Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Não seja uma celebridade no trabalho

Não seja uma celebridade no trabalho

Ser famoso é uma coisa. Ser celébre é outra. Se quiser ser admirado no trabalho, busque a fama

David Sturt e Todd Nordstrom
07/09/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Istock

Istock

A palavra “celebridade” normalmente aparece estampada nas capas de revistas e tabloides para designar estrelas do cinema e da música, mas ela também pode surgir no ambiente de trabalho. No entanto, será que isso é bom para a carreira profissional?

O termo celebridade não é muito antigo. Originou-se de uma análise do teorista social Daniel J. Boorstin, publicada em 1961. O estudioso escreveu sobre um mundo dominado pela mídia e definiu celebridade como “uma pessoa que é conhecida por ser bem conhecida”.

O conceito de fama também não existe há muito mais tempo que o de celebridade. No entanto, fama tem uma conotação totalmente diferente. Pessoas tornam-se famosas por fazerem algo – não apenas por serem conhecidas.

FOTOS: Como negociar um salário melhor em uma nova proposta de emprego

Com toda a atenção que o mundo corporativo tem dado para a promoção e para a marca pessoal, a linha entre fama e celebridade tem se tornado muito tênue. Muitas pessoas, especialmente agora com as redes sociais, podem perder a noção de que reconhecimento deve vir por uma razão.

Ser uma celebridade no trabalho é ruim. Ser famoso é ótimo

Enquanto o status de celebridade é frio e vazio, a fama tem grande valor. E não apenas por gerar oportunidades de relações públicas ou ganhar uma reputação. Não importa por qual motivo uma pessoa é reconhecida, ela repetirá a boa ação. Pessoas elogiadas reproduzem seus bons comportamentos e até o amplificam. Assim, tornam-se reconhecidas por seu talento, tenacidade ou perspectiva – e querem ser cada vez mais notadas por suas qualidades, até se tornarem famosas no trabalho.

Pesquisas revelam que o que funcionários mais querem no ambiente de trabalho é reconhecimento. Um estudo do instituto O.C. Tanner (especializado em análises do comportamentos nas empresas) perguntou para mil funcionários o que seria necessário para que eles produzissem trabalhos melhores. Apenas 7% respondeu com “mais dinheiro”, enquanto 37% respondeu “reconhecimento”.

MAIS FOTOS: 4 palavras que devem ser evitadas no ambiente de trabalho (e como substituí-las)

A questão que fica é como tornar-se famoso por seu trabalho. O primeiro passo é focar em suas atividades e não em si próprio. Por mais que queiramos pensar que somos reconhecidos por quem somos, na verdade o que as pessoas enxergam é o que fazemos. Além disso, é preciso saber para quem se entrega o trabalho. O chefe não é a única pessoa que vai estar em contato com aquilo que o funcionário produziu. Se preocupar também com os clientes e seu conforto, por exemplo, é uma forma de ter seu trabalho reconhecido por mais gente.

Por último, é preciso ter em mente que, se permitirmos, a fama vai embora. Se quiser ser reconhecido por algo, faça isso várias vezes. Claro que nem toda tentativa terá o mesmo sucesso, mas se continuar focado na evolução e nas necessidades das pessoas que recebem seu trabalho, eventualmente você saberá como criar sua segunda, terceira e quarta vitórias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • dicas

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.