Todos os gerentes que estão em uma posição de contratar alguém, provavelmente, farão pelo menos uma má escolha durante a carreira. Alguns profissionais podem fazer muitas. Mas porque acontecem tantas contratações erradas? Normalmente isso ocorre por uma falta de compatibilidade entre a pessoa contratada e o emprego.
O contratante, muitas vezes, pensa que a culpa é da pessoa que foi contratada, quando na verdade, o processo de seleção é que está ruim. Não adianta culpar os novos funcionários nem o sistema educacional.
VEJA MAIS:10 maneiras de valorizar a sua equipe
Pois, quem escreveu o anúncio da vaga e o publicou foi a empresa que está contratando. Além disso, a seleção de currículos e as entrevistas também interferem no processo da escolha do profissional que será contratado.
Veja na galeria de fotos 10 erros comuns na hora de contratar alguém:
-
1. Usar o tempo da entrevista falando, em vez de deixar o entrevistado falar.
-
2. Contratar alguém baseado em seu currículo exemplar, sem se importar com a sua
personalidade, história e caminho. -
3. Fazer perguntas tradicionais que não levam há muitas coisas: “Aonde você se vê em 5 anos?” é uma delas. Todos que estão procurando emprego já se preparam para responder esse tipo de perguntas.
-
4. Contratar alguém baseado apenas em seus estudos de qualidade.
-
Anúncio publicitário -
5. Falhar ao definir os requisitos principais do cargo.
-
6. Fazer questões amplas, em vez de apresentar quais serão as funções do possível
contratado. Quanto mais especifico o empregador for, melhor para ambos os lados. -
7. Usar seu tempo de entrevista fazendo questões sem nenhum sentido, como o que ele pensa dele mesmo ou as outras pessoas pensam dele.
-
8. Usar um roteiro de entrevista ao invés de conduzir uma conversa fluída e humana.
-
9. Ver o processo de contratação como uma equação a ser resolvida, em vez de analisar sobre diversos aspectos se aquela pessoa é a certa para o trabalho.
-
10. Rejeitar candidatos que não tenham todas as qualificações listadas no anúncio de vaga. 10. Rejeitar candidatos que não tenham todas as qualificações listadas no anúncio de vaga.
1. Usar o tempo da entrevista falando, em vez de deixar o entrevistado falar.