O trabalho do líder sempre é desafiador. Com o time próximo, a gestão das atividades e da produtividade era mais acessível. A cultura da empresa era mais facilmente estabelecida. Com a pandemia, nos vimos obrigados a trabalhar no modelo de home office: as equipes saíram do ambiente físico e passaram a se comunicar a distância. Nesse cenário, enxergamos uma mudança significativa no papel do gestor e em como ele teve que se renovar para manter os colaboradores unidos e motivados, mesmo que afastados por dezenas, centenas ou até milhares de quilômetros.
Todos os dias, temos aprendido cada vez mais sobre esses novos formatos de trabalho – home office, anywhere office ou squad office. As pessoas já estão mais habituadas com tais modelos, e isso já é um grande ganho para as empresas. Mas o impacto da falta de lateralidade ainda é sentido, fazendo com que gestores e líderes se vejam obrigados a repensar os modos de interação entre as equipes.
O grande desafio, então, é entender como a liderança cumpre seu papel de engajar o time e manter viva a cultura da empresa, considerando a crescente substituição do “olho no olho” pelos calls virtuais. Nessa hora, é comum aflorarem os clássicos problemas de falta de comunicação e engajamento do time. Por isso, separamos a seguir algumas dicas de ouro para auxiliar os gestores do século 21 nesses desafios.
CULTURA E PROPÓSITO
Tudo começa com a cultura da organização, interna e externa. Empresas menores e startups normalmente já nascem com a cultura de fast learning, e isso faz com que elas ganhem pontos na hora de se adaptar às mudanças. Já as empresas maiores e mais tradicionais precisam contar com um bom time de gestão de pessoas e RH para que a implementação de uma nova cultura seja feita de forma eficaz e menos burocrática. Além disso, sem propósito o time perde o foco e o engajamento. Então, é importante pensar em estratégias para que o propósito se mantenha bastante vivo no dia a dia de todos os colaboradores.
ENSINO
Manter a cultura vai muito além de stickers e frases divertidas ou inspiradoras nas paredes do escritório. É preciso educar todos de forma uniforme e constante. Para isso o gestor pode contar com universidades corporativas, workshops e cursos livres, com temáticas atuais e que tenham conexão com o propósito da empresa.
ONE-TO-ONE
Essa prática já bem conhecida entre as organizações – e famosa por ser o momento principal de feedback entre líder e liderado – nunca foi tão importante para garantir o engajamento do colaborador. Mas a prática deve ser feita de forma que o funcionário se sinta aberto a ouvir e ser ouvido. Dessa forma, você garante que ele possa ter acolhimento e ajuda no que estiver precisando.
SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO
Com tanta gente em casa, vimos uma explosão dos softwares de gestão de tempo e produtividade. Se antes eles já vinham numa crescente, agora estão vivendo seu melhor momento. E você pode usar toda essa tecnologia a seu favor. Pesquise e descubra qual é o melhor mecanismo de gestão para aplicar em seu time e coloque-o em prática. Mas cuidado: o excesso de controle faz com que os colaboradores se sintam inseguros e sobrecarregados. Use as ferramentas com sabedoria e cautela.
ANYWHERE OFFICE
Mesmo com toda a tecnologia e as dicas que apresentamos aqui, muitas vezes o contato humano ainda faz falta. Para esses momentos, você pode aderir aos diversos modelos de trabalho flexível em escritórios e coworkings. Ofereça a
seus funcionários, como um benefício, a possibilidade de ir até o escritório algumas vezes na semana (adote um critério de rodízio ou squads). A facilidade de acesso ao ambiente mais próximo da residência do funcionário e a possibilidade de networking durante o dia contribuem para a melhor qualidade de vida do colaborador e, consequentemente, para a maior produtividade.
Tiago Alves é CEO do IWG – Regus e Spaces do Brasil
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