Muito tem se falado sobre a importância da agilidade organizacional. A McKinsey and Company publicou recentemente um artigo no qual foi constatado que apenas 22% das unidades de desempenho alcançaram o nível de agilidade desejado. A maioria das organizações tem visto aumentos significativos na concorrência, nas expectativas dos clientes e em novas tecnologias que exigem uma rápida mudança de postura.
VEJA TAMBÉM: 5 dicas para ser um grande mentor
A peça fundamental para aumentar a agilidade de uma organização é a liderança. Logo, ajudar líderes a desenvolver habilidades organizacionais que melhorem a velocidade de desempenho é a chave para o crescimento da produtividade.
Líderes com a capacidade de tomar ações rápidas não apenas ajudam na agilidade da empresa, mas também são muito mais eficientes (dos 25% mais ágeis, 83% são considerados eficazes em geral) e mais propensos a obter um excelente ranking de desempenho (74% são classificados como acima ou muito acima das expectativas), e seus subordinados diretos são mais engajados. Zenger Folkman observa que os bons líderes também têm maior probabilidade de obter sucesso na vida pessoal.
Recentemente, após apresentar essas informações a um grupo, um líder declarou corajosamente: “Não posso ir mais rápido. Já trabalho 60 horas por semana, raramente faço uma pausa, tenho reuniões o dia todo e leio e-mails a noite toda. Estou exausto”. É importante entender que atividade frenética não significa velocidade. A primeira raramente ajuda a organização a se mover mais rápido. Na verdade, um líder que produz freneticamente encoraja o mesmo comportamento em seus subordinados diretos, o que simplesmente deixa todos nervosos, aborrecidos e infelizes.
Veja na galeria de fotos abaixo como os líderes podem ser mais velozes, mas manter a qualidade no desempenho das atividades.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock O que os líderes podem fazer para aumentar a velocidade
Após a análise de 728 mil avaliações de 52 mil líderes, com foco naqueles classificados como de alta velocidade de desempenho versus os de baixa velocidade, foi constatado que os líderes mais rápidos utilizaram um conjunto de oito habilidades que influenciaram sua eficiência de maneira comparável à ação do óxido nitroso em um carro de corrida. Injetar óxido nitroso em um motor aumenta o oxigênio disponível durante a combustão, o que resulta em maior potência. O diferencial é que o movimento do carro de corrida ainda pode ser controlado, mas agora se move a uma velocidade maior. De forma semelhante, essas oito habilidades permitem que um líder aumente a rapidez das atividades sem se tornar frenético.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock O Impacto das oito habilidades
Para entender o impacto dessas oito habilidades na velocidade de um líder, foram analisados 710 resultados de avaliações. Cada liderança recebeu um feedback inicial, com classificações de seus gerentes, colegas e subordinados diretos, entre outros. Foram, em média, 14 respostas de avaliadores diferentes. De 18 a 24 meses depois, cada líder recebeu uma devolutiva de acompanhamento da avaliação inicial.
Os 710 líderes tiveram uma melhoria significativa na classificação quanto à velocidade. Foi constatada uma melhora substancial de 40% desde o teste inicial até o pós-teste.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Quais são as oito habilidade e quais delas causaram maior impacto
As oito práticas constatadas nas avaliações de líderes ágeis e eficazes são: capacidade de desenvolver perspectiva estratégica; comunicação efetiva; estabelecimento de metas flexíveis; inovação; expertise técnica/profissional; coragem; conexão com o mundo exterior; e proatividade.
Todas as aptidões contribuíram de forma significativa para a eficiência e a produtividade da liderança. No entanto, a com maior destaque e influência é a capacidade em desenvolver perspectiva estratégica, já que 70,8% dos líderes analisados que conseguiram aprimorar este ponto, entre a primeira e segunda avaliação, impulsionaram a velocidade efetiva das atividades.
Na sequência, com 69,4%, está a habilidade de se comunicar efetivamente. Em terceiro e em quarto lugar, estão metas flexíveis e inovação, com 70,3% e 69,2% respectivamente.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Perspectiva Estratégica
Quando os funcionários estão confusos sobre a estratégia e a direção da organização, ficam mais lentos. Algumas equipes podem agir com mais rapidez, mas provavelmente na direção errada. Logo, precisarão refazer seus passos. A falta de uma orientação clara é a razão número um para a baixa velocidade. À medida que os líderes estabelecem um caminho bem desenhado e estruturado, a velocidade pode aumentar.
-
Anúncio publicitário -
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Comunicação
Uma vez que a estratégia é apresentada, ela precisa ser comunicada. Frequentemente, as lideranças assumem uma postura de que os membros da equipe entenderam a estratégia porque foram comunicados uma vez sobre ela. Porém, quando a direção estratégica não é comunicada constantemente, os membros da equipe, e às vezes até seus líderes, podem esquecer qual é a direção correta.
Decisões difíceis tornam a comunicação ainda mais importante. Às vezes, o caminho correto não está claro. Líderes que se comunicam tiram um tempo para entender com efetividade o problema e chegam a um consenso mais assertivo sobre qual caminho seguir.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Metas flexíveis
Uma maneira natural de aumentar a velocidade é definir metas flexíveis. Uma vez que a estratégia e a comunicação estão em vigor, as pessoas estarão aptas para executá-las. Todos já experimentaram o impacto de como uma meta flexível aumenta a velocidade. Um dos aspectos difíceis ao estabelecer metas efetivas é ganhar o comprometimento dos membros da equipe. O que eles precisam é uma visão do que será ganho, do reconhecimento de seu esforço extra e das recompensas por realizar uma tarefa difícil.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Inovação
Há sempre uma maneira melhor, mais fácil e mais rápida de realizar o trabalho, porém, muitas vezes, as pessoas simplesmente continuam a usar o mesmo procedimento antigo, padrão. Quando os líderes buscam maneiras inovadoras de realizar o trabalho, isso é feito mais rapidamente e com maior qualidade.
-
Como aumentar o desempenho e manter a qualidade - iStock Faça parte do time de líderes eficazes
Para aumentar a velocidade, líderes devem selecionar duas das habilidades que melhor correspondam aos seus interesses pessoais e às necessidades da organização e trabalhar para melhorar sua eficácia nessas áreas.
Há muitas evidências de que os líderes podem aumentar a velocidade sem se tornarem frenéticos. Saber o que deve ser melhorado e como o fazer é a chave para começar bem uma mudança.
O que os líderes podem fazer para aumentar a velocidade
Após a análise de 728 mil avaliações de 52 mil líderes, com foco naqueles classificados como de alta velocidade de desempenho versus os de baixa velocidade, foi constatado que os líderes mais rápidos utilizaram um conjunto de oito habilidades que influenciaram sua eficiência de maneira comparável à ação do óxido nitroso em um carro de corrida. Injetar óxido nitroso em um motor aumenta o oxigênio disponível durante a combustão, o que resulta em maior potência. O diferencial é que o movimento do carro de corrida ainda pode ser controlado, mas agora se move a uma velocidade maior. De forma semelhante, essas oito habilidades permitem que um líder aumente a rapidez das atividades sem se tornar frenético.