O ambiente de trabalho é o local onde as pessoas passam pelo menos um terço do seu dia. Também é o lugar de grande parte das interações sociais das pessoas. Saber conviver, ser cordial e trabalhar bem em grupo são fatores essenciais para os resultados corporativos e pessoais.
VEJA TAMBÉM: Como pessoas de sucesso dizem não aos seus chefes
Às vezes, porém, pode ser difícil conciliar a disputa profissional que inevitavelmente existe nas organizações com a boa convivência com os colegas de trabalho ou com relações adequadas entre chefe e funcionário. Na maioria das vezes, desavenças profissionais são sinais de insegurança e rivalidade. É comum o medo de parecer incompetente diante de alguém que se destaca. Por isso, muitas vezes, se um funcionário parece produzir mais que o seu superior, a tendência é um clima de animosidade de quem tem mais poder com quem está abaixo na hierarquia.
Ao identificar comportamentos mais ríspidos, “na defensiva” e até comentários desagradáveis por parte do chefe, entenda que, na maior parte das vezes, isso é apenas o receio dele de parecer menos capaz. Quando as pessoas estão consumidas pelo medo, agem de forma irracional (instintiva) e há grandes chances de assumirem um comportamento inadequado em relação ao outro.
Para lidar com a situação, é preciso fazer uma leitura de si mesmo e sobre o quanto isso o afeta. Uma opção é permanecer no emprego tempo suficiente para adquirir experiência para o currículo e depois seguir em frente. A segunda pode ser procurar por outra oportunidade dentro da própria empresa, mas, em um setor diferente, longe dos sabotadores. E a terceira opção é procurar um outro emprego imediatamente para se livrar da situação, uma opção um tanto quanto tentadora para os millennials que, segundo estudos de acompanhamento do Teste do Marshmallow, proposto pelo professor Walter Mischel, na década de 1960, têm maior dificuldade em retardar recompensas e anseiam mais pela plena satisfação e busca de prazeres imediatos.
Independentemente da opção escolhida, é importante se lembrar de que os desafios fazem parte da vida e de que quanto mais alto você subir, mais pessoas à sua volta se sentirão frustradas e incomodadas. Talvez este seja um momento valioso para aprender a lidar e adquirir habilidades para situações desafiadoras como esta, enquanto segue pacientemente seu caminho e continua a desempenhar suas funções com primor e excelência.