de luxo da Hyundai – o que realmente equivale a um empate estatístico para o número 1.

Entre as marcas do mercado de massa, a Dodge foi a primeira colocada, com 887 pontos, seguida por Ram (873) e GMC (858).

Obviamente, para veículos elétricos, economia de combustível/alcance é uma razão crítica para existir. Portanto, ir bem nessa categoria é uma conquista importante para os EVs.

Ainda assim, alguns comentários literais dos entrevistados da pesquisa incluem reclamações sobre veículos que, sob certas condições, como clima frio, podem oferecer menos alcance do que o prometido, alertou Hanley.

Veículos elétricos estão passando das margens para o mainstream das vendas de automóveis nos EUA. Com maior volume de vendas e mais fabricantes de automóveis (basicamente, todas elas) lançando EVs, está ficando mais difícil enquadrá-los em um único segmento.

Isso também é verdade sobre os compradores de veículos elétricos, que deixaram de ser “early-adopters” (aqueles primeiros compradores que adquirem um produto recém-lançado por curiosidade) para se tornarem clientes convencionais. A diferença é que os primeiros relevaram mais facilmente certas limitações, enquanto os compradores comuns deram classificações menos empolgadas para seus veículos elétricos no que se refere a recursos internos e design exterior, segundo o diretor da J.D. Power.

Isso parece ter sido um fator para o declínio da pontuação da Tesla, cujos modelos não receberam redesenhos externos significantes, avaliou Hanley. E, com mais fabricantes oferecendo elétricos, os Teslas estão competindo pela primeira vez com marcas que têm interiores realmente luxuosos, disse.

A Tesla teve uma pontuação de 878 no APEAL. Historicamente uma das fabricantes com melhor desempenho no setor, caiu nove pontos em relação ao ano anterior.

Segundo a J.D. Power, o APEAL 2023 foi baseado nas respostas de 84.555 proprietários de veículos do ano/modelo 2023, comprados novos e registrados de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. O estudo foi realizado entre fevereiro e maio de 2023.

 

*Formado em jornalismo pela University of North Carolina-Chapel Hill, tem mais de 25 anos de experiência cobrindo a indústria automobilística e passagens por veículos como Automotive News, Advertising Age, AutoWeek e Businessweek, entre outros. É freelancer de Forbes e ForbesAutos.

(Traduzido por Rodrigo Mora).

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • APEAL
  • carros elétricos
  • J.D. Power
  • pesquisa

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.