Rotina é uma coisa boa na vida pessoal. Por outro lado, para uma companhia ela pode ser o passo que o seu competidor precisava dar para ter vantagem sobre você. Fazer as mesmas coisas dos mesmos jeitos não faz nada à sua empresa além de manter a mesmice.
A empresa de livros virtuais Audiobooks conseguiu não só se manter viva no mercado, como conseguiu prosperar frente a um competidor global, a Amazon. Ian Smalls, CEO da companhia, divide alguns dos seus insights de liderança de ter que se adaptar nos últimos 13 anos ao padrão digital de hoje em dia.
LEIA MAIS: Como os millennials estão mudando o mercado de trabalho
Veja na galeria de fotos a seguir os cinco princípios que Smalls empregou para manter a Audiobooks sempre atualizada:
-
Experimente
Experimentar é um valor chave da Audiobooks. Smalls não hesita em dizer aos seus funcionários para tentarem. Isso passa uma mensagem de que não é para pensar em erros como falhas, mas como experimentos para aprendizagem.
-
Trabalhe com dados, mas não seja guiado por eles
Se você é guiado por dados, é muito fácil se perder em números e não questionar por que. Se informar com os dados, por outro lado, permite à pessoa que pense no que vai fazer com seus negócios. Se os números indicam uma coisa mas não fazem muito sentido, bem, é por isso que os humanos estão no topo da cadeia alimentar: porque têm a capacidade de raciocinar e fazer o que julgam melhor.
-
Capture e transfira conhecimento
A premissa é: conhecimento é poderoso, mas compartilhar conhecimento é a verdadeira fonte de poder, pois dá a outras pessoas o poder de tomar decisões, te torna um líder e te faz capaz de focar em duas coisas:
O que você pode afetar
O que você pode controlarCompartilhar conhecimento tem a ver com duas coisas: perguntas e respostas. Toda reunião na “Audiobooks”, Smalls faz a merma pergunta: “em que projetos você está trabalhando agora?” Assim, empregados se sentem encorajados a fazer suas próprias perguntas.
-
Olhe para o passado para saber como agir no futuro
Manter o sucesso requer a curiosidade e a sagacidade para saber o que funcionou antes e a coragem para lembrar e questionar o que não deu muito certo.
-
Anúncio publicitário -
Crie uma só definição de sucesso para a empresa
Ao esclarecer para todos o que sucesso a curto e a longo prazo significa, cada parte da empresa saberá no está trabalhando, o que significa que nenhuma tarefa será duplicada. Também significa que decisões poderão ser feitas como em um acordo, não baseadas na autoridade do chefe.
Experimente
Experimentar é um valor chave da Audiobooks. Smalls não hesita em dizer aos seus funcionários para tentarem. Isso passa uma mensagem de que não é para pensar em erros como falhas, mas como experimentos para aprendizagem.