Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / 7 coisas que você deve fazer no LinkedIn todo fim de ano

7 coisas que você deve fazer no LinkedIn ao fim de cada ano

Entre em janeiro com perfil e estratégia de networking atualizados

Redação
14/12/2017 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

É bom fazer, pelo menos uma vez por ano, uma manutenção em seu perfil do LinkedIn para garantir que tudo esteja atualizado. Uma boa sugestão é fazer isso sempre no mês de dezembro, assim é possível começar o novo ano com um perfil e uma estratégia de networking atualizados.

VEJA TAMBÉM: Descubra se você realmente sabe usar o LinkedIn

Existem sete atitudes recomendadas para se fazer, anualmente, na rede social, responsáveis por trazer dois grandes benefícios. O primeiro é que elas fazem com que você se lembre de tudo o que conquistou e de como cresceu na carreira. Em seguida – e talvez mais importante: garante que, quando as pessoas utilizem o LinkedIn para conhecê-lo, elas conheçam você atualmente e não uma versão ultrapassada do que você era antigamente.

Veja, na galeria de fotos, 7 coisas que você deve fazer no LinkedIn ao fim de cada ano:

  • Atualize sua foto
Trocar a sua foto anualmente é um bom hábito para adquirir. Você pode ter mudado o penteado ou adotado um novo estilo de se vestir - ou talvez apenas seja hora de uma foto nova. Quando você atualizar, lembre de nomear o arquivo como “seunome.jpg” antes de carregá-lo. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça na primeira página do Google com o seu nome e também na pesquisa de imagens do buscador. Lembre-se de que as melhores fotos para o LinkedIn são aquelas em que 80% da imagem é composta pelo seu rosto. Além disso, o ideal é estar olhando para frente, com um fundo que não seja distrativo.
    iStock

    Atualize sua foto
    Trocar a sua foto anualmente é um bom hábito para adquirir. Você pode ter mudado o penteado ou adotado um novo estilo de se vestir – ou talvez apenas seja hora de uma foto nova. Quando você atualizar, lembre de nomear o arquivo como “seunome.jpg” antes de carregá-lo. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça na primeira página do Google com o seu nome e também na pesquisa de imagens do buscador. Lembre-se de que as melhores fotos para o LinkedIn são aquelas em que 80% da imagem é composta pelo seu rosto. Além disso, o ideal é estar olhando para frente, com um fundo que não seja distrativo.

  • Revise seu currículo
Revise seu currículo e atualize-o se for apropriado. Talvez você tenha um novo cargo voluntário para adicionar ou algum prêmio que recebeu. Assegure-se de que seja autêntico e, ao mesmo tempo, inspiracional, para mostrar que você está pronto para o próximo emprego que busca ter. Seu currículo é o lugar em que você conta a sua história. Torne-o envolvente e atual.
    iStock

    Revise seu currículo
    Revise seu currículo e atualize-o se for apropriado. Talvez você tenha um novo cargo voluntário para adicionar ou algum prêmio que recebeu. Assegure-se de que seja autêntico e, ao mesmo tempo, inspiracional, para mostrar que você está pronto para o próximo emprego que busca ter. Seu currículo é o lugar em que você conta a sua história. Torne-o envolvente e atual.

  • Atualize sua entrada de experiência atual
Você completou mais um ano de experiência no trabalho. Mesmo que você esteja no mesmo cargo, você provavelmente tem algumas conquistas empolgantes e novas habilidades sobre as quais contar. Atualize o campo da experiência com onde você está e aonde você quer chegar em sua carreira.
    iStock

    Atualize sua entrada de experiência atual
    Você completou mais um ano de experiência no trabalho. Mesmo que você esteja no mesmo cargo, você provavelmente tem algumas conquistas empolgantes e novas habilidades sobre as quais contar. Atualize o campo da experiência com onde você está e aonde você quer chegar em sua carreira.

  • Adicione conteúdo multimídia
Compile um inventário com todos os arquivos multimídia que você criou e coletou ao longo do ano. Inclua coisas como apresentações em PowerPoint, white papers, imagens de você trabalhando ou fazendo uma palestra, vídeos de reuniões etc. Então, escolha aqueles que podem ser compartilhados publicamente (você não pode, por exemplo, expor segredos da empresa ou informações de clientes), e, por fim, faça uma seleção mais aprofundada para escolher os que irão ajudá-lo a contar a sua história. Acrescente-os às seções “currículo” e “experiências” do seu perfil.
    iStock

    Adicione conteúdo multimídia
    Compile um inventário com todos os arquivos multimídia que você criou e coletou ao longo do ano. Inclua coisas como apresentações em PowerPoint, white papers, imagens de você trabalhando ou fazendo uma palestra, vídeos de reuniões etc. Então, escolha aqueles que podem ser compartilhados publicamente (você não pode, por exemplo, expor segredos da empresa ou informações de clientes), e, por fim, faça uma seleção mais aprofundada para escolher os que irão ajudá-lo a contar a sua história. Acrescente-os às seções “currículo” e “experiências” do seu perfil.

  • Anúncio publicitário
  • Registre conquistas
O LinkedIn permite que você documente suas conquistas nas seguintes áreas: certificações, cursos, homenagens e premiações, idiomas, patentes, projetos, publicações e pontuações em testes.

Pense em todas as suas conquistas do ano que se encaixam nessas categorias e adicione-as conforme apropriado. Faça o mesmo para qualquer diploma que você possa ter adquirido na seção de educação do perfil. Quando você escolher a instituição na lista do LinkedIn, o logo aparecerá em seu perfil e você será adicionado à lista de ex-alunos. Isso vai ajudar a aproveitar a rede da melhor maneira possível.
    iStock

    Registre conquistas
    O LinkedIn permite que você documente suas conquistas nas seguintes áreas: certificações, cursos, homenagens e premiações, idiomas, patentes, projetos, publicações e pontuações em testes.

    Pense em todas as suas conquistas do ano que se encaixam nessas categorias e adicione-as conforme apropriado. Faça o mesmo para qualquer diploma que você possa ter adquirido na seção de educação do perfil. Quando você escolher a instituição na lista do LinkedIn, o logo aparecerá em seu perfil e você será adicionado à lista de ex-alunos. Isso vai ajudar a aproveitar a rede da melhor maneira possível.

  • Avalie seus grupos
É importante observar se você está engajado nos grupos dos quais participa. Questione-se se são os espaços certos para você, se estão gerando valor. Busque novos grupos onde você deveria estar. Avalie sua estratégia nesse sentido, no mínimo, uma vez por ano. Pense nos grupos como associações profissionais e pergunte-se se a sua participação ainda é valiosa e se o prepara para o próximo cargo que você busca. Saia daqueles que não agregam nada. Lembre-se: você pode entrar em 100 grupos do LinkedIn.
    iStock

    Avalie seus grupos
    É importante observar se você está engajado nos grupos dos quais participa. Questione-se se são os espaços certos para você, se estão gerando valor. Busque novos grupos onde você deveria estar. Avalie sua estratégia nesse sentido, no mínimo, uma vez por ano. Pense nos grupos como associações profissionais e pergunte-se se a sua participação ainda é valiosa e se o prepara para o próximo cargo que você busca. Saia daqueles que não agregam nada. Lembre-se: você pode entrar em 100 grupos do LinkedIn.

  • Torne seus conteúdos atuais
Se você tem adicionado pessoas em sua rede em tempo real à medida em que você as conhece, muito bem! Se você não tem feito isso, é hora de tornar suas conexões atuais. Um processo de três passos pode tornar seus contatos completos:

1. Faça uma busca reversa em seu email, identificando novas pessoas com quem você se comunicou e que gostaria de adicionar à sua rede de contatos. Então, adicione-as;

2. Observe o seu calendário do ano e identifique pessoas novas pessoas com quem você interagiu em reuniões, eventos etc. Inclua-as se você ainda não tiver feito isso; 

3. Identifique pessoas da sua equipe, da sua empresa e da sua comunidade de trabalho que você conheceu no último ano, como aquelas às quais você foi apresentado em sessões de treinamento, novos clientes ou novos parceiros de negócios. Assegure-se de que todas essas sejam conexões no LinkedIn.
    iStock

    Torne seus conteúdos atuais
    Se você tem adicionado pessoas em sua rede em tempo real à medida em que você as conhece, muito bem! Se você não tem feito isso, é hora de tornar suas conexões atuais. Um processo de três passos pode tornar seus contatos completos:

    1. Faça uma busca reversa em seu email, identificando novas pessoas com quem você se comunicou e que gostaria de adicionar à sua rede de contatos. Então, adicione-as;

    2. Observe o seu calendário do ano e identifique pessoas novas pessoas com quem você interagiu em reuniões, eventos etc. Inclua-as se você ainda não tiver feito isso;

    3. Identifique pessoas da sua equipe, da sua empresa e da sua comunidade de trabalho que você conheceu no último ano, como aquelas às quais você foi apresentado em sessões de treinamento, novos clientes ou novos parceiros de negócios. Assegure-se de que todas essas sejam conexões no LinkedIn.

    iStock

    Atualize sua foto
    Trocar a sua foto anualmente é um bom hábito para adquirir. Você pode ter mudado o penteado ou adotado um novo estilo de se vestir – ou talvez apenas seja hora de uma foto nova. Quando você atualizar, lembre de nomear o arquivo como “seunome.jpg” antes de carregá-lo. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça na primeira página do Google com o seu nome e também na pesquisa de imagens do buscador. Lembre-se de que as melhores fotos para o LinkedIn são aquelas em que 80% da imagem é composta pelo seu rosto. Além disso, o ideal é estar olhando para frente, com um fundo que não seja distrativo.

    Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carreira
    • LinkedIn
    • redes sociais
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.