Além de uma boa formação, de idiomas, cursos e boas experiências de trabalho, o ingrediente principal para encontrar as melhores experiências durante a carreira são os bons relacionamentos que construímos ao longo da vida.
VEJA MAIS: 5 dicas de como se tornar um líder excepcional
Para pessoas extrovertidas, isso é o menor dos problemas. Conversar, trocar contatos e firmar amizades no trabalho é uma tarefa fácil para os que nasceram com o dom da comunicação. Para aqueles mais tímidos, no entanto, criar relações profissionais que fluam para além do ambiente do escritório pode ser um grande desafio.
Se lembrar de detalhes da vida dos outros, puxar assunto nas horas convenientes e estar sempre disposto a bater um papo são algumas características de profissões como corretor de imóveis, médico e relações públicas.
E AINDA: Como as mídias sociais impactam seu local de trabalho
Eles precisam manter bons contatos ao longo da vida para exercer suas funções. Veja esses e outros postos de trabalho que precisam saber como se relacionar no trabalho na galeria de fotos:
-
Corretor de imóveis
Um bom corretor de imóveis precisa criar uma rede de contatos para conseguir espalhar seu trabalho. Também precisa se lembrar de detalhes da vida de cada um de seus clientes para se aproveitar de oportunidades como um novo bebê na família, um filho que vai estudar fora e outras situações que demandam uma mudança de casa.
-
Médico
Ainda que a educação e o nível de especialidade de um médico sejam a parte mais importante de sua profissão, ter um bom relacionamento com seus pacientes é fundamental para saber o que exatamente se passa com a saúde deles. Principalmente quando uma família, por exemplo, escolhe o mesmo profissional para atendê-la durante anos. Neste caso, saber os casos de catapora, de gripe e os antecedentes ajuda bastante na hora de diagnosticar uma dor.
-
Planejador financeiro
Ter conhecimento das leis fiscais do país e das melhores taxas de juros dos bancos são só algumas das obrigações de quem quer ajudar outras pessoas a se planejarem financeiramente. É necessário entender como os clientes pensam para, só então, apresentar um plano de investimento coerente com a filosofia de vida e os objetivos das pessoas que tem o dinheiro.
-
Vendedor
Vendedores trabalham com os mais diferentes tipos de coisas, de roupas a carros. Justamente por isso a característica mais importante nesses profissionais deve ser a comunicação com seus clientes, para que entendam o que eles estão procurando.
-
Anúncio publicitário -
Esteticista
Ainda que esses profissionais trabalhem mais com clientes temporários, é muito importante conhecer a trajetória deles para determinar o melhor tratamento possível. Além disso, é importante manter uma clientela fixa ao longo da carreira, que confie nos diagnósticos e procedimentos.
-
Relações públicas
Essa carreira requer que o profissional represente uma companhia ou uma pessoa famosa. Para isso, habilidades com comunicação são extremamente importantes, para firmar parcerias com jornalistas, outras companhias e pessoas influentes. Nessa carreira, quanto maior a rede de contatos, melhor o desempenho.
-
Gestor de negócios
Gestores estão sempre querendo expandir a abrangência de suas companhias. Para isso, estabelecer relações com os mais variados tipos de pessoas é fundamental para encontrar o melhor local no mercado para atuar.
Corretor de imóveis
Um bom corretor de imóveis precisa criar uma rede de contatos para conseguir espalhar seu trabalho. Também precisa se lembrar de detalhes da vida de cada um de seus clientes para se aproveitar de oportunidades como um novo bebê na família, um filho que vai estudar fora e outras situações que demandam uma mudança de casa.