Se você ainda procura emprego da mesma forma que fazia em 2005, sua busca tende a demorar um bom tempo. É necessário adotar uma nova estratégia e algumas táticas de pesquisa para enfrentar o atual mercado de trabalho.
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Algumas das medidas incluem melhor gerenciamento do seu perfil do LinkedIn, dicas de como se comportar durante a entrevista de emprego e, até mesmo, como descobrir a empresa recrutadora em anúncios anônimos.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 truques de busca de emprego que você precisa conhecer:
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iStock 1) Frase de destaque para candidatos no LinkedIn
Se você não estiver trabalhando no momento, você pode anunciar o seu status de procura no LinkedIn. Não use uma frase genérica que não diz nada sobre o seu trabalho. Escreva algo direto e eficaz, como “gerente em busca de novos desafios”.
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iStock 2) Informe aos recrutadores que você está disponível
O LinkedIn permite que o candidato avise aos recrutadores que está disponível de forma privada. Assim, aqueles que estão empregados não correm o risco de o chefe descobrir que estão em busca de novas oportunidades.
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iStock 3) Como reportar seu salário em um formulário online
Quando preencher um formulário online que requer os números do seu antigo salário, use a sua meta salarial atual. Se houver um espaço para comentários, explique que os valores indicados representam o que você pretende receber.
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iStock 4) Como responder sobre salário
Se o recrutador perguntar quanto você está ganhando atualmente, responda dessa forma: “Nessa busca estou focando em trabalhos com determinada faixa salarial. Esse emprego está de acordo?”.
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iStock 5) Como encontrar as empresas em anúncios anônimos
Quando você vê um anúncio de emprego anônimo, que esconde o nome da empresa, procure por qualquer linguagem ou informação que o ajude a identificá-la.
Se você encontrar uma frase não padrão usada para descrever a companhia ou sua função em qualquer lugar do anúncio, como “um dos principais fabricantes de dinamite”, pesquise no Google com aspas antes e depois. Usar o marketing do próprio recrutador talvez o leve diretamente ao site dele.
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iStock 6) Como se tornar uma marca para o emprego que você quer
As principais mensagens da sua marca – quem você é, o que faz e como ou por que faz – que aparecem no seu currículo ficam logo no topo. Essas são as primeiras coisas que um gerente ou recrutador vai ler quando abrir o seu CV. Os dois elementos de branding são o título que você dá a si mesmo nessa versão do documento e o sumário que você escreve logo no início para se apresentar.
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iStock 7) Como estabelecer sua meta salarial
Antes de buscar qualquer emprego em particular, olhe as vagas nas quais você está interessado em sites como o Love Mondays para identificar os salários. Dessa forma, você será capaz de informar uma meta salarial que está de acordo com o orçamento da empresa.
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iStock 8) Como trazer a questão do dinheiro à tona
A partir da segunda entrevista, você e qualquer funcionário potencial deve abordar o tópico dinheiro. Se os recrutadores não perguntarem o que você espera ganhar, diga algo como: “Este é um bom momento para discutir a remuneração?”.
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9) Como manter a calma durante uma entrevista de emprego
Não vá a uma entrevista esperando que seja a melhor possível e com respostas que têm como objetivo satisfazer o entrevistador. Isso é muito modesto para ser uma meta. Seu objetivo em qualquer processo seletivo deve ser aprender o máximo possível sobre o principal desafio do seu recrutador e, então, conectar esse desafio a uma brilhante história de um triunfo seu em um emprego anterior.
Esteja preparado para perguntar algo inteligente sobre o trabalho, os desafios, os clientes externos e internos, os objetivos do gerente e os problemas atuais do departamento. Não aja de forma tímida, apenas respondendo às questões do recrutador. O estresse vai desaparecer se você tiver uma missão para cumprir.
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1) Frase de destaque para candidatos no LinkedIn
Se você não estiver trabalhando no momento, você pode anunciar o seu status de procura no LinkedIn. Não use uma frase genérica que não diz nada sobre o seu trabalho. Escreva algo direto e eficaz, como “gerente em busca de novos desafios”.
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