Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / 11 dicas para crescer durante a crise, por Caito Maia

11 dicas para crescer durante a crise, por Caito Maia

Presidente da Chilli Beans fez empresa ter um desempenho 6% melhor de um ano para outro, mesmo com adversidades

Lucas Borges Teixeira
07/04/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

“Emocionante”, é assim que Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans, define o ano de 2015. Com 70% da operação da empresa em dólar, a instabilidade do real brasileiro em relação à moeda norte-americana tornou os negócios do empresário, no mínimo, mais desafiadores.

VEJA TAMBÉM: 8 empresários e empreendedores falam sobre a crise no Brasil

Maia diz que, no entanto, não desanimou. Em vez de reclamar das adversidades, tomou algumas atitudes ousadas, como reduzir o preço dos produtos para aumentar o giro e passar 15 dias na China para renegociar com seus fornecedores.

NÃO PERCA: 7 dicas para se adaptar às mudanças de mercado, segundo o CEO da 99Taxis

O resultado foi um crescimento de 6% em relação a 2014 e a abertura de 100 novas lojas ao longo do ano. “É muito fácil colocar a culpa na crise”, afirma o empresário. “Prefiro falar em oportunidade.”

E MAIS: Airbnb surfa na crise para crescer no Brasil

Veja na galeria de fotos 11 dicas para crescer mesmo durante uma crise:

  • Não se lamente, aja

Maia não gosta da palavra crise. "Vamos falar em momentos de oportunidade", afirma o empresário. Lamentar-se a cerca das circunstâncias ruins da economia, por mais fortes que elas sejam, não ajudará a tocar o negócio. É preciso planejar e olhar para frente. "É muito fácil colocar a culpa na crise”, completa.

    Não se lamente, aja

    Maia não gosta da palavra crise. “Vamos falar em momentos de oportunidade”, afirma o empresário. Lamentar-se a cerca das circunstâncias ruins da economia, por mais fortes que elas sejam, não ajudará a tocar o negócio. É preciso planejar e olhar para frente. “É muito fácil colocar a culpa na crise”, completa.

  • Conheça a sua empresa e faça uma autoanálise

A Chilli Beans fechou o ano com 700 lojas em 14 países. Operar um negócio desse, por mais que funcione com o modelo de 98% de franqueados, não é nada fácil. Maia, por exemplo, não abre a mão de visitar as lojas das marcas para conversar com os gerentes.

Não importa o tamanho do seu negócio, se você não conhecê-lo a fundo, não terá como transformá-lo.

    Conheça a sua empresa e faça uma autoanálise

    A Chilli Beans fechou o ano com 700 lojas em 14 países. Operar um negócio desse, por mais que funcione com o modelo de 98% de franqueados, não é nada fácil. Maia, por exemplo, não abre a mão de visitar as lojas das marcas para conversar com os gerentes.

    Não importa o tamanho do seu negócio, se você não conhecê-lo a fundo, não terá como transformá-lo.

  • Entenda seu público

"Eu não acredito em sasonalidade em um país tropical como o Brasil", afirma Maia. Ele conta que decidiu fugir da tradição da moda, de lançar coleções de outono/inverno ou primavera/verão, e decidiu focar em temas mais variados, que mudam a cada três meses. Neste ano, por exemplo, vai de um retorno aos anos 90, modelos esportivos na época das Olimpíadas e peças inspiradas nas obras de Cazuza, Legião Urbana e Nirvana.

    Entenda seu público

    “Eu não acredito em sasonalidade em um país tropical como o Brasil”, afirma Maia. Ele conta que decidiu fugir da tradição da moda, de lançar coleções de outono/inverno ou primavera/verão, e decidiu focar em temas mais variados, que mudam a cada três meses. Neste ano, por exemplo, vai de um retorno aos anos 90, modelos esportivos na época das Olimpíadas e peças inspiradas nas obras de Cazuza, Legião Urbana e Nirvana.

  • Saiba quanto o seu cliente pode pagar

Ao conversar com vendedores e funcionários, Maia descobriu que o interesse no por seus óculos se manteve, mas o poder de compra diminuiu. Diante do quadro, tomou uma decisão ousada: baixou os preços dos produtos entre 5% e 8%. "Não repassamos os custos [da alta do dólar] para o consumidor e ganhamos no giro."

    Saiba quanto o seu cliente pode pagar

    Ao conversar com vendedores e funcionários, Maia descobriu que o interesse no por seus óculos se manteve, mas o poder de compra diminuiu. Diante do quadro, tomou uma decisão ousada: baixou os preços dos produtos entre 5% e 8%. “Não repassamos os custos [da alta do dólar] para o consumidor e ganhamos no giro.”

  • Anúncio publicitário
  • Diversifique o público alvo

De acordo com o empresário, seu público é variado. "Vai de B a A+." Quanto mais opções você tiver, maior o público a ser atingido.

Maia reforça, no entanto, que é preciso saber quem é o seu cliente. A Chilli Beans distribui os mesmos modelos, que vão de R$ 138 a R$ 298, para todas as lojas no Brasil. O que muda é a porcentagem de cada um de acordo com o perfil de consumidor de cada unidade.

    Diversifique o público alvo

    De acordo com o empresário, seu público é variado. “Vai de B a A+.” Quanto mais opções você tiver, maior o público a ser atingido.

    Maia reforça, no entanto, que é preciso saber quem é o seu cliente. A Chilli Beans distribui os mesmos modelos, que vão de R$ 138 a R$ 298, para todas as lojas no Brasil. O que muda é a porcentagem de cada um de acordo com o perfil de consumidor de cada unidade.

  • Amplie as opções de negócio

Reajustar o preço não foi a única medida tomada para manter o crescimento. Como 70% de sua operação é cambiada em dólar, Maia foi pessoalmente à China, onde passou 15 dias negociando com seus fornecedores. O resultado foi uma redução do custo em 20%.

Além disso, ele procurou pelos mesmos serviços no Brasil e achou mais opções de empresas para negociar em real. Enquanto, em 2015, 90% do seu material vinha da China, em 2016, a porcentagem será de 70%.

    Amplie as opções de negócio

    Reajustar o preço não foi a única medida tomada para manter o crescimento. Como 70% de sua operação é cambiada em dólar, Maia foi pessoalmente à China, onde passou 15 dias negociando com seus fornecedores. O resultado foi uma redução do custo em 20%.

    Além disso, ele procurou pelos mesmos serviços no Brasil e achou mais opções de empresas para negociar em real. Enquanto, em 2015, 90% do seu material vinha da China, em 2016, a porcentagem será de 70%.

  • Faça cortes se for necessário

Mesmo com as reduções de custo, muitas vezes, mantém-se necessário enxugar a equipe. Avalie e calcule o quanto será preciso cortar. De acordo com Maia, a Chilli Beans diminuiu o seu quadro em 10% no último ano.

    Faça cortes se for necessário

    Mesmo com as reduções de custo, muitas vezes, mantém-se necessário enxugar a equipe. Avalie e calcule o quanto será preciso cortar. De acordo com Maia, a Chilli Beans diminuiu o seu quadro em 10% no último ano.

  • Faça o seu produto girar

A Chilli Beans lança dez modelos novos por semana, entre óculos escuros, de grau e relógios. "Isso é uma vantagem, porque mantém a coisa viva", explica Maia. "A cultura de franquia no Brasil estoca muito o franqueado. Isso não acontece aqui."

    Faça o seu produto girar

    A Chilli Beans lança dez modelos novos por semana, entre óculos escuros, de grau e relógios. “Isso é uma vantagem, porque mantém a coisa viva”, explica Maia. “A cultura de franquia no Brasil estoca muito o franqueado. Isso não acontece aqui.”

  • Ache uma maneira de fidelizar o cliente

Além de lançar novos produtos a cada semana, a Chilli Beans muda de coleção a cada três meses.  De acordo com Caito, isso não só ajuda a fazer o produto girar como fideliza o cliente, ansioso por um produto novo e mais exclusivo. "A maioria das marcas ficam com modelos iguais", afirma o empresário. "O consumidor quer ser ele, ter algo dele." Ache uma forma de o seu cliente continuar a consumir sua marca.

    Ache uma maneira de fidelizar o cliente

    Além de lançar novos produtos a cada semana, a Chilli Beans muda de coleção a cada três meses. De acordo com Caito, isso não só ajuda a fazer o produto girar como fideliza o cliente, ansioso por um produto novo e mais exclusivo. “A maioria das marcas ficam com modelos iguais”, afirma o empresário. “O consumidor quer ser ele, ter algo dele.” Ache uma forma de o seu cliente continuar a consumir sua marca.

  • Seduza sua equipe

A convenção de franqueados da Chilli Beans vai muito além de um grande evento: há dois anos, transformou-se em um cruzeiro. Maia juntou sua marca ao Fashion Cruise, um cruzeiro de quatro dias que promove desfiles e workshops de moda, promovido há nove anos pela agência Dreamakers. A edição de 2016, entre 1 e 4 de abril último, reuniu cerca de 4.000 pessoas, entre franqueados, funcionários, estudantes de moda e interessados no assunto.

    Seduza sua equipe

    A convenção de franqueados da Chilli Beans vai muito além de um grande evento: há dois anos, transformou-se em um cruzeiro. Maia juntou sua marca ao Fashion Cruise, um cruzeiro de quatro dias que promove desfiles e workshops de moda, promovido há nove anos pela agência Dreamakers. A edição de 2016, entre 1 e 4 de abril último, reuniu cerca de 4.000 pessoas, entre franqueados, funcionários, estudantes de moda e interessados no assunto.

  • Seja apaixonado pelo o que você faz

"Você tem de fazer escolhas, [minha vida] é uma correria, mas sou apaixonado pelo o que faço, amo ver isso todo crescer."

Não é só a sua vida que melhora quando você ama que faz, mas as dos seus sócios, funcionários e colaboradores também. Isso se reflete diretamente no seu negócio.

    Seja apaixonado pelo o que você faz

    “Você tem de fazer escolhas, [minha vida] é uma correria, mas sou apaixonado pelo o que faço, amo ver isso todo crescer.”

    Não é só a sua vida que melhora quando você ama que faz, mas as dos seus sócios, funcionários e colaboradores também. Isso se reflete diretamente no seu negócio.

    Não se lamente, aja

    Maia não gosta da palavra crise. “Vamos falar em momentos de oportunidade”, afirma o empresário. Lamentar-se a cerca das circunstâncias ruins da economia, por mais fortes que elas sejam, não ajudará a tocar o negócio. É preciso planejar e olhar para frente. “É muito fácil colocar a culpa na crise”, completa.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • brasil
    • Carreira
    • crise
    • dicas
    • Fotos

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.